sábado, 31 de janeiro de 2015

Etimologia de espirito

ETIMOLOGIA  DE ESPIRITO 





A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".
Em aramaico  e´ rukha=rurra-sopro  vento  vida...
A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia judaico-cristã (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)
A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.

espirito  vem  do  hebraico  רוּחַ הַקֹּדֶשׁ =ruach  hakodesch=sopro sagrado
 do  aramaico  ruhka kadosh=sopro 
do  grego=  pneuma=folego;
No  portugues=espirito=folego.
De onde  tiraram  espirito  pessoa?
So  poderia  mesmo  ser coisa  da  velha  mãe  prostituta  que  repassou  ás  suas  filhas  meretrizes!!! 
ivonil ferreira  de carvalho....

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O TABERNÁCULO E O SEU SIGNIFICADO HOJE !

O TABERNÁCULO E O

SEU SIGNIFICADO HOJE!



O TABERNÁCULO

No tempo em que o povo de yahshurum (Israel) esteve peregrinando no deserto (Ex 40), YHVH mandou construir um Tabernáculo, uma espécie de tenda móvel.
Era um lugar destinado a Sacrifício e Adoração, tenda sagrada que possuía vários utensílios. Todos os detalhes foram feitos de acordo com o plano divino dado a mehshua(Moisés)    (Ex 25.01-09). A obra foi coordenada por Betzyah e Aholiav (Ex 31.01-06).
Em forma retangular, media 18 m de comprimento, por 6 m de largura. O mishkan (Tabernáculo)  continuou a ser usado até que o TEMPLO foi construído em yahshlaym (Jerusalém,) no tempo do rei  yed´dyah-amado  de yahveh- (Salomão.)
O mishkan (TABERNÁCULO) E O hamikdash  ( TEMPLO) – Tanto o Tabernáculo quanto o Templo que o substituiu, eram lugar de adoração a yahveh, onde se realizavam o culto ao criador  eterno. Era o templo de yahveh e a sua habitação, onde Ele manifestava a sua tiferet (glória) e o seu poder.
A DIFERENÇA MAIOR DE UM PARA O OUTRO – É que o O mishkan (Tabernáculo) era portátil, móvel, e o hamikdash (Templo) era fixo.

PERÍODO DO hamikdash (TABERNÁCULO) – O Tabernáculo serviu ao povo de yahshurum (Israel) desde o êxodo  do Egito, até o reinado de yed´dyah (Salomão.)

O TABERNÁCULO DIVIDIA-SE

EM TRÊS PARTES DISTINTAS

  1°Átrio ou Pátio exterior
  2°Lugar kadosh
  3°Lugar kadoshim

Veja  na figura  abaixo!



1 - ÁTRIO OU PÁTIO EXTERIOR

 Área ao redor do mishkan (Tabernáculo,) descoberta e cercada de colunas, dividindo-o dos alojamentos do povo (Ex 27.09-19), onde ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício. Era um lugar próprio para os sacrifícios, amplo e ao ar livre. Era a área externa do mishkan (tabernaculo,) onde todos podiam entrar menos os leprosos, os impuros e castrados.
Sl 65.04 Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu hamikdash-kadosh.
Sl 92.13 Os que estão plantados na casa do soberano florescerão nos átrios do nosso soberano.
Sl 96.08 Dai ao soberano a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.

No Átrio ou Pátio Exterior, existiam dois importantes objetos

a) O Altar do Sacrifício ou dos Holocaustos – Era o local onde os sacrifícios ao eterno  yahveh eram realizados. Media cerca de 2,20 m de comprimento, por 2,20 m de largura, e 1,30 m de altura. O altar era um tipo da estaca, onde mashyah iria oferecer a si mesmo como oferta sem mácula diante do Pai-soberano, em favor dos pecadores Ex 27.01-08.
b) A Pia ou Bacia de Bronze - Era usada pelo sacerdote para limpar (lavar) suas mãos e seus pés antes de entrar na tenda da congregação, ou de aproximar do altar para oferecer os sacrifícios. Era um tipo do mashyah, que nos limpa das impurezas . Ex 30.17-21.

SACERDOTE – O  SACERDOTE era descendente de ARÃO, separado para servir como oficiante no culto realizado em primeiro lugar no mishkan ( Tabernáculo) e depois no hamikdash (Templo.) O Sacerdote era mediador entre soberano e o povo, oferecendo sacrifícios e orando em seu favor Ex 20.29, Lv 21, 1 Cr 24.
O Sacerdote representava o povo diante de soberano, oferecendo aYAHVEH sacrifícios de animais, cereais e incenso em favor do povo.

SUMO-SACERDOTE – Chefe dos sacerdotes Ex 28, Lv 16 e presidente do shenedrin-Sinédrio, mais alto tribunal religioso dos yahudim (Judeus.) É um tipo de yahshuah hamashyah, que, diante do pai soberano, é representante dos que são salvos, conseguindo o perdão dos pecados deles Hb 04.14, 05.10, 09.11-28
O Sumo Sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no mishkan (Tabernáculo,) e depois no hamikdash (templo.) De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de ahram (Arão,) irmão de mehushua (Moisés,)  poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida.

O Sumo Sacerdote era o responsável pelo Tabernáculo, suas ofertas e funções diárias, e também suas festas regulares, três vezes ao ano : pesach-(Páscoa,) shavout-(Pentecostes) e sukot-(Tabernáculos.) O primeiro kohem gadol-(Sumo Sacerdote) foi Arão, irmão de mehushua-(Moisés,) e depois dele, os seus filhos...
Altar de bronze era um lugar de morte, de holocausto. Bronze fala do julgamento divino. No altar eram feitos os sacrifícios de animais para expiar o pecado dos homens, de forma alegórica, na expectativa do verdadeiro sacrifício de yahshuah hamashyah. Hb 09.13-14 e 22, Lv 17.11, Is 53.07. Jo 01.29, 1 Pe 02.22 e 25, Jo 19.17-18, 2 Co 05.21, Rm 05.08-09.
O que as pessoas precisam entender é que em mashyah temos o perdão de tudo, somos santificados, soberano nos vê através de mashyah. O problema é que muitas vezes a mentalidade humana ou mesmo o próprio ego, não aceita tão grande salvação de “graça”, sem que se tenha que pagar um preço, uma penitencia, um sacrifício, então praticam as boas obras, fazem votos, pagam promessas, andam de joelhos, acendem velas, etc, com a intenção de “merecer” o benefício ou a benção.
Mas, é impossível, porque o homem peca desde o principio e não há nenhum que não tenha pecado. Tudo em Cristo é pela graça. Ef 02.08 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de soberano!

PIA DE BONZE




A Escritura não menciona o seu tamanho ou dimensão. Ela foi feita de bronze polido. Ao olhar dentro da pia, via-se a sua própria imagem refletida - reluzia.
A passagem pela pia não é opcional, a lavagem de todo tipo de contaminação mundana é obrigatória antes de entrar no Lugar kadosh (Santo.)
A pia era cheia de água para os sacerdotes lavarem as mãos e os pés, para tirar a terra, que simboliza a imundície, as paixões do mundo, o contato com o mundo.
Jo 13.10 “Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés, quanto ao mais está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos”.
Jo 15.03 “Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado”.
Portanto, a renovação é pela lavagem da Palavra, e esta lavagem deve ser feita constantemente, porque é um processo de redenção da alma.
Rm 12.12 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de yahveh”.
Ef 05.26 “Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra”.
2 - Lugar Santo ou Santo Lugar – A parte interna do Tabernáculo ou do templo, em que ficavam a mesa dos pães da proposição, o candelabro de ouro e o altar de incenso Hb 09.02, onde somente os sacerdotes podiam entrar para prestar culto (Ex 29.28-46)

OBJETOS DO LUGAR SANTO




MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO –

Era utilizada para colocar perpetuamente diante do soberano, os pães da proposição. Servia como um símbolo de soberano como provedor de alimento. Essa mesa tinha cerca de 0,90 cm de comprimento por 0,45 cm de largura, e 0,65 cm de altura Ex 25.23-30.

CANDELABRO DE OURO OU PROPCIATÓRIO – Servia para iluminar o interior do Lugar kadosh, e media cerca de 1,10 m de comprimento por 0,65 cm de largura. Era o símbolo do trono de soberano, protegido por querubins.

No dia da Expiação, o Sumo Sacerdote aspergia o sangue do novilho sobre e diante do propiciatório (Lv 16.14-15). A tradição sustenta que essa aspersão era feita na forma de uma cruz Ex 25.31-40.

ALTAR DE INCENSO – Ficava de frente para o véu onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de yahveh,, 24 horas. Ex 30.08. Essa queima simbolizava a contínua adoração e as orações do povo de soberano Ex 30.01-10.

Fp 01.03-04 Dou graças ao meu soberano todas as vezes que me lembro de vós,
Vers. 04 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,
3 - LUGAR-kadoshm-ou SANTÍSSIMO, – Aqui somente o Sumo-Sacerdote entrava uma vez ao ano, para entregar a oferta de expiação (efeito de expiar, cumprimento ou pagamento da pena,

pela vida, culpa). Nossa culpa foi paga no calvário através de yahshuah o cordeiro !



Lv 16.29-34 E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.

Vers. 30
Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante  ao soberano.

Vers. 31
É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.

Vers. 32
E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas;

Vers. 33
Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.

Vers. 34
E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o soberano. ordenara a Moisés.

Cl 02.14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na estaca

Is 53.04 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de soberano., e oprimido.

DETALHES DO lugar kadoshim-SANTO DOS SANTOS

ARCA DA ALIANÇA OU DO TESTEMUNHOEra o objeto mais sagrado do  Tabernáculo, onde o eterno se manifestava em yahshurum, onde o soberano. vinha para falar com mehushua(Moisés) e com seu povo. 
Era uma espécie de cofre. Nela eram guardadas as Tábuas da Lei, um pote de maná e a Vara de Arão Ex 25.10-15.

Dentro da arca haviam três objetos

a) As Tábuas da Toráh -  Isto nos fala da Palavra do Eterno  que nos foi dada como uma dádiva, a fim de que o conheçamos. Esta não é uma Palavra comum. Aqui estão as tábuas que Ele mesmo havia escrito e dado ao povo! Isso tipifica a pureza da Palavra, escritas em tábuas lavradas por mehushua(Moisés,) porém com conteúdo divino.
As tábuas de pedra da lei, recebidas por mehushua (moises) no Monte Sinai, foram colocadas na Arca, que recebeu então o nome de "Arca da Aliança". Isto aponta para o mashyah como aquele que não somente guardou a torah-lei, mas também a tinha em Seu coração (Sl 40. 07-08, Gl 04.04).
Em yashuah a lei foi completamente honrada, e ao mesmo tempo a benevolencia tornou-se possível.
Sl 85.10 A benevolencia e a emeth-verdade se encontraram; a justiça e a shalom se beijaram.
 
Jo 01.17  Porque a lei foi dada por mehushua (Moisés;) a chem-graça e a verdade vieram por yahshuah hamashyah

 
AS TÁBUAS DA TORÁH – DOS 10 MANDAMENTOS


c)    O Maná - Nos fala do alimento diário que foi dado por yahveh ao seu povo, enquanto caminhavam no deserto durante quarenta anos. O alimento era diário, mostrando-nos que a cada dia nos dá o soberano a sua porção.
Outra coisa interessante é que este alimento originava-se do céu. Era o pão dos anjos que fora dado ao povo a fim de se alimentarem. Aprendemos que o Eterno nos dá o alimento diário, e se preciso for, seremos socorridos pelo alimento celestial, trazido pelos próprios anjos a fim de não perecermos. Um pote contendo maná era guardado na Arca. Isto não somente relembrava Israel da provisão do soberano.para com eles, como também apontava para o mashyah como o pão da vida (Ex 16.32-34, Jo 06.48-51).
Jo 06.48 Eu sou o pão da vida. (palavras de yahshuah)
Jo 06.51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

O MANÁ QUE YAHVEH MANDAVA
DIARIAMENTE NO DESERTO !
 
c)
A vara de Arão - A vara nos fala da autoridade conferida a alguém. Esta autoridade fora colocada diante do Eterno e floresceu. Ou seja, nossa autoridade quando colocada diante do Eterno, brota, aparece para que todos vejam e saibam que nosso ministério foi realmente dado a nós por
soberano.
A vara de Arão que floresceu foi colocada na Arca. Uma leitura cuidadosa de Nm 16 e 17 mostrará que esta vara era um símbolo e uma prova da autoridade sacerdotal. Na Arca isto significava que YAHSHUAH era o grande sumo sacerdote escolhido por YAHVEH

OS UTENSÍLIOS DO TABERNÁCULO HOJE

Já falamos sobre as responsabilidades do Sacerdote em relação a si mesmo. Falamos sobre a pureza das vestes, limpeza das mãos e dos pés, que significam para nós hoje, a nossa vida colocada aos pés de YAHSHUAH, sendo purificados por Ele, pois “nos fez sacerdotes para servirmos a YAHVEH e Pai”. Ap 01.06

Uma coisa que precisamos entender é que haviam muitos Sacerdotes. É tanto que o serviço no templo era dividido, e cada sacerdote exercia seu ministério com dia e hora marcados. Os Sacerdotes podiam fazer sacrifícios e entrar no santuário. Mas nunca podiam entrar no LUGAR KADOSHIM-Santo dos Santos.
Somente o sumo-sacerdote podia entrar no Santo dos Santos ou Santíssimo Lugar. E em todo o Israel só havia um sumo-sacerdote. Ele entrava uma vez por ano no Santo dos Santos e ficava frente a frente com a Arca da Aliança e ali adorava a YAHVEH.
Nós somos os sacerdotes, mas YAHSHUAH é o único Sumo-Sacerdote. Hb 09.11-28
Existe no céu, na Presença de YAHVEH, um Tabernáculo. Esse Tabernáculo é o original. O que foi descrito para Moisés é a cópia do que existe lá
Quando YAHSHUAH morreu, seu sacrifício foi tão grande e tão perfeito que Ele se tornou o Sumo-Sacerdote do Tabernáculo original,  oferecendo o sacrifício perfeito de uma vez por todas. Só Ele poderia fazer isso. E este sacrifício de sangue nos purifica de todo o pecado. 1 Jo 01.07

Mas e nós, sacerdotes, fazemos o que ? O que ficou para que possa ser feito ? Ficaram os utensílios do Tabernáculo,  que eram usados pelos sacerdotes no santuário, quais sejam :
  • No Átrio exterior ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício.
  • No kodosh (Santo) Lugar ficava a mesa dos pães da proposição, o candelabro e o altar do incenso.
  • No lugar  kadoshim (santíssimo) ficava a arca da aliança.
Nossa função como Sacerdotes, é continuar exercendo o ministério que nos foi dado pelo próprio MASHYAH Não me refiro a um ministério na igreja, mas a um ministério de vidapois nos fez Sacerdotes para servirmos a YAHVEH e Pai”. Todos os utensílios ainda estão à nossa disposição.

Nossa maior missão é ser servo, nada mais que isso. Seguidores de YAHSHUAH.
Sl 113.01 Louvai ao soberano.. Louvai, servos do soberano., louvai o nome doETERNO YAHVEH.
Ap 01.06 E nos fez reis e sacerdotes para O SOBERANO e seu Pai; a ele tiferet(glória) e poder para todo o sempre.HALELU-YAH.
A Coroa de Ouro, as Cortinas e as Colunas do Tabernáculo
A Arca da Aliança tinha ainda uma Coroa de Ouro, que chamava a atenção para a majestade de YAHSHUAH. Como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, nosso Salvador é, ao mesmo tempo sacerdote e rei (Hb 07.01 e 17). Alguns se referem a Arca como o trono de YAHVEH na terra.
As Cortinas

As cortinas ficam na parte externa do tabernáculo.
No interior temos o lugar Santíssimo, sendo que na primeira parte temos o lugar KADOSH- Santo. Na parte externa fica o átrio. 

Colocaram as colunas no átrio e cortinas brancas, limpas e de linho fino retorcido. Isto é, foi feito com linho fino retorcido, e assim como todas as partes do tabernáculo representa a YAHSHUAH HAMASHYAH.
A cortina representa justamente a natureza de YAHSHUAH HAMASHYAH., branca, limpa e perfeita.
Embora o povo de YAHSHURUM-Israel tivesse vivido durante quarenta anos no deserto, sem a necessidade de roupas e nem de sandálias. O que isto significa ? No deserto, eles moravam acompanhados da presença de YAHVEH: Ele fez com que os pés não inchassem e nem as roupas desbotassem. Embora a roupa que eles vestiram por quarenta anos não tivessem desbotado, ficaram sujas. 
Mas, como todo o povo de YAHSHURUM-Israel estava vestindo roupas sujas, este fato nem foi notado. Eles somente perceberam que a roupa estava suja quando se aproximaram do tabernáculo vendo o muro coberto por cortina branca e limpa. Da mesma forma, nós humanos, não sabemos o quanto somos sujos e maus, se o RUKHA-KADOSH-Espírito Santo não nos mostrar o nosso real estado sem a presença de YAHVEH.
O Muro ou as Colunas

O muro do tabernáculo não está coberto de cimento, nem placa de ferro, mas sim por uma cortina.
Na parte central do lado oriente ficava a entrada.

Haviam colunas a cada cinco côvados, No total eram sessenta colunas.
Embora seja pretencioso pensar que podemos nos tornar numa coluna por sabermos muito, da mesma forma também seria pretencioso pensar que não podemos ser utilizados por Deus por sermos ignorantes. Se YAHVEH nos utiliza, ele sabe fazer as coisas simples se tornarem bênçãos em suas mãos.
As pessoas que YAHVEH utiliza, não são pessoas que oferecem alguma condição favorável, mas, aquelas pessoas que tem um coração vazio de si, pronto para se encher de YAHVEH Ele cuida,  treina e capacita seus servos para o que ele bem quer. 
 
Em YAHSHUAH HAMASHYAH nós temos todos os utensílios do Tabernáculo

A Pia de Bronze serve para a purificação - Após o sacrifício o sacerdote tinha que se purificar, limpar-se para poder entrar no Santuário. O próprio Cristo foi dado como sacrifício. Hoje a água é a Palavra deYAHVEH
Ef 05.26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Jo 15.03 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Os Pães da Proposição - Eram 12 pães, e significavam as 12 tribos de Israel. Seu propósito era que as tribos deveriam estar constantemente na Presença de YAHVEH e deveriam ser unidas. Como se fossem um só povo. Os 12 pães assados mostravam que YAHVEH era um com o Seu povo, e que os sacerdotes se uniam para comer os pães, e se tornarem um. YAHSHUAH HAMASHYAH se referiu a Ele mesmo como sendo o Pão da Vida e disse que, se nós comermos este pão, nós sempre viveremos.
A natureza do pão é prover alimento físico, e quando você come o pão e o digere, ele se torna parte de você. Da mesma forma, a Palavra de YAHVEH provê alimento espiritual, e se torna parte de nossa natureza. Essa é uma das funções da Igreja nos dias de hoje, e é ministério nosso, nos unir com os nossos irmãos.
Sl 133.01 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
Rm 12.05 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em YAHSHUAH HAMASHYAH, mas individualmente somos membros uns dos outros.

Jo 17.22
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
O Candelabro de ouro - Era a única fonte de luz no Santo Lugar. Ele ficava do outro lado do santuário. Na parte oposta aos pães da proposição. Seu propósito primário era dar a luz ali. 
Era mostrar a mesa dos pães da proposição e nunca ser mostrado. Nunca deixava de iluminar. 

O Candelabro tinha 7 braços com 7 lâmpadas, que ficavam acesas 24 horas, e não podiam se apagar. Ele iluminava o Lugar Santo, que ficava completamente escuro sem ele. 
Esta era uma lembrança constante de que YAHVEH estava com o seu povo. YAHSHUAH HAMASHYAH é o Eman-YAH (YAH- conosco), e veio para nos mostrar o quanto YAHVEH nos ama e deseja que estejamos com Ele.
Lv 24.02 Ordena aos filhos de YAHSHORUL-Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente.
Azeite fala da ação do RUKHA KADOSH-Espírito Santo em nossa vida, lâmpada fala de pureza, santidade.
Hb 12.14 Segui a SHALOM paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o ETERNO CRIADOR;
1 Pe 01.15 Mas, como é KADOSH-santo aquele que vos chamou, sede vós também KADOSHIM-santos em toda a vossa maneira de viver;
O Altar de Incenso - Nos fala do ministério de YAHSHUAH HAMASHYAH como nosso intercessor, cujas orações em nosso favor, nunca deixam de subir a YAHVEH. YAHSHUAH HAMASHYAH disse à KEFAH-Pedro, “eu orei por você”. Os quatro chifres falam do ministério de YAHSHUAH HAMASHYAH que se estende aos quatro cantos da terra
Ele sempre irá interceder pelos seus, não importa onde estão. Ele pode interceder em nosso favor por causa da obra de reconciliação na ESTACA DE EXECUÇÃO. O incenso era abastecido pelo fogo do altar. Também nos fala das orações feitas neste lugar, que devem subir como aroma agradável a YAHVEH. Este é o local onde o povo de YAHVEH está reunido para adorá-lo em RUKHA-espírito e em EMATH-verdade.
Is 59.01 Eis que a mão do ETERNO CRIADOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir
Ap 05.08 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
No LUGAR  KADOSHIM-SANTISSIMOS- Ficava a Arca da Aliança, com seu propiciatório. Ali não havia nenhuma luz natural como a do sol, e nenhuma luz artificial, mas a própria KAVOD-Glória de YAHVEH a “Shekinah-PRESENÇA iluminava o Lugar KADOSHIM-Santíssimo.
Não havia ali nenhum assento para o homem. Aqui, YAHVEH sentou-se só, no trono de KAVOD-Glória e TZADIK-Justiça. Como o COHEN  GADOL-Sumo Sacerdote entrava uma vez ao ano, ele entrava com a cabeça curvada, pés descalços. Nenhuma voz humana era ouvida, só a voz de YAHVEH.
Quando entramos na Presença do ETERNO CRIADOR devemos nos calar para ouvi-lo. Nossos sacrifícios já foram entregues no Átrio exterior, nossas orações já foram ouvidas no Santo Lugar. Mas na Presença de YAHVEH, é Ele quem fala, nos orienta, nos ensina e nos conduz

A reverência faz parte da verdadeira adoração a YAHVEH, reverencia e culto que devem começar em casa, no amanhecer, durante o dia, muito antes de chegar no Átrio.
Sl 122.01 Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SOBERANO. (palavras de Davi)
Sl 27.04 Uma coisa pedi ao ETERNO, e a buscarei: que possa morar na casa doSOBERANO todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura dE  YAHVEH, e inquirir no seu templo.
Sl 84.10 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da casa do meu ETERNO CRIADOR, a habitar nas tendas dos ímpios.
Hoje só podemos entrar na presença de YAHVEH porque YAHSHUAH HAMASHYAH se sacrificou por nós. Ele foi o cordeiro que se deixou imolar pelos nossos pecados. Seu sacrifício rasgou as cortinas que nos separavam de YAHVEH e hoje a nossa adoração pode ser perfeita.
Louvemos, pois a YAHSHUAH HAMASHYAHs pelo seu sacrifício. Só por Ele, nós podemos ser aceitos por YAHVEH e ser chamados Seus filhos.
O TABERNÁCULO E A KEHILAH -IGREJA DO MASHYAH, HOJE !
Muitas vezes, quando entramos nos templos hoje, não fazemos idéia das coisas que aconteceram para que pudéssemos estar aqui, e nos esquecemos da importância eterna e universal que isso teve.
Fazendo um comparativo entre o Tabernáculo e a KEHILLAH-Igreja dos tempo presente, há de se notar que alguma coisa não está bem. Não é difícil entender que a verdadeira adoração a  YAHVEH está muito distante dos moldes do Tabernáculo
Precisamos definir melhor qual a nossa postura  como POVO DE YAHVEH, e a posição que precisamos tomar em nossas vidas, para que o “estar no templo diante de YAHVEHseja da forma mais correta, tanto diante dO ETERNO E SOBERANO CRIADOR como diante dos homens.
HAVIAM REGRAS PARA A ADORAÇÃO. E HOJE ?
Hb 09.01-10 Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.

Vers. 02
Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.

Vers. 03
Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,

Vers. 04
Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;

Vers. 05
E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.

Vers. 06
Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;

Vers. 07
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;

Vers. 08
Dando nisto a entender o RUKHA KADOSH-Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo,

Vers. 09
Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;

Vers. 10
Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção. 
Ø  No átrio exterior ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício.
Ø  No santuário ficava a mesa dos pães da proposição, o candelabro e o altar do incenso.
Ø  No santo dos santos ficava a arca da aliança.
Trazendo esta imagem para os dias atuais, O versículo 01 de Hb cap. 09, diz que haviam regras para a adoração. Estas regras não mudaram.
O Átrio exterior - Era como se fosse a parte de fora da KEHILAH-igreja. É o local onde vivemos, este mundo exterior. É nesse local onde os sacrifícios são realizados. Mas, se somos sacerdotes constituídos por YAHSHUAH HAMASHYAH para servir a YAHVEH ABAB= Pai, que tipo de sacrifícios temos trazido ?
 
Como tem sido a nossa vida lá fora, no local onde os sacrifícios devem ser realizados, onde o mundo nos oberva, onde o nosso exemplo é visto e analisado pelo mundo ?
Mt 05.13-14 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vers. 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
O SantuárioÉ esta parte interior onde nós estamos e somente os sacerdotes entravam. Ou seja, é necessário que exista uma consciência do lugar onde nós estamos, o que estamos fazendo para YAHVEH, de que forma estamos fazendo, com que compromisso estamos fazendo. 
Se esta consciência não existe em nós, se temos negligenciado ao compromisso de uma vida pura e santa com YAHVEH, é possível que não sejamos reais sacerdotes ainda, e Santuário é lugar de Sacerdote
Somente após oferecer os sacrifícios e se purificar na pia de bronze os sacerdotes poderiam entrar no Lugar Santo. Se somos sacerdotes, será que temos nos purificado antes de entrar na presença de YAHVEH ? Será que temos tido temor e reconhecimento da pureza e santidade do nosso Deus ? Ou temos entrado como estamos, impuros e sujos, para adorar a YAHVEH ?
 
O LUGAR KADOSHIM-SANTISSIMO, é o lugar da perfeição - É neste lugar que o próprio YAHVEH se revela intimamente e fala com aquele a quem Ele escolheu, em  momentos de pura intimidade. Será que temos experimentado isso de forma pessoal, ou temos vivido das experiências dos outros ?
É necessário que cada um de nós tenha a sua experiência pessoal com YAHVEH. Não podemos entrar no santíssimo lugar e sair como se nada tivesse acontecido. Só existe um motivo para virmos ao Santo dos Santos : Adorar a YAHVEH. É nessa adoração onde Ele se revela e fala.
Deixem a dispersão, a irreverência, as conversas lá fora, onde os sacrifícios são feitos. Deixem os pensamentos maus, seu cansaço e suas próprias vontades no lugar dos sacrifícios e se purifiquem. Entrem como Sacerdotes que possuem mãos puras para tocarem no altar de YAHVEH e levar a Sua Palavra para o povo.

DEPOIS QUE YAHSHUAH HAMASHYAH MORREU NA ESTACA  D E EXECUÇÃO, O VEU DO TEMPLO SE RASGOU. NAO EXISTE MAIS TABERNACULO, NAO EXISTE TEMPLO FEITO POR MAOS HUMANAS, MAS NÓS SOMOS O TEMPLO DE YAHVEH, MORADA DO PAI EM RUKHA E EM EMETH;  O DAM-SANGUE DE YAHSHUAH HAMASHYAH VERTIDO NA ESTACA DE EXECUÇÃO, QUE NOS DEU LIVRE ACESSO AO PAI.
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Yahshuah,
20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne.

12 E por isso também Yahshuah, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.
13 Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.
14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura
-hebreus 10;19

u Sou O caminho
E a verdade
E avida..

Caminho  antigo? Eu prefiro o..novo caminho-yahshuah hamshyah...!!

Haverá  "futuro"...um caminho, chamado  o caminho da santidade, o impuro  não passará  por ele, mas, será  para quem  ele "mashyah" guiar...yeshayahu 35,8.bjc.
Disse yahshuah ...eu sou o caminho...ele inaugurou para nos "um novo e vivo caminho através da parokhet-veu- mediante sua carne"....por esse arranjo o ruach hakodesh mostrou que enquanto a 1ª tenda estivesse em pe´, o caminho para o lugar sagrado permanecia fechado...jo,14,6 e hebreus 9,8 e 10, 20 e refs-...B J C..

Quem não conhece a doutrina da beiht hamikdash= santuario ...dizer que yahshuah é o caminho e a verdade e a vida!!! 
È puro conto do vigário!!!!

Ivonilservodeyahshuah.blogspot.com

domingo, 25 de janeiro de 2015

A BIBLIA....

foto.
11 h · 
nocivos a nossa saude espiritual...os sábios assentam á essa mesa, e come do que é saudavel e nutritivo, e robustesse sua nefesh !
Os tolos comem somente o que é nocivo á sua saude espiritrual, e acaba sofrendo uma terrivel diarreia mental!
Os insanos ao verem isso, nem assentam á mesa e sai fazendo uma imagem que nunca viram!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O BICHO NÃO MORRE E O FOGO NÃO APAGA

O BICHO NÃO MORRE E O FOGO NÃO APAGA
                     O seu  bicho  não  morrerá   nem  seu  fogo  apagará


E  se  a tua  mão...te escandalizar, corta-a;  melhor é  para  ti  entrares  na vida  aleijado,  do  que  tendo  duas mãos  ires  para  Gey-hinom= Geena  de  fogo...onde  o  verme não  morre  e o  fogo  não  é  apagado  Markos 9,42-47.e refs.  Esse  é um  dos  textos  comumente  citados  para  defender  o tormento  eterno.
Outro  bastante mencionado  também  é...e  ali   haverá   pranto  e ranger  de  dentes; Mttytiahu=Mateus 8,12 erefs.     Essas  são  algumas  das muitas passagens  que  Yahshuah  usa  uma  figura  de  linguagem..  Pois  sabemos pelas  Escrituras  Sagradas;  que  ninguém  vai  entrar  na  vida  eterna  faltando  algum  membro (aleijado).
Analisando  esses  textos à  luz  das  Escrituras  Sagradas;  vamos  ver  que  eles  não desaprovam  a  doutrina  da  destruição  eterna. Vejamos,  quem  diz  o  texto  não  morre? “o seu  bicho” Ora!  Essa  expressão  já é bastante  para   provar  que  a pessoa  morreu; Pois  “os  bichos=larvas  de  corpos  putrefatos” só  se encontram  em  corpos  mortos e apodrecidos.
Porque  o  fogo  não é apagado?  Porque  ainda  tem  o  que queimar  lógico.  Para  se  ter  uma  idéia  clara  desse  fogo eterno=Esh olam;   ler  Yahmyahu=Jeremias 17,27;  Será que  a cidade  antiga  de Yahshalayim  que  foi  queimada  pelo  fogo  eterno  no  ano  70; Ainda  está  ardendo  em  chamas   até  hoje?

Lembrem-se  das  cidades  de S´dom=Sodoma  e  Amorah=gomorra  que...sofreram a pena  do  fogo eterno; Yahuda=Judas 7, estão  ainda  a arderem e se  contorcer  os   seus  habitantes,  não!  viraram  apenas cinzas. Eterno é  pois  o  fogo,  e não a matéria,  claro; Heb,12,29. 
Isso  demonstram  que  a teoria  do  tormento eterno é  falsa.  E  sobre  a passagem...haverá  pranto e  ranger  de dentes...perguntamos  aos  imortalistas,  onde ficam  os  dentes  das  pessoas,  no  corpo  físico, ou  na suposta  alma  imortal?   “alguém  pode  responder?”Bem,  já  aprendemos  que  a palavra  grega  Geena ,  refere-se  ao  Gey-hinom=vale  de  hinom  uma  gruta  nos  arredores  de  Jerusalém  antiga;  onde  um  fogo  era  mantido,  para  queimar  e  destruir  o  lixo da cidade, inclusive  carcaças  de  humanos  e animais  mortos.
Podemos  acrescentar  ainda;  o  que  o fogo  não  consumia eram  devorado  pelas   larvas=bichos;  esses  dois  agentes  destruidores  sempre haviam.  E  portanto, o  aniquilamento  dos  cadáveres  ali  jogados  era  completo.  Yahshuah  hamashYah  pois  apontou  para  essas  cenas  bem  conhecidas  por  aqueles  a quem  falava;  para  fazer-lhes  ver  a  destruição  completa  reservada  aos  ímpios .  Tal cena  de  destruição  era  realmente  horrorosa à  vista de  quem  quer  que  a  contemplasse.  Aquelas  palavras  de  Yahshuah  referentes  ao  futuro castigo  dos  ímpios;  baseiam-se   na  passagem de Yahshayahu=Isaias 66,24...e  verão  os  corpos  mortos...porque verme  não  morre  e seu  fogo nunca  apagará,  e  serão um  horror  para  toda  a carne;
A  visão  da  carnificina  sendo  devorada  pelos  vermes  e   as chamas  no  vale  de hinom;  na  qual  Yahshuah apontou  como  sinônimo  da  destruição  eterna;  era  realmente  horrível a quem  quer  que  a contemplasse.  Porem  essa  destruição só  verificará  após  os mil  anos   do Mashiayah.  Terá  lugar  então; a  ressurreição dos  impenitentes, e ímpios; a  chamada  ressurreição  da  condenação; Hyzayon=Apocalipse 20,5,6; Yachonam=João 5,29.
Então é que  será  executado  sobre  eles  o  juízo; “Os  injustos estão,  pois reservados;  para  o  dia  do  juízo, para serem castigados; 2ª Kefah=Pedro 2,9.   Quando  descerá  fogo  do  céu e os devorará;  o que será a  segunda  morte; Hyzayon=Apocalipse 20,9,14,15.  É  claro  e  lógico  que  a destruição  de  corpos  mortos  pelo  fogo é total.
Já  que  nas  Escrituras  Sagradas  não  existe  nenhuma  promessa  de  vida  eterna  para os  vermes!  Essas  como  tantas   passagens  Bíblicas  sobre a  condenação e destruição  dos  ímpios;  mostram  sua  total  destruição tornado-os  em cinzas.
Como  aliás,   esta  escrito...aquele  dia  vem  ardendo  como  fornalha;  todos  os  soberbos, e todos  que  cometem  impiedade, serão  como  palha, e o  dia  que  está  para  vir  os  abrasará, diz  Adonai Tzva´ot=Senhor  das hostes;  de  sorte  que  lhes  não  deixará  nem  raiz  nem r5amo...pois  descerá  fogo  do  céu e os  consumirá... e se  farão  em  cinzas; Malakiah 4,1-4;  Hyzayon=Apocalipse 20,9.
Assim  pois,  não  haverá  nenhum  fogo acêso  queimando  eternamente  após  o  aniquilamento  dos  ímpios  e epcadores;  como  os  imortalistas  crêem e ensina.  Já  que o  profeta  relatou  sobre  esse  fogo  destruidor  o seguinte...Eis  que  serão...os  ímpios...como restolho, e o fogo  os queimará, não  poderão  livrar-se  do  poder das chamas...depois  da destruição...nenhuma  brasa  restará...nem  fogo; Yashayahu=Isaias 47,14.


 Geena (grego γέεννα), Gehinnom (hebraico rabínico: גהנום / גהנם) e iídiche Gehinnam, são termos derivados de um local fora de Jerusalém antiga conhecida na Bíblia hebraica como o Vale do Filho de Hinom (em hebraico: גֵיא בֶן - הִנֹּם ou גיא בן - הינום), um dos dois principais vales circundantes da Cidade Velha...wikipedia.

  
 Estes corpos, ás vezes, eram atirados onde não havia fogo, aparecendo os vermes que lhes devoravam as entranhas num espetáculo dantesco e aterrador. É a este quadro que Isaías se refere no Capítulo 66 versículo 24. 

Não só  os  ímpios,  mas  também  satanás  e seus  anjos  serão  consumidos  pelo...fogo  preparado  para  o  Diabo  e seus  anjos... Mattytiahu=Mateus 25,41. Durante  o  milênio  satanás  estará  inativo  na  terra  deserta; e essa  ociosidade  dele, o  tornará  corruptível  e mortal  como  o  homem; Porque  assim  como  o  homem Yahshuah  que  era  mortal;  teve  que  passar  pelo  processo  de  morte e ressurreição  para  se  tornar  imortal...havendo o mashiach  ressuscitado dos  mortos, já  não  morre; a morte  não  mais terá  domínio  sobre  ele; Romanos,  6,9.
Também  satanás  para ser  morto;  passará  no  milênio  por  um processo  de degeneração;  E  se tornar  mortal  como  um  ser humano;  E  assim  no  fim  dos  mil  anos  após  a ressurreição  dos  ímpios;  tanto  satanás,  seus  anjos  e os  não salvos.  Morrerão  todos  destruídos pelo  Esh  olam=fogo eterno que  descerá  do  céu; Hyzayom=Apocalipse  20,9,10.
Sobre  a morte  e cremação  de satanás,  falaram  os  profetas  de  Yahweh dizendo...os  homens que  ti  virem te  contemplarão,  considerar-te-ão  e dirão; É  esse  o  varão  que  fazia  estremecer  a  terra,  e que   fazia  tremer  os  reinos?...que  assolava  as   cidades  q1ue  a  seus  cativos  não  deixava  ir  soltos  para  suas  casas...por   terra  te  lancei, diante  dos  reis  te  pus,  para  que  olhem  para  ti...esses  ti  dirão; Tu  também  adoecestes  como  nós, e fostes  semelhante  a nós;  os  bichinhos  debaixo  de ti  se estenderão, e os  bichos  te  cobrirão...profanastes  o  teu  santuário; Eu  pois,  fiz   sair  do  meio de  ti  um  fogo,  que  te  consumiu a ti, e te  tornei  em  cinza sobre  a terra, aos  olhos  de todos os  que  ti vêem;  Yashayahu=Isaías 14,10-17.  e Ezekiahu=Ezequiel 28,11-19.
Observa-se,  que  As  Escrituras  proféticas  relatam, que  até  o próprio satanás  depois  de  perder  o  seu  poder  durante  sua  inatividade  no  milênio. Será  morto  e  apodrecido...pois  “os  vermes  se estenderão  debaixo...e  sobre  ele” só  depois  será    cremado  tornando-se  em  cinza.  Assim  a  Palavra  do Eterno  Yahweh  mostra  claramente,  que  todos  os  inimigos  do Altíssimo  vão  virar cinzas.  E  com Satanás  o  inimigo por  excelência  não  será  diferente.  Pois...os inimigos  de  Yahweh (incluso satanás)...desaparecerão, e em  fumaça  se  desfarão...o  fogo  do  Eterno consumirá   os  seus  adversários...já que...o  ardor  de  fogo...há  de devorar  os  adversários...ainda  um  pouco e o ímpio  não  existirá...todos  os ímpios  serão destruídos...o  ímpio é  inteiramente  exterminado...corpo...alma...espírito...Yahweh  devorará  os  ímpios...e o  fogo  os  consumirá...e  serão  como  se  nunca  tivessem  sido...morrendo  eles,  não  tornarão  a viver,  falecendo, não  ressuscitarão;  por  isso os  visitaste  e destruíste, e apagasse  toda a sua memória; Telehim=Salmos 37,10,20. e  21,9. e145,20. e Yashayahu=Isaias 26,11,14.  e Obdias 16.  e Não 1,15. e heb,10,27.


Ivonil  Ferreira  de carvalho........jatai-go.....1989.  literaturas  vitorias  de um principe.


PICTOGRAMA

PICTOGRAMA