domingo, 28 de fevereiro de 2016

A LETRA ' J ' JOTA-jovem e polêmica!!!

A LETRA ' J ' JOTA



Este é um assunto que até pouco tempo era tabu, ou totalmente desconhecido. Nunca se ouvia ninguém questionar a respeito da Santa Bíblia ou dos Santos nomes Jesus e Deus, nome cegamente adorados, e jamais questionados.

Estranhamente ninguém procurava saber de onde veio estes nomes, e todos incontestes confiavam nas traduções católicas da Bíblia (que aliás, até hoje, muita gente pensa que é protestante). 
Bem, se a Bílblia é católica e seus tradutores são respeitados padres e bispos!

Vamos olhar apuradamente para a história da letra J - A inicial do nome - Jesus!

J (jota) é a decima letra do nosso alfabeto e também a mais recente. Surgiu a partir da letra I a do alfabeto dos semitas, que viveram antigamente da Síria e na Palestina. O desenho da letra semítica, provavelmente era um adaptação de um hieróglifo. (símbolo figurativo egípcio) que representava uma mão. Os gregos utilizavam este símbolo e passaram-no aso romanos. No final da Idade Média, quando dois ou mais ii, eram escritos juntos, os escribas geralmente acrescentavam uma perna a última letra. Mais tarde esta perna passou a indicar o J inicial.
Durante o século XVII o “i” no início de uma palavra era escrito com uma perna, o J surgiu a partir destas formas, e tornou-se um símbolo do som Jê. Veja alfabeto. 
Empregos. Nas classificações. J ou j minúsculo designa o que vem em décimo lugar. Na numeração romana J tinha o mesmo valor de I (maiúsculo).Em física J é símbolo de joule.


Pronúncia. Em português, a letra J representa o som produzido quando a passagem do ar se faz através de uma estreita fenda, entre o dorso da língua e o palato duro, havendo vibração das cordas vocais como em jovem. No latim, no alemão e nas línguas escandinavas, o J representa o som I. No espanhol, o J representa um som aspirado. Enciclopédia Barsa pag. 4505.




Até a época relativamente recente, o J não se diferenciava do i . Nos manuscritos medievais, porém, fez-se costume alongar a letra i, especialmente quando em inicial. Nesta posição tinha geralmente o valor de consoante, valor que se convencionou definitivamente representada pela forma alonga, em qualquer posição.
O J (jot) e o V, que não existia em latim, se designa como “letras ramistas” do nome do humanista francês Pierre de La Remé ou Petrus Ramus.


Historicamente o J português  provém, principalmente:
      A-     De um i consoante latino:  iacere – jazer;  iocu- jogo; maietati – majestade.
      B-      Dos grupos di e si , quando seguidos de vogal: hodie – hoje; invidia – inveja; basiu – beijo; laesione – aleijão.
Em física é a abreviatura de jule – unidade de energia e trabalho.Enciclopédia Barsa pag. 403



No período clássico (século I a.C.), o alfabeto já estava em vias de consolidar-se com suas 21 letras originais (A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, V, X) e as letras gregas (Y, Z) usadas em palavras dessa origem. Esse alfabeto chegou até nossos dias com pouquíssimas alterações (algumas para se adequar às necessidades fonético-fonológicas de cada língua).

Petrus Ramus

A reforma, datada da Renascença, do erudito Petrus Ramus  acrescentou as letras J e V. Vamos às explicações: os romanos não conheciam os fonemas "j" (de jato) nem "v" (de vida). Como 

consequência essas letras não existiam. Por outro lado, a letra I representava tanto uma vogal quando uma consoante, ambas pronunciadas da mesma forma, sendo que o I consoante equivale ao nosso "i" semivogal. De igual modo, a letra V, escrita cursivamente  como u, representava tanto a vogal quanto a consoante (também equivalente ao nosso "u" semivogal). A partir de Ramus, o "u" vogal passou a ser representado por U/ u e o "u" consoante, V/v; assim como o "i" vogal, I/i e o "i" consoante, J/j. Apenas com o tempo foi que surgiram os fonemas "v" e "j".
http://conhecimentopratico.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/

OUTRAS FONTES:

História
O J foi originalmente uma versão alternativa à letra I. A distinção tornou-se evidente a partir da Idade Média. Pedro de la Ramée (c. 1515 – 26 de Agosto de 1572) foi o primeiro a distinguir explicitamente as letras I e J representando sons diferentes. Originalmente, estas letras representavam /i/, /iː/, e /j/; mas as línguas românicas desenvolveram novos sons que vieram a ser representados utilizando o I e o J, daí a atual distinção na pronunciação destas duas letras.
Em português o som utilizado para a letra J é o /ʒ/ (jarro, janela, jota), assim como no francês e no romeno. Em todas as línguas germânicas, excetuando o Inglês que utiliza /dʒ/ (just), o som utilizado para a letra J é o /j/ (como ja em alemão ou como no ditongo i na palavra ideia). Este fato também se verifica em albanês, e nas línguas urálicas e eslavasque utilizam o alfabeto latino, como por exemplo em húngaro, finlandês, estoniano, polaco e checo. Também o sérvio, língua eslava, adotou o J no seu alfabeto cirílico, com o mesmo propósito. Foi devido a este padrão linguístico, que a letra minúscula /j/ foi adotada pela Associação Fonética Internacional, como representante deste som.
Em castelhano o J pronuncia-se /x ~ h/ (como ajo que significa alho); este som desenvolveu-se a partir do som /dʒ/. Em francês o antigo som /dʒ/ é agora pronunciado como /ʒ/, tal como em português.
Na língua italiana moderna, apenas palavras em latim ou palavras estrangeiras têm a letra J. Até ao sec. XIX, o J era utilizado em vez do I, em ditongos como substituto para o último –ii , e em grupos vocais como em Savoja; esta regra era bastante rigorosa no que tocava à escrita.
Linguistas da Alemanha e da Europa Central também utilizaram o J em algumas transliterações, de línguas eslavas que utilizam o alfabeto cirílico. Em particular, o "Е" em russo é por vezes transliterado para "je", o "Я" é transliterado para "ja" e o caracter "Ю" para "ju".
Muitos nomes em Português começam com a letra J, como José, João, Jaime, Jacinto, Jorge, Jeremias, Joel, entre outros. Três dos doze meses do ano começam com a letra J, Janeiro, Junho e Julho. Devido ao fato de o J ser o último caracter a ser adicionado ao alfabeto latino, poucas cidades em Portugal e no mundo, têm os seus nomes a começar com esta letra. Casos particulares são por exemplo Joanesburgo, Jacarta e Jerusalém.
A letra J (jota) é a única que não está presente na tabela periódica.
A letra J é uma consoante palatal, fricativa sonora. Desgina o mesmo som de G. No sentido palatal.


Justiniano eu em um mosaico da Basílica de Santo Apolinário Novo:

Il 7 aprile del 529, l’imperatore bizantino #Giustiniano Iannuncia la pubblicazione del primo #CodexIustinianus.
L'opera è una raccolta dei codici imperiali precedenti compilata da una commissione di giuristi con lo scopo di favorire la comprensione delle leggi.
(Giustiniano I in un mosaico della Basilica di Sant'Apollinare Nuovo)
Em 7 de abril de 529, o imperador bizantino #GiustinianoI anuncia o lançamento do primeiro #CodexIustinianus.
O trabalho é uma compilação de códigos anteriores imperiais, compilado por uma Comissão de juristas, com o objetivo de promover o entendimento da lei.


Veja que é a letra I que aparece, e não a letra J!
https://www.facebook.com/storicang/photos/a.380407828707166.87477.232669703480980/819917281422883/?type=1&theater.



Foto Antiga do Rio de Janeiro – O nome da cidade aparece como:   “Riviere de Ianeiro”


O nome Rio de Janeiro - RIVIERE DE IANEIRO

O J (jota) é a décima letra do alfabeto latino clássico, sendo que foi a última das letras a ser adicionada. Em português é pronunciada como jota, sendo /ʒ/ o som utilizado.

No alfabeto fonético internacional, [j] representa o aproximante palatal.
     

Conclusão:

A letra J - jamais fez parte do nome do Salvador, que era hebreu, nazareno, da tribo de Yahudah, e não latino grego romano! Seu nome tem as letras:


י ). Yôd = Yה ) Hêi = Ahש ) Shin = SH = X ו ) VAV shuruk=Uע ). Ain = A ה ) Hêi = H (mudo)
יהשועה

YAHSHUAH é o nome do Mashyah!





 Ivonil Ferreira de Carvalho

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

The Decalogue

The Decalogue

Aseret-HaDibrot (heb-OS-10 COMMANDMENTS)
Aseret-hadevarim (AS-DEC-WORDS)



And יהוה- ULHÍM Yahweh spoke all these words,
saying, 1st MITZVOT (commandment) [Aleph] I am Yahweh your יהוה- ULHÍM, which brought thee out of the land
Mitzrayim, out of slavery bayit.
3 [Bet] Thou shalt not have other ULHÍM before My face.
2nd MITZVOT (commandment)
4 Thou shalt not make for thee any graven image, or
any likeness of anything that is above
in shamayim (heavens), or that is in the earth beneath, or that
is in the mayim (waters) under the earth:
5 Thou shalt not bow down yourself thyself to them, nor
serve them: for I Yahweh your יהוה- ULHÍM am a jealous ULHÍM,
visiting the iniquity of the ahvot upon the children unto the
Third and fourth generation of them that hate me;
6 And show rachamim (stars) to thousands of those who Me
love, and shomer My mitzvoth.
3ºMITZVOT (commandment)
7 [Gimel] Thou shalt not take the Name of יהוה your ULHÍM
blankly in vain; יהוה- because Yahweh will not hold him guiltless
he who brings His Name in vain blankly.
4th MITZVOT (commandment)
8 [Dalet] Remember Yom Ha-Shabbat, to shomer
as kadosh.
9 Six days you shall labor and do all thy work:
10 But the seventh day is the Sabbath of Yahweh your יהוה- ULHÍM:
in it you shall not do any work, thou, nor thy son,
nor thy daughter, nor thy eved (servant), nor thy eved, nor your
cattle, nor thy ger (goy) that is within thy gates:
11 For in six days Yahweh made the יהוה- shamayim and earth,
sea, and all that is therein, and rested the seventh day;
therefore יהוה -yahveh blessed the day of Shabbat, and
sanctified.
5 MITZVOT (commandment)
12 [Hey] Honor your abba (tab) and your eema: for thy
days may be long upon the land which Yahweh your יהוה-
ULHÍM gives you.
6ºMITZVOT (commandment)
13 [Waw] Thou shalt not kill.
7 MITZVOT (commandment)
14 [Zayin] not commit adultery.
8 MITZVOT (commandment)
15 [Chet] shall not steal.
9 MITZVOT (commandment)
16 [Tet] Thou shalt not wear false witness against thy
next.
10 MITZVOT (commandment)
17 [Yud] not wish to bayit (house) of your neighbor; no
covet thy neighbor's wife, or his eved, or
his eved, or his ox, or his ass, or any
thing that is thy neighbor's.

Ivonil Ferreira de Carvalho

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A razão porque anuncio ao povo cristão, seu erro e pecado por adorar a besta e a sua imagem e receber seu numero 666!!!
Eze..3;20 Outra vez, quando um homem tzadik se desviar da sua
tzedakah, e cometer iniqüidade... ele morrerá; porque não
lhe deste aviso ele morrerá em seu pecado, e sua
tzedakah que ele fez nã será lembrada; mas seu dahm Eu
hei de requerer da tua mão.
21 Todavia se tu avisares ao homem tzadik, para que o
tzadik não peque, e ele não pecar, ele certamente viverá,
porque ele foi avisado; também tu livraste a tua nefesh.


O perigo do nome falso criado pela besta 666!
GILYAHNA – REVELAÇÃOO 13; 6 E abriu a sua boca em blasfêmias contra יהוה , para
blasfemar o SEU NOME!
GILYAHNA – REVELAÇÃO;14;9 E o terceiro malach celestial seguiu-se a estes, dizendo
em alta voz, Se alguem adorar a besta e a sua
imagem, e receber a sua marca na sua fronte e na sua
mão,10 O mesmo beberá do vinho da ira de יהוה yahveh , que há de
ser derramado sem mistura, do cálice da sua ira; e será
atormentado com fogo e enxofre....11
os que adoram a besta e a sua imagem, e todo aquele que receber a marca do SEU NOME!
15;2 E eu vi como se fosse um mar de vidro, combinado com
fogo; e os que obtiveram vitória sobre a besta, e sobre a sua imagem, e sobre a sua
Ivonil Ferreira  de Carvalho

O TETRAGRAMA 3

O TETRAGRAMA



O nome  YAHVEH= é derivado da forma causativa do verbo hebraico HAVAH (הָוָה), que significa “ser”, ou “existir”.
E de acordo a tradição judaica é a terceira  pessoa  do imperfeito no singular do verbo  SER.
O nome YAHVEH significa “Ele faz existir
SHEMOT (exodo)    3; 3-5...Assim tu dirás aos filhos de Yahshorul (Israel), YAHVEH יהוהUL-him de vossos ahvot (pais), o UL-him de Avraham, o UL-him de Yitchak, e o UL-him deYakov, enviou-me a vós: Este é o Meu Nome le-olam-va-ed (para todo sempre), e esse é o Meu Memorial para todos as gerações.

7 E Eu vos tomarei para Mim por um povo, e Eu serei vosso UL-him: e vós conhecereis que Eu sou YAHVEH יהוהvossoUL-him, que vos tiro da submissão das cargas dosMitzrim.
 O TETRAGRAMA        
 YUD   HEH     VAV   HEH-  יהוּה
YAHVEH.
YAHSHUAH=Yahweh é Salvação.

Quem subiu ao céu e de lá desceu?
“Quem recolheu o vento de mãos abertas?
“Quem amarrou  o Mar  numa  túnica?
“Quem fixou os limites da Terra?
“Qual é o seu nome; e o nome de seu filho
Se é  que o sabes?Mishlê=Provérbios 30,4.



Essa  é  uma pergunta interessante do profeta ao povo dos santos  do Altíssimo.
Sobre a importância  de  se conhecer o nome  do Eterno Criador  de todas  as coisas; E também  o  nome  de seu filho Salvador.
Em  Yashayahu=Isaías  52,6.  Diz...o meu povo conhecerá o meu nome;
O  tetragrama   YHWH,  se refere  ao  nome  do Eterno, em original hebraico.
E  aparece   cerca de 6828  vezes   em hebraico  na Tanakh, e indica,  pois  tratar-se  de   nome muito conhecido e que dispensava a presença  de sinais vocálicos  auxiliares ( as  vogais intercalares).
A antiguidade e legitimidade  do tetragrama YHWH  como o  nome  do Eterno Criador  para os hebreus; È  provada na  passagem  de Shemot=Êxodo  capitulo  3; Onde  O  Eterno  revelou á Mosheh=Moisés, seu  nome  até  então  não revelado ao  homem,  nas  seguintes  palavras...Mosheh  disse ao Eterno; Quando eu aparecer diante  do  povo hebreu e lhes  disser; O  ulhim de seus  ancestrais enviou-me  a vós;  e eles me perguntarem; Qual é  o nome  dele? O que lhes direi?Adonai  disse a Mosheh “Ehyeh  Asher  Ehyer;  que a BJC  traduz por=EU Sou Serey; o que Sou Serey=acrescentou...Diga  isso  ao  povo  dos hebreus; Yud-Heh-Vav-Heh o  ulhim=Eterno Criador,  de seus  pais, O Heulhim  de Avraham,  o ulhim  de Ytz´chak e o  ulhim  de Ya´akov, enviou-me  a vós.  Esse é o meu  nome para  sempre; desejo  ser lembrado  dessa  forma, geração  após geração..Agora  até  os egípcios saberão  que EU  SOU..YUD-HEH-VAV-HEH.
Eu apareci a Avraham  e  a Ytz´chak  e  A Ya´akov como  o Adonai  ulhim Tiz,va´ot=O Todo- Poderoso  dos exércitos celestiais;  Mas, pelo  meu  nome Y H V H  não  lhes  fiz conhecer; Shemot=êxodo  6,2. È  assim que está escrito  no   Tanakh.
Em  Devarym=Deut-6,4.  O Eterno  volta  a enfatizar  seu  nome  aos Israelitas dizendo...ouve  Ô  Yashorul=Ysarel...YUD-HEH-VAV-HEH é  um; em hebraico  pronuncia-se assim”YUD-HEH-VAV-HEH echad.  Echad=errad é  um  numeral é  o  numero  um,  significando  que Ele  é  único.




A  preocupação  em  deixar  claro  seu  nome  para  os hebreus. Fez  YUD-HEH-VAV-HEH advertir  seu  povo dizendo..do  nome  de outros   ulhim (deuses)  nem  vos  lembrais; Shemot=Êxodo 23,1,2.
Mais  tarde o profeta  lembrando disse...Aquele cujo  braço glorioso, Ele  fez  andar à mão direta  de Mosheh=Moisés? Que fendeu  as águas diante  deles,  para criar  um”NOME Yud-HEH-VAV-HEH”eterno?; Yashayahu=Isaias, 63,12-16.
Existem informações  que a  troca  de  nomes, surgiu  na  tradução  da  Vulgata Latina, de Jerônimo  no século 4º.  O  que é confirmada  por  descobertas,   confirmando              a  permanência  do  nome Y H W H  na Septuaginta (versão dos 70).  Somente  no  ultimo  livro  do Tanakh  o  do profeta Malakias  o  Tetragrama Y H W H  em caracteres hebraicos aparece   cerca  de 48  vezes.
Uma  pesquisa  na Tanakh  dos Yahudim=judeus...onde  o  tetragrama  aparece 6828  vezes;  revela  a evidencia de que  Eles  sempre usaram  o YUD-HEH-VAV-HEH como  sendo  o  nome  do  Eterno.
Descobriram-se recentemente cópias  mais  antigas  da  Septuaginta (Versão  dos 70) grega  que  continham   o tetragrama Y-H-V-H,  embora  em  forma fragmentada.  Uma  delas descoberto  no Egito,  são  os  restos  fragmentários  dum  rolo  de papiro  da LXX  com  uma  parte  de Devarym=Deut-32,3,6 identificado  como  Papiro  Foud Inventário  nº 266. Apresenta  49  vezes o Tetragrama escrito  em caracteres hebraicos quadrados, e em cada  ocorrências de Y H V H em fragmentos  não identificados ( O 116,e 117, e 123)  Os peritos datam  esse papiro  como  sendo  do século 1 antes  do mashiach; E  nesse  caso foram escritos 4  ou  5 séculos antes  dos  manuscritos já mencionados.





(Letras Hebraicas י (yod) ה (heh) ו (vav) ה (heh), ou Tetragrama YHVH

Na Bíblia Hebraica e Septuaginta Grega[editar | editar código-fonte]

YHWH grafado em páleo-hebraico, em fragmento da Septuaginta Grega ainda usada no Século I
A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como "O Nome do Pai" para os judeus pode ser comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta Grega, onde o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico. Foram encontrados fragmentos de cópias primitivas da LXX (Papiro LXX Lev. b, Caverna n.º 4 de Qumran, datado como sendo do Século I a.C.) onde o Tetragrama YHWH é representado em letras gregas (Levítico 3:12; 4:27).



Estudos revelam que apenas em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do Século I d.C. em diante, os copistas começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa SENHOR (em letras maiúsculas) e por Theós, que significa DEUS.[8] e por Deus , que significa Zeus [9] Essa foi a razão de YHWH ter desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.












Ivonil Ferreira de Carvalho


O perigo do nome falso criado pela besta 666!

O perigo do nome falso criado pela besta 666!
GILYAHNA – REVELAÇÃOO 17;3 Então, ele transportou-me em Rukhah a um deserto: 2 e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, repleta de nomes de blasfêmias!
GILYAHNA – REVELAÇÃOO 13; 6 E abriu a sua boca em blasfêmias contra יהוה , para
blasfemar o SEU NOME!

GILYAHNA – REVELAÇÃO;14;9 E o terceiro malach celestial seguiu-se a estes, dizendo
em alta voz, Se alguem adorar a besta e a sua
imagem, e receber a sua marca na sua fronte e na sua
mão,10 O mesmo beberá do vinho da ira de יהוה yahveh , que há de
ser derramado sem mistura, do cálice da sua ira; e será
atormentado com fogo e enxofre....11
os que adoram a besta e a sua imagem, e 

todo aquele que receber a marca do SEU NOME!

15;2 E eu vi como se fosse um mar de vidro, combinado com
fogo; e os que obtiveram vitória sobre a besta, e sobre a sua imagem, e sobre a sua marca, e sobre o número do
SEU NOME!,

A besta  é  a igreja catolica  cristã...a grande prostituta e  mãe  das meretrizes...Revelação 17:5.
                                                                           
          Uma imagem á besta é formada pelo conjunto de suas filhas meretrizes!
      E faz que a terra e seus habitantes adorem a primeira besta cuja ferida mortal fora curada...Rev-13;12.

       As  filhas  imagem  da mãe(imagem da besta)  faz que  os habitantes  da terra adorem a  mãe e primeira besta, exatamente  ao distribuir  seus  ensinos(mercadarias)NOMES  de balsfemia falsos  e mentirosos...como  se vê  nesse  comentario!


A marca ou sinal da besta...é formado de tudo quanto é dogmas dela...nesse caso o nome Jesus Cristo é o maior dogma da besta...é a obra prima dela...por isso o nome Jesus Cristo filho de Deus-zeus! Tem o numero 666 que segundo a palavra profetica do rukha nevuah...seria o numero de homem...o número faz parte do sinal ou marca como os títulos papais etc...