terça-feira, 24 de janeiro de 2017

NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GREGO?-NOVISSIMO



NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GREGO?



Provas que o novo testamento ( Brit’Hadashá ) foi escrito em Hebraico e Aramaico e não no Grego


Artigo do Dr. James Trimm






A Teologia Moderna ensina que o Novo Testamento foi escrito em grego. Eis aqui seu principal argumento e a refutação feita atualmente baseada em fatos históricos, bem como descobertas arqueológicas.


Os manuscritos mais velhos não são gregos?

Resposta: Para falar a verdade as nossas cópias mais velhas do livro de Mateus estão no Hebraico (o único livro do NT que nós temos em hebraico) e a sua datação é antes da Idade Média. E é verdade que a mais velha cópia dos livros do Novo Testamento em Aramaico, data antes do 4º século d.c. Para começar, precisamos entender que a descoberta do rolo do mar morto em 1947, é, de fato a mais antigo do TANAK (Velho Testamento) e ele data muito antes da Idade Média. Contudo, a nossa cópia mais velha do Tanak é oriunda da cópia grega da LXX (Septuaginta ) que veio a nós no quarto século; entretanto, ninguém argumentaria neste ponto que os originais do Tanak vieram do grego, como sendo o idioma original do Tanak, mas sim do hebraico, porém, desde que as cópias do Mar Morto foram encontradas, a nossa tradução do Tanak continua a mesma da LXX (Septuaginta) do quarto século. Outro Exemplo, a nossa mais velha cópia do livro de Ester no hebraico, veio da Idade média E, no entanto, até pouco tempo atrás, a copia do hebraico mais antiga que possuímos datava da idade média. Sendo que a copia mais antiga de Ester no grego datado século IV, entretanto, ninguém duvida que o idioma original foi o hebraico e não o grego .O tempo da composição do livro de Éster (uma das mais velhas cópias hebraicas), foi por volta de 1.500 anos.



Sendo o mesmo lapso de tempo na composição do livro de Mateus (um dos mais velhos livros hebraicos)! O fato de que a cópia deste livro tem um lapso de tempo de 1.500 anos não anula a originalidade hebraica do livro de Ester. Embora não houvesse papiros hebraicos do livro de Mateus, encontrados entre os Cristãos (modernos), outros livros como Isaias, ou qualquer outro papiro hebraico do Velho Testamento, também não foram encontrados entre eles. Isaias é o único papiro hebraico encontrado entre os fragmentos do Mar Morto do Tanak, e não estava entre os livros descobertos entre os papiros dos Cristãos atuais.


Como poderíamos supor que o livro de Mateus ou qualquer outro livro hebraico ou aramaico do Novo Testamento foi mais preservado do que o Tanak, ou seja, os Livros do velho Testamento? Interessante é que encontraram os fragmentos do Novo-Testamento e nada encontraram do Velho Testamento, porém, somente o Novo...e isto não significa que o Velho Testamento foi escrito em hebraico, como todos sabemos quede fato o foi. O fato de não encontrarmos fragmentos da Primeira Aliança em hebraico ou Aramaico entre eles não é prova suficiente para afirmarmos se o foi ou não escrito por este ou aquele idioma, mas, o contrário também não é totalmente explorado pelos que afirmam ser em grego. O mais velho Papiro Grego que temos conhecimento do Novo Testamento é o Papiro P52 que são fragmentos de alguns versos do livro de João (Yohanan). O estilo e a maneira destes versos suportam a maneira precisa dos velhos textos Siríacos Aramaicos, ou seja, o estilo destes versos suporta a versão que são oriundas do aramaico. A nossa cópia mais antiga do Novo Testamento Grego data quarto século e é também a mesma idade da mais velha cópia dos manuscritos aramaicos do Novo Testamento. Os originais em Hebraico e Aramaico do Novo Testamento jamais poderão serdes considerado ou refutado pelo fato de existir fragmentos de papiros gregos que pré datam da mesma época e data igual ao hebraico e aramaico.






As citações gregas do Novo Testamento são da Septuaginta “Velho Testamento”?



Atualmente descobrimos que a principal tendência do Novo Testamento em grego veio do hebraico e aramaico, encontrando-se em harmonia com o texto Masorético e da Peshita em aramaico- Tanak. Falar que o texto veio da Septuaginta, não prova e não significa que veio de fato da Septuaginta. Isso porque as cópias hebraicas do livro do Tanak (VT) encontrados entre os rolos do Mar morto não se harmonizam com a Septuaginta, mas sim com os manuscritos hebraicos.










Testemunhas e escolados PHDs. disseram explicitamente que concordam com o exposto acima, ou seja, Novo Testamento como sendo oriundo do grego?


Resposta: Isto nada quer dizer, pois outros PHDs de largo conhecimento acerca desses estudos afirmaram que o Novo Testamento foi escrito em Hebraico e Aramaico.






Lucas era grego e isto implica que ele escreveu em idioma grego?


Atualmente sabemos que Lucas era Siríaco de Antioquia (Eusebius; EccL.Hist. 3:4) sendo assim, obviamente, sua linguagem nativa era o Siríaco, isto é, um dialeto Aramaico. Lucas e Atos foram escritos em grego chamado “Theophilus”.


Descobertas atuais mostram que Theophilus era um Judeu que foi sacerdote do ano 37 a 41 D.C (Josephus; Ant. 18:5:3) Um Siríaco convertido ao Judaísmo, assim como Lucas o era. Todos os sacerdotes escreviam em Aramaico!






O Grego era a língua judaica naquele tempo?


O historiador Flávio Josephus no primeiro século (37-c. 100 C.E) testifica o fato que os Judeus do primeiro século falavam o hebraico. Ele testifica que o hebraico, e não grego, era a língua daquele lugar, naquele tempo.. Josephus fala a respeito da destruição do templo no ano 70 D.C, e de acordo com ele os Romanos tinham tradutores judeus que rogavam a eles a se renderem na sua própria língua.(Guerras 5:9:2).Entretanto, Josephus nos dá um vislumbre da linguagem daquela época, do povo Judeu do primeiro século, “Precisamos ser grandes artistas para entender a respeito dos gregos,e compreender os elementos da sua linguagem, pois uma vez habituados a falar a nossa própria língua, eu não pronunciaria grego com exatidão, pois nossa nação não nos encoraja a aprender as muitas línguas das nações”. (Ant. 20: 11:2).Como podemos observar, Josephus ajudou a entender claramente que os judeus do primeiro século não falavam e nem compreendiam o idioma grego, mas falavam em sua própria língua.


As confirmações das palavras de Josephus são respaldadas pela Arqueologia. As inscrições encontradas nas moedas de Bar Kohba são um exemplo disso. Estas moedas circulavam naquela época entre os judeus durante a revolta de Bar Kokhba (c.132 D.C).Todas estas moedas estampam unicamente inscrições hebraicas. Outras incontáveis inscrições encontrada nas escavações do Monte do Templo, Massada, e em várias tumbas judaicas, tem revelado que nos primeiros séculos da Era Messiânica, as inscrições hebraicas mostram com profunda evidência que a linguagem usada era de fato o hebraico, e isto poderá ser confirmado nos mais antigos documentos daquele tempo, que têm sido descobertos em Israel, nisto incluem - se os rolos do Mar Morto e as Cartas de Bar Kohba.Os rolos do Mar Morto consistem em mais de 40.000 fragmentos, ou seja, mais de 500Rolos (Livros) datados de 250 A.C a 70 D.C. Estes rolos foram escritos em hebraico e aramaico. Um largo número de rolos e papiros seculares (que não pertencem ao manuscrito bíblico) estão no hebraico.


As cartas de Bar Kohba e as cartas de Simão BarKohba e seu exército, escrita durante a revolta judaica de 132 D.C. Estas cartas foram descobertas por Yigdale Yadin em 1961 e são quase todas escritas em hebraico e aramaico. Duas destas cartas foram escritas em grego, mas o homem que escreveu, era grego, e tinha nome grego, e ele escreveu para Bar Kohba. Uma destas duas cartas, de fato pede desculpas a Bar Kohba por escrever no idioma grego, dizendo: “A carta foi escrita em grego por não ter ninguém que conheça hebraico aqui. Os rolos do Mar Morto e as cartas de Bar Kohba não foram incluídos nos documentos hebraicos do primeiro e do segundo século, mas nos dá evidência clara e concisa de que o dialeto deles era de fato o idioma hebraico. O dialeto destes documentos não eram o hebraico bíblico do Velho Testamento e não era o Mishnaic hebraico de Mishna (220D.C) o hebraico destes documentos é coloquial, isto é, um idioma vivo, fluído em um estado, no processo evolutivo bíblico para Mishnaic, hebreu. Além disso o hebraico das cartas de Bar Kohba eram o hebraico Galileu (Bar Kohba era Galileu), enquanto que, os rolos do Mar Morto nos dão um exemplo da Judéia Hebraica. Comparando os documentos mostrados, sua localização geográfica e dialeto etc....


Chegamos a conclusão que o hebraico não era uma língua morta, mas ativa naquele tempo. A evidência final de que nos primeiros séculos os judeus conversavam em hebraico e aramaico, poderá ser encontrada em outros documentos, naquele período e também mais tarde. Isto inclui os rolos do Mar morto em aramaico (66-70 D.C), as Cartas de Gamaliel em aramaico (c.30-110D.C), as Guerras Judaicas por Josephus em Hebraico(c.75D.C), a Misnha em hebraico (c.220D.C), e a Gemara em Aramaico (c.500D.C).Mas relativamente às cartas de Paulo (Shaul) para a diáspora, o Aramaico era o assunto,e isto implica que a linguagem dos judeus da Diáspora na época do apóstolo Shaul (Paulo) era o Aramaico; e de fato inscrições Judaicas em aramaico foram encontradas em Roma, Pompéia e também na Inglaterra.(see Proceedings of the Society of Biblical Archaeology "Note on a BilingualInscription in Latin and Aramaic Recently Found at South Shields"; A. Lowy Dec. 3,1878; pp. 11-12; "Five Transliterated Aramaic Inscriptions" The American Journal ofArchaeology; W.R. Newbold; 1926; Vol. 30; pp. 288ff)






Paulo era helênico, isto é, grego e escreveu suas cartas no idioma grego?


Resposta: Em relação às epistolas das Cartas Paulinas, e seus respectivos destinos, precisamos analisar primeiro o seu contexto ou pano de fundo (Tarsus). Era Tarsus uma cidade de Língua Grega? Poderia Paulo (Shaul) ter lido e aprendido Grego ali? Tarsus provavelmente começou em uma cidade de um Estado Hitita. Por volta de 850 A. CTarsus tornou-se parte do Império Assírio, quando o Império Assírio foi conquistado por Babilônia por volta de 605 A.C. passou a fazer parte deste Império. Então, em 540 A .C O império Babilônico, incluiu Tarsus como parte do Império Persa. O Aramaico era a principal linguagem de todos os três principais e grandes impérios. Pelo primeiro século da Era nazarena o Aramaico permaneceu como o idioma principal vigente ainda naquela época em Tarsus. Moedas encontradas e esculpidas, tinham inscrições aramaicas. Relativamente ainda sobre o idioma utilizado por Tarsus, existe também um grande questionamento se Paulo de fato foi trazido para Tarsus ou nasceu ali. O texto em questão é Atos 22:3:“Eu sou certamente um judeu nascido em Tarsus, cidade da Cilícia, mas trazido a esta cidade e educado aos pés de Gamaliel, de acordo com o estrito costume de nossos pais ensinado na Torah. Sendo zeloso para com Elohim como o é até hoje .”Muitos argumentos têm sido feitos por estudiosos a respeito do termo “trazido aos pés” .Alguns argumentam que se referem ao período de sua adolescência .A chave do assunto em questão está em Atos 7:20-23:


“Por volta do nascimento de Moisés, assim como era agradável ao Senhor; ele foi trazido para a casa de seus pais por três meses, e quando ele estava pronto foi levado para a filha de Pharaó e educado como seu próprio filho. E Moises foi educado na sabedoria e arte dos Egípcios.”


O fato de que Paulo era helênico nada tem a ver com o argumento de que tudo deve girar em torno disso, pois já temos visto antes que Paulo nasceu em Tarsus, cidade onde o Aramaico era falado. Apesar da influência helênica que atingiu a cidade de Tarsus.Paulo ainda jovem deixou a cidade e foi trazido para Jerusalém. Ele descreve a simesmo como Hebreu (II Cor 11:2) “ um Hebreu dos Hebreus” (Philip 3:5) e da tribo de Bejamim (Rom 11:1). É importante sabermos como o termo Hebraico era usado no primeiro século! O termo hebraico não era usado como termo genealógico, mas como termo cultural e linguístico. Um exemplo disto pode ser encontrado em Atos 6:1 onde encontramos uma disputa entre hebreus e gregos.


Os estudiosos concordam que os gregos aqui mencionados são judeus helênicos(gregos) Atos 11:19, pouco helenizados (Atos 16:6-10). Em atos 6:1 é feito um claro contraste entre judeus e gregos que são claramente- 13 -não helênicos. Os helênicos não eram chamados hebreus, que era o termo usado para designar os judeus não-helênicos. Quando Paulo chama a si mesmo de “Hebreu” ele está enfatizando que não é grego-helênico e quando Paulo diz ser Hebreu dos Hebreus eles está enfatizando fortemente que não é helênico- grego. E isto está explícito - sua discussão com os Helenistas, eles intentaram matá-lo “Atos 9:29”, e porque ele escapou para Tarsus? (Atos 9:30), por que não havia um povo judaico helênico em Tarsus, se assim o fosse teria sido uma má escolha ir para Tarsus.


O passado Farisaico de Paulo nos dá informação para questionar o que estava no caminho de qualquer Helênico. Paulo chama a se mesmo “Phariseu” , filho de Phariseu“Atos 23:6), significando que ele era da lista da segunda geração de Phariseus. Tanto o texto Aramaico como o Grego, ambos, dão ênfase na frase “ Phariseu filho de Phariseu”. Na expressão semítica idiomática isto significa que era da terceira geração de Phariseu. Se Paulo (Shaul) era da segunda ou terceira geração de Phariseu, será difícil aceitar que ele tenha se levantado como Helênico Grego!. Os Phariseus eram fortemente contra os helênicos- gregos e se opunham a eles ferozmente.(Shaul) Paulo coloca-se na posição de ser da segunda ou terceira geração de Phariseu, isso explica porque ele foi educado aos pés de Gamaliel. (atos23:3) Gamaliel era Netode Hillel o principal daquela Escola. Ele era tão respeitado que no estado de Misnha se falava em relação a sua morte “Que a Kevod da Torah cessaria, e a pureza e modéstia morreriam.” Paulo fazia constante uso, por exemplo, dos papiros que continham os ensinamentos da Hillel. Todavia, é improvável que um Helenista tenha estudado aos pés de Gamaliel na Escola de Hillel, que era o Centro de Ensinamento Pharisaico do Judaísmo. 






Shaul (Paulo) escreveu suas Cartas para diversos grupos em seu idioma grego?


Resposta: Em uma audiência com (Shaul) Paulo, um outro elemento que precisamos considerar é quando se fala das origens das epístolas. As Epístolas de Paulo (Shaul)eram enviadas para várias congregações da Diáspora. Estas congregações eram compostas de grupos mistos entre Judeus e Gentios. A congregação de Tessalônica era uma Assembleia assim como era a de Corintios (atos 17:1-4). Certas passagens das epístolas de Coríntios estão exclusivamente apontando para os Judeus ( I Cor 10: 1-2),por exemplo, Paulo estava escrevendo em primeiro lugar para a liderança Judaica destas diversas congregações .“Qual é a vantagem do Judeu ou a utilidade da circuncisão? Muitas, em todos os sentidos! Para eles primeiramente as palavras do Eterno lhes foram confiadas.” (Rom3:1-2).







Um dos fatores primários, que precisam ser discutidos relativamente a origem das epístolas de Paulo é entender seu propósito:1) Que fosse lido para a congregação (Col 4:16; I Tess 5:27)2) Que tivesse autoridade doutrinal ( I Cor 14:37).]Toda a liturgia da Sinagoga durante o Segundo Templo era em Hebraico e Aramaico (veja as palavras de Jesus Gustaf Dalman; Edinburg, Emngland; 1909). Paulo (Shaul) jamais escreveria cartas para serem lidas nas congregações em qualquer outra língua. Além disso, todas as cartas religiosas Judaicas para serem revestidas de autoridade Halachá (autoridade doutrinal), era escrita em hebraico ou aramaico. Paulo (Shaul)jamais deixaria passar por alto que suas epístolas entre eles fossem desprovidas desta característica, e isto justifica fortemente o motivo dele ter escrito em Hebraico e Aramaico.






Eles dizem: Existem frases e explanações do Hebraico e do Aramaico do Novo Testamento que não poderiam ter sido escritas em Hebraico e Aramaico.


Resposta: Estas explanações são de escritores com características gregas e não são características dos textos em Hebraico e Aramaico.






O Novo Testamento foi escrito para o uso do povo gentio e os gentios daquele tempo falavam grego?


Resposta: Os primeiros Crentes em Yahshuah eram Judeus. Os primeiros gentios que criam no nazareno, estavam centralizados em Antioquia na Syria ( 11:26). Os Syrios falavam Syriaco, um dialeto do Aramaico. Estes primeiros grupos teriam necessariamente um evangelho em Hebraico e aramaico. Isto deixa claro que se o Novo-Testamento foi enviado para os gentios, isto não significa que estes gentios inicialmente falavam grego, pelo contrário os primeiros crentes gentílicos utilizavam o idioma hebraico e aramaico que também era falado pelos Syrios e Assírios Mateus - Os escritos do livro de Mateus originais para os crentes Judeus eram em hebraico (Origen, citado por Eusebius, Eccl. Hist. 6:25) e de acordo com Jerônimo também afirma ter sido em Hebraico para beneficiar estes da circuncisão que tinham crido.(Jerônimo; Of Illustrius Men3). Este livro pode ter sido enviado para os Phariseus. Marcos - Marcos provavelmente escreveu seu Evangelho para o uso dos gentios Assyrios que ele encontrou em Babilônia em companhia de Kefas (Pedro) (I Pedro5:13)


Obs: Que idioma os Assyrios falavam? Aramaico!






Lucas e Atos – Lucas, um Syriaco,(Eccl. Hist 3:4) escreveu seu Evangelho para Theophilus que foi um sumo sacerdote de 37-41 D.C (Josephus; Ant. 18:5:3).






Yochanam João - Escreveu seu Evangelho para os Judeus Essênios (II João 1:1) que eram místicos.






Yakov (Tiago) - Escreveu às doze tribos espalhadas (Tiago 1:1)


A polissemia em si, é a maior prova do NT, foi escrito em aramaico e Hebraico ,exemplo a palavra Strike inglês pode ser traduzida: como golpe e como greve. Se um dos manuscritos em português ou Inglês fosse original, não haveria como explicar a existência da variante. A única possibilidade é a de que o original traduzido por uma pessoa como golpe e por outra como strike (Greve). Este é o conceito da Polissemia: Uma palavra que gera diferentes traduções dependendo do manuscrito. Existem muitos exemplos de Polissemia do aramaico para o grego. Isto porque, existem poucas palavras nas línguas semitas, com muitos significados diferentes. Já foi encontrado mais cinco diferentes manuscritos no grego, e a palavra na Peshita poderia ser traduzida como qualquer uma das cinco, tornando-se ,portanto, evidente a originalidade do Aramaico.






Vejamos alguns exemplos da Polissemia:



...polissemia, ou polissemia lexical (do grego poli: "muitos"; sema:"significados"), é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido além de seu sentido original, guardando uma relação de sentido entre elas.



1) I Corintios 13:3. Em manuscritos gregos encontramos a palavra queimar, em outros vangloriar. No Aramaico a raiz é a mesma para ambas as palavras.






2) Em I Pedro 3:13, alguns manuscritos do grego trazem “Zelosos” enquanto outros trazem “imitadores” a raiz no Aramaico é a mesma para ambas as palavras.






3) Em apocalipse 2:20, alguns manuscritos do grego trazem “ Tolerar” outras trazem“ Sofrer” a raiz no Aramaico é a mesma para ambas palavras.






4) Em Efésios 1:18, alguns manuscritos do grego (Alexandrinos) trazem “coração”, enquanto outros ( Bizantinos) trazem entendimento. A razão é uma expressão idiomática do Aramaico, pois a expressão olhos do coração quer dizer entendimento.






5) Em Lucas 11:49, a maioria dos manuscritos do grego trazem expulsar, enquanto o texto Receptus traz perseguir. A palavra no Aramaico possui ambos significados.


Outro exemplo forte da origem semita do Novo Testamento são as estruturas poéticas presentes nos textos bíblicos. Alguns textos evidenciam nitidamente poesias e trocadilhos. Um exemplo interessante de trocadilhos é o de Atos 9:33-34. Neste texto, um homem chamado Aneas é curado. Ora, Aneas vem da raiz do Aramaico “anah” que quer dizer “afligido”. Quando Pedro fala com ele, não repete o nome, porém diz homem aflito, Yahshuah Há’Mashiah te cura. Este trocadilho é completamente comum no grego, que traduz ambas as ocasiões como o nome do homem em questão. Todavia, Aneas não era um nome, mas uma expressão “Homem aflito Yahshuah te cura”. 






Outra prova do Novo Testamento Hebraico e Aramaico, é que alguns textos gregos, possuem erros teológicos sérios, que resultam da tradução errada do Aramaico. É como se o tradutor não tivesse pleno domínio da língua. Como exemplo, no evangelho podemos citar:






1) Nos evangelhos encontramos uma menção a Simão, o “Leproso” No texto grego (Mt. 26:6 e Mc. 14:3). O problema é que seria impossível um leproso viver dentro da cidade de Ânia, conhecida como Beit’Ânia; a explicação está no Aramaico. As palavras que indicam leproso e fabricante de jarros são semelhantes no Aramaico (Gar’ba=leproso e Garaba= Oleiro, fabricante de vasos) uma vez que o Aramaico é escrito sem vogais, as duas palavras estão escritas de forma idêntica. Observe que logo na sequência tem uma mulher trazendo jarro. Conclusão: Simão é fabricante de jarros e não leproso.






2) O livro de Atos 8:27 fala da história de Felipe e um eunuco. Ora, o problema é que o eunuco está a caminho de Jerusalém, para adorar, ou seja, estava indo ao templo. Ora um eunuco não só seria aceito como prosélito entre os Judeus, como jamais seria permitido entrar no templo. E agora? A resposta está no Aramaico! A palavra usada para eunuco é a mesma usada como crente em Ul-him (no Aramaico- M’haimna). Ou seja, o eunuco em questão não era um eunuco, mas sim um crente que temia ao Senhor de Israel.






3) Algumas frases no Novo Testamento no grego chegam a ser cômicas, de tão estranhas. No Aramaico não vemos tal confusão. Você já tentou passar um camelo por um fundo de uma agulha, pois é, que furo de tradução! (Mt 19:24;Mc 10:25 e Lc. 18:25). A palavra em questão, no Aramaico, é Gamla da forma como ela é escrita sem vogais, pois o Aramaico não possui vogal. Pode tanto indicar camelo como corda. A última opção, obviamente, é que está claramente correta. O escritor, ou seja, o apóstolo escritor estava se referindo a corda ao escreverem Aramaico.






4) Outro exemplo: Você já salgou alguma coisa com fogo? Pois é, parece que nosso tradutor para o grego fez uma grande confusão em Mc 9:49. No grego fala em salgar com o fogo? O problema é simples a palavra que é usada para salgar também poderá ser usada para como pulverizar no sentido de destruir. O interessante aqui, é que parece que o tradutor estava cansado ou cochilando, pois ele foi influenciado pelo texto seguinte sobre o sal da terra, contudo nada de relação com essa frase!






5) Além disso outro erro que não aparece no Aramaico é o fato em que Mt 27:9 cita Zacarias 11:12-13, mas diz que o texto é de Jeremias. Que furo de tradução! O Aramaico apenas diz : “Assim disse o profeta:”, sem citar nomes.






6) Em Marcos 2:26 o grego cita Abiatar como sendo o sumo sacerdote nos tempos do rei Davi, contudo, em I Samuel 21:1 e 22:20 dizem que Ameleque, pai de Abiatar, é que era o sumo sacerdote. Azar e furo de quem traduziu para o grego, pois o Aramaico não contém esse problema.






7) Um grande erro Histórico que há nos manuscritos em grego é chamar de mar alguns lagos de Israel, como o da Galil (conhecido popularmente como o mar da galileia), este erro é motivo de piada entre os incrédulos que questionam uma possível falta desconhecimento de Geografia da parte do Senhor, Isso no Aramaico não acontece, pois apalavra “Yamah” pode ser usada tanto para mares como para lagos ou grande porção de águas, tais como o lago de Galil em questão.






8) Outro grave erro é genealogia de Yahshuah. Em Mateus a genealogia no grego, não só difere da de Lucas, como diz terem havido 14 gerações após Bavel e cita apenas 13. Estranho não é! No Aramaico isto não acontece. O Erro está exatamente no capitulo 1:16 “ E Ya’akov gerou a Yosef, Pai de Myriyan (Ga’bra em genealogia Pai),da qual nasceu Yahshuah, que se chama o Mashyah. Na Versão Almeida, apalavra “Pai” foi traduzido como “marido”, e aí esta o erro, que no aramaico não existe.


Esse manuscrito é um de dois únicos em que a linhagem de Yahshuah aparece completa em Mateus 1, por sua mãe Mirian e não Yosef seu padrasto. Sendo 14-14-14 gerações a partir de Adão.Pois no verso 16 diz: E Ya’cov gerou a Yosef, 'PAI (avi)'' de Miryan, da qual nasceu Yahshuah,que é o Messias. (linhagem de Mirian por David)






Ao invés de Yosef ''marido" de Miryan como todas as traduções cristãs sempre mostraram.





O texto deixa claro que o Pai de Yahshuah não é Yosef, e logo em seguida, no verso 18, descobrimos que o PAI de Yahshuah é YHWH através de seu Rukha  hakadosh (espirito de YHWH)




Algumas pessoas pensam que esse texto em Mateus trata da linhagem de Yosef, ''marido'' de Miryan, mas é dela mesma, Miryan. Só existem dois manuscritos em hebraico. E estão bem guardados.


Muitas dessas pessoas se esquecem que Yosef, marido de Miryan, é o ''padrasto'' do messias Yahshuah. A linhagem de Yosef só vem aparecer em Lucas 3. YHWH não deixaria seu Filho amado sem uma referência paternal aqui na Terra. Por isso escolheu Yosef, um homem bom e servo fiel para cuidar de Seu filho aqui entre nós.




Bons estudos e Shalom a todos.






pequisa: .....Ivonil Ferreira de Carvalho. e Diná Soares

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A FILIAÇÃO DE YAHSHUAH

"A filiação biológica  de Yahshuah"
simples  e clara


filiação

substantivo feminino
  1. 1.
    liame entre um indivíduo e seu pai ou sua mãe.
  2. 2.
    série de indivíduos que descendem diretamente uns dos outros; linhagem, progênie.

Do ponto de vista biológico, Marta Wey Vieira, pediatra e geneticista clínica, explica que existe um aspecto interessante em relação à herança genética materna, que é o DNA mitocondrial. "A gente tem o DNA em duas posições dentro da célula, uma no núcleo, que é metade materno e metade paterno, e existe o DNA mitocondrial, que está no citoplasma da célula. Esse a gente herda somente da mãe", afirma. 

Ora, o nascimento de
Yahshuah  יהשועה          ocorreu desta maneira. Quando Sua mãe Miryam estava  noiva  com Yossef, antes que eles se juntassem sexualmente, ela se achou grávida de uma Criança pelo Rukha Kadosh. Mattityahu – מתיתיהו (Mateus) 1,18.

19 Então, Yossef seu baalah-marido-sendo um homem tzadik(justo) e não querendo expô-la num exemplo público, desejou despedí-la em secreto.

20 Mas, enquanto ele pensava nestas cousas, eis que, o Malach (anjo) Celestial do Soberano YAHVEH יהוהlhe apareceu em sonho, dizendo, Yossef, ben Dáoud(Davi) , não temas tomar para ti a Miryam, tua esposa; porquanto o que está concebido  nela é da parte do Rukha Kadosh.

21 E ela dará à luz a um Filho, e tu chamarás Seu Nome de Yahshuah יהשועה     : porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.

22 Ora, tudo isso foi feito, para que se cumprisse o que fora falado pelo Soberano YAHVEH יהוה   por intermédio do navi(profeta),dizendo!

23 Eis que, uma-Pessoah-Betulah-Virgem conceberá uma Criança, e dará  à luz a um Filho, e eles o chamarão de Emmanu-Yah que significa,  Yah- conosco.

(“Uma breve  explicação  sobre  as palavras-Pessoah e Betulah-
  ASB´ereshit (Gênesis) 24  no verso 16 onde Rivka(Rebeca) é chamada  Betulah; Já  no versículo 43 ela é descrita também como Ha-Pessoah:

Veja a tradução correta nos textos microfilmados nos Rolos de Qunran achado no Mar Morto para Isaías 7:14 onde traz a palavra Ha-pessoah ou virgem, conforme o texto da Septuaginta que traduziu corretamente para parthenos.


Texto de Isaías de Qunram

 Septuaginta 


HA PESSOAH HA YOTZET LISHOV

Ha Pessoah TEM YOTZET LISHOV significa: uma  virgem  vindo  a tirar água.( Beresheet 24;43....pois, que a donzela que sair para tirar água...)

Neste exemplo, podemos entender que a palavra Pessoah e Betula têm o mesmo significado. Gênesis 16 versículo 24, ele diz Rivka, betulah e no versículo 43, ele diz Pessoah que significa que ambas as palavras são sinônimos.
Bereshit(Genesis) 24:43…

O que quer dizer que Neste exemplo na Torah, nós podemos compreender que a palavraPESSOAH e a BETULA têm o mesmo significado. Yahshayahu_Isaias_ 7;14”)

24 Então, Yossef  havendo se levantado do sono, fez como o Malach (anjo) Celestial do Soberano YAHVEH יהוהlhe tinha falado, e tomou para si sua esposa.

25 E não teve relação  sexual com ela, até que ela deu à luz a seu Filho bachor (primogênito); e ele chamou o Seu Nome de יהשועה  Yahshuah-conforme  a ordem do Malach(Anjo)!

"A visita  do Malach(anjo)  à  Miryam"

Luka-34 Então disse Miryam ao Malach (anjo) celestial, Como será isto, vendo que eu não tenho relação sexual com um homem?
35 E o Malach (anjo) celestial respondeu e disse-lhe, O Rukha Hakadosh te sobrevirá, e o poder de ULhim(ULrrim), e na Sua sombra te envolverá; portanto, também, este Kadosh que nascerá de ti será chamado o Filho do Altissimo Ulhim. Confirmado por  outro lugar na  escritura que diz...tu és meu filho, hoje te gerei...heb-1,5.



E Yaakov gerou a Yossef. Este Yossef era o goura (guardião) de Miryam, da qual nasceu   Yahshuah יהשועה     :   que é chamado o Mashyah.Mattityahu – מתיתיהו (Mateus) 1;16.




No Aramaico isto não acontece. O Erro está exatamente no capitulo 1:16 “ E Ya’akov gerou a Yosef, Pai de Myriyan (Ga’bra em genealogia Pai), da qual nasceu YAHSHUAH, que se chama o Mashyah. Na Versão Almeida, a palavra “Pai” foi traduzido como “marido”, e aí esta o erro, que no aramaico não existe.8)
Assim, Myriam =Maria que é descendente de Davi...e não Yossef-jose...que nada tem a ver com a genealogia do Messias...!!!

São Jerônimo e as traduções da Bíblia

Esse manuscrito é um de dois únicos em que a linhagem de Yahshuah aparece completa em Mateus 1, por sua mãe Mirian e não Yosef seu padrasto. Sendo 14-14-14 geracões a partir de Adão.
Pois no verso 16 diz: E Yacov gerou a Yosef, 'PAI (avi)'' de Miryan, da qual nasceu Yahshuah, que é o Mashyah. (linhagem de Mirian por Daoud(David)
Ao invés de Yosef ''marido" de Miryan como todas as traduções cristãs sempre mostraram.
O texto deixa claro que o Pai de Yahshuah não é Yosef, e logo em seguida, no verso 18, descobrimos que o PAI de Yahshuah é YHWH através de seu RUKHA  hAKADOSH(espirito de YHWH)

Elucidação
Este Yossef(José) que está incluído na genealogia em Mattityahu(Mateus) é o pai de Miriam (Maria) e não o marido. O termo usado para “marido” veio do termo aramaico: Ga’bra, que significa “marido” ou “pai”. O tradutor para o grego, traduziu para marido, sem observar que no versículo 19, quando fala de Yossef (José), o marido de Miriam (Maria) , o termo usado foi: Ba’la-pai-. Assim, é corrigido o problema das 14 gerações e fica constatado que a genealogia de Mattityahu(Mateus)  é de Miriam (Maria)e não de Yossef(José.) Mattityahu(Mateus) 1:16,17 (VERSÃO CORRETA NO ARAMAICO) “Mas Ya akov gerou a Yosef, pai de Miriam de quem nasceu Yahshuah, apontado como o Mashyah. Sendo assim, todas as gerações de Avraham a Daoud foram 14, de Daoud  até o exílio babilônico 14, e do exílio babilônico até o Mashyah 14” Recurso lingüístico: “Polissemia” e “Erros de copistas dos manuscritos gregos” 1) Mateus 16:16 – D’us da vida (Manuscrito Grego Bizantino e de Alexandria) D’us da Salvação (Codex Bezea) • Em aramaico a palavra vida também é usada no sentido de salvação. 2) Atos 8:26,27 – Felipe não encontrou um eunuco – Em Aramaico (M’Haimna) também significa: Crente em Yahveh. 3) Em Marku 2:25,26 cita um episódio com o sumo sacerdote Abiatar, mas este episódio, na verdade, ocorreu com o sumo sacerdote Aimeleque, pai de Abiatar. (1 Sam. 21:1 e 22:20)
Ivonil Ferreira de  Carvalho





"DE QUAL GERAÇÃO YAHSHUAH FALOU EM MT 24,34?"


"DE QUAL GERAÇÃO YAHSHUAH  FALOU EM MT 24,34?"




34 Em êmeth-verdade- vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.


33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Quais coisa coisas? Todas as citações profeticas proferidas por Yahshuah dentro do discurso milenar, desde a destruição de Yahshalaym no ano 70 e.c. até a sua volta no final do olam hazem-era atual.


Assim a geração a qual ele s e referiu é a sua geração da promessa; seu povo escolhido de todas as nações e tribos e línguas...Apo-7,9 e refs...

"Mas,  de qual geração o Mashyah se referiu?"
...a geração dos justos...salmos 112,2
...uma geração pura...provérbios 30,12.
...a geração de Avraham...Atos,13,26.
...a geração eleita...1ª kefah 2,9...
...a geração que louvaria ao eterno Yahveh...salmos145,4.

Toda mensagem do rukha nevuah na escritura, deve ser vista com inspiração do mesmo rukha nevuah, senão nunca perceberá seu sentido e significado, porque a visão humana é curta e míope, daí haverem tantas interpretações!
Porem...nenhuma profecia da escritura é d e particular interpretação! 2ª Kefah 1,19-21.
Como Yahshuah falou um discurso profético milenar, jamais pode-se querer coloca-lo dentro de um inicio, ou fim...mas, sim, ele deve ser olhado e analisado com um visão também milenar e ser entendida como um todo!! 
Ao homem natural é impossível vê-la e entende-la em toda a sua plenitude espiritual e física!!

PORQUE...
 1ª cor-2,14-16....mas mediante as que o Rukha Kadosh ensina; comparando assuntos espirituais com assuntos espirituais.
14 Mas o homem natural que é material, não recebe as cousas do Rukha de YAHVEH יהוה: porque elas lhe são loucuras;
nem pode compreendê-las, porque lhe é necessário  discernimento espiritual.
15 Mas aquele que é espiritual julga todas as cousas, mas ele próprio não é julgado por ninguém.
16 Porque, quem conheceu a mente do Soberano  YHVH para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente do Maschiyah. 

A geração do Mashyah Yahshuah!!!!

...a geração dos justos...salmos 112,2
...uma geração pura...provérbios 30,12.
...a geração de Avraham...atos,13,26.
...a geração eleita...1ª kefah 2,9.
...geração que louvaria ao eterno yahveh...salmos145,4.

Ivonil Ferreira  de Carvalho

domingo, 15 de janeiro de 2017

"UIVAI PASTORES!!!!!!!!!!



                          "UIVAI PASTORES!!!!!!!!!!

A imagem pode conter: casa, atividades ao ar livre e texto
Ai de vós, Sofrim e Prushim, hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas, "tomando o Dizimo e  ofertas  delas" e sob pretexto, fazem longas  tefillot(orações): por  isso recebereis maior condenação; Mattityahu  23;14"
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto e comida
As sim disse Iahveh aos profetas que seduzem o meu povo: Aqueles que,
se têm algo para morder em seus dentes, proclamam: "Paz". Mas contra  aquele  que nada  lhes  mete  na boca, eles declaram a guerra!  Mikeias 3;5.

1  A palavra de Iahweh me foi dirigida nestes termos: 2Filho do homem, profetiza
contra os pastores...profetiza e dize-lhes: Pastores, assim diz o Senhor Iahweh: Ai dos pastores que se apascentam a si mesmos! 3Vós vos alimentais com leite, vos vestis de lã e sacrificais as ovelhas mais gordas, mas não apascentais o rebanho!
4Não restaurastes o vigor das ovelhas abatidas, não curastes a que está doente, não tratastes a ferida da que
sofreu fratura, não reconduzistes a desgarrada, não buscastes a perdida, mas dominastes sobre elas com
dureza e violência...9 por isso, ó pastores, ouvi a palavra de
Iahweh. 10Assim diz o Senhor Iahweh: Eis-me contra os pastores.Ezeq-34;


34 Gemei, pastores, e gritai, revolvei-vos no pó, chefes do rebanho, porque completaram-se os vossos dias para serdes mortos, e para vossa dispersão e caireis como um vaso precioso. 35 Não há refúgio para os pastores nem escapatória para os chefes do rebanho. 36 Gritos dos pastores, gemidos dos chefes do rebanho!
Porque Iahweh devastou a sua pastagem...Jer-25.
TIMTHEOUS ALEF – I TIMÓTEO 6  .(caps-2;2,10; e 4;7 e 6;3;5)

3 Se alguém ensina o contrário, e não consente com as palavras sãs, a saber, as palavras de nosso Soberano
המשיה יהשועה - Yahshuah    hamashyah e Voltado ao ensino que é segundo a piedade na guarda do Shabbah;
4 Este é soberbo, nada sabe, mas se acha enfermo, se  ocupando de questões e embates verbais, dos quais, vem ainveja, contenção, discussão, blasfêmia, suspeitas más,
5 Disputas inúteis de homens de mentes corrompidas e destituídos da emet (verdade), supondo que servir a YAHVEH יהוה  é meio de  poder granjear riqueza injusta, como se fosse ter a
piedade;  e  na guarda do Shabbah; dos tais, te apartes.

Esses  são  os que  vivem

...prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção...2ª Kefah-(Pedro) 2/19

Ivonil Ferreira de Carvalho-Jatai-Goias
.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Etimologia de "DOMINGO"

Etimologia de "DOMINGO"


Imagem relacionada
Em 7 de março de 321, Constantino Primeiro, o Grande, decreta que o domingo seria observado como dia de repouso civil obrigatório:.. descansarem  no  venerado dia  do...natallis  solis invictus==dia  do nascimento  do sol invencivel  "Documentos  da Igreja  Cristã"  pg 130; e pgs 51-53. por H. Bettenson;"

Imagem relacionada

A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (domingo), italiano (domenica), francês (dimanche) e em todas as línguas românicas.

Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Sol, o que marca a denominação deste dia em inglês (Sunday) e alemão (Sonntag), com o significado de "Dia do Sol".


Em 325 d.C. as orientações decididas no Primeiro Concílio de Niceia, estabelecem universalmente o primeiro dia da semana como dia sagrado, o nome do primeiro dia da semana foi modificado de Prima Feria para Dies Domenica. Tal decisão mantida pela maioria das denominações cristãs até a atualidade.Resultado de imagem para Sabado  saturday   dia  d e saturno

"SABADO-SATURDAY   DIA   DE  SATURNO"



"Saturno, gravura do século XVI de Caravaggio."




Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO,[1] o sábado é considerado o sexto dia, sem que isso faça dele o sexto dia real, permanecendo o sábado o sétimo dia da semana, mesmo com o sábado e o domingo como fim de semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.

1° dia2° dia3° dia4° dia5° dia6° diaúltimo dia
Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábadoDomingo

A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Shabat hebraico (שבת, transliterado como shabāt), que designa o dia de descanso entre os judeus e alguns grupos de cristãos, principalmente os adventistas.
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses, dedicando o dia de Sábado ao deus Saturno, o que originou em inglês a denominação Saturn's day, posteriormente abreviada para Saturday, e no holandês Zaterdag, com o significado de "Dia de Saturno

Resultado de imagem para Sabado  saturday   dia  d e saturno

Império Romano considerava o sábado um dia de descanso consagrado à Saturno, ao qual atribuem a origem de Roma, construindo-lhe um templo e um altar à entrada Fórum, no Capitólio. Atribui-se ainda a Saturno a criação de divindades como JunoHércules e de heróis como Rómulo. Homenageava-se Saturno com a Festa das Saturnálias, onde todos descansavam dos seus trabalhos.

Resultado de imagem para Sabado  saturday   dia  d e saturno

De facto, pensa-se que tanto a semana de sete dias como a sacralidade global do número sete possui muito misticismo 

religioso,

Estas tradições podem ter começado com a observação de sete corpos celestes que se moviam os cinco

 planetas visíveis mais o sol e a lua. 

Cada um dos sete corpos celestes está associado com um determinado dia da semana.

Vamos discutir brevemente como a semana astrológica veio à existência e a divisão das horas do dia.

 De acordo com a Astrologiae religião entre os romanos e os gregos, as horas do dia são dominadas pelo
 '7' Planetas.

A primeira hora é dominada por 'Saturno, em seguida, a segunda hora é dominado por Júpiter, o terceiro 

por Marte, e assim por diante com o Sol,

 Vênus, Mercúrio e Lua. Esta é a sequencia de planetas que se supõe repetir horas todos os '7'.

Eles dividiram o tempo de luz do dia em 12 horas; um número conveniente que divide de forma limpa 
por 2,3, 4 e 6. A noite também foi dividido 
por 12,... Quando na realidade este é um fenômeno natural onde a duração do dia 'horas' e noite horas difere
 de acordo com a época do ano...


Na teoria astrológica Greco romana, não só os dias da semana, mas as horas do DIA são dominadas pelos 

sete planetas.

Este sistema de astronomia pagão, temcomo base a teoria astrológica de CHRONOCRATORIES,  e 

para cada planeta foi ATRIBUÍDO mais de

 uma hora, por dia, e até mesmo longos períodos de tempo.

Tomando os deuses planetários em sua ordem- supostamente astronômica temos: Saturno, Júpiter, Marte,

Sol, Vênus, Mercúrio e Lua o sistema

 pagão atribuiu-lhes por sua vez, às 24 horas do dia.


A HORA VIGÉSIMA QUINTA, que é a primeira hora do dia seguinte, é dominado por do sol; a quadragésima

nona hora, que é a primeira hora do dia 

seguinte, por  da Lua...

Nomeação de cada hora de acordo com o corpo celeste correspondente:

1 hora: Saturno

2 horas: Júpiter

3 horas: Marte

4 horas: Sun

5 horas: Vênus

6 horas: Mercúrio

7 horas: Lua

A 8ª hora seria reciclar a hora de Saturno, (como seria o dia 15 e 22 no calendário luni solar).  Seguindo

 este padrão, a hora 23 

seria Júpiter, dia 24 Marte, e a primeira hora do dia seguinte seria o Sol.

A partir deste método, a primeira hora de cada dia foi nomeada:

 

1º dia: Saturno

2º dia: Sun

3º dia: Lua

4º dia: Marte

5º dia: Mercury

6º dia: Júpiter

7º dia: Venus

Ivonil  Ferreira  de Carvalho.