domingo, 31 de maio de 2015

Ciclo circadiano:

Ciclo circadiano:

Ritmo de atividade/repouso diário.

Temos um sistema fotorreceptor que podem modificar com a exposição ao ciclo de iluminação, identifica um ciclo de 24 h com 14h de claro e 10h de escuro- Ciclo REM/NREM -Diz-se dos fenômenos biológicos que tendem a acompanhar o ciclo caro/escuro.   O ciclo circadiano tem sido o mais estudado, seu sincronizador principal é luz, ciclos claro-escuro- com fibras nervosas que ligam neurônios da retina ao hipotálamo...
Descobriu-se que estas informações do influxo e refluxo são transmitidas utilizando os neurotransmissores, neuro-hormônios e outros mediadores.
 Cada órgão é afetado: ex.: No fígado mostraram variações circadianas significativas dos cito cromos...o tono do “simpático “é dominante na parte da manh㔓. mudanças nos horários e tempo de repouso e nos horários em que realizamos as refeições levam a desregulação hormonal, que por sua vez desregula os mecanismos de fome e saciedade, a temperatura corporal e o metabolismo dos alimentos, aumentando, assim, o risco para a obesidade.

Nos seres humanos, os ritmos circadianos são caracterizados pela ocorrência de processos bioquímicos, fisiológicos e comportamentais em intervalos regulares. Tais ritmos imprimem variações previsíveis, geneticamente determinadas (ritmicidade), são modulados por estímulos ambientais, como claro/escuro (movimento de rotação), atividade/repouso, jejum/alimentação, estação do ano (ciclo a cada três meses) e outras condições ambientais.  Resumidamente, nossas funções fisiológicas (secreções hormonais, temperatura do corpo, síntese de colesterol etc., são ritmicamente marcadas com os estímulos da natureza). Por exemplo, durante a madrugada a temperatura do nosso corpo diminui, mas nosso corpo só sabe que é “madrugada” pela informação do ciclo ambiental claro/escuro (movimento de rotação)Ou seja, é como se o sol fosse nosso grande relógio e existissem pequenos relógios nas nossas células e todos estivem sincronizados.



Dessa forma, existem horários fisiologicamente ideias para dormir, comer, realizar atividades físicas, estudar, etc. Por exemplo, os principais hormônios envolvidos no metabolismo dos alimentos têm seu pico de secreção entre oito e 12 horas, por isso realizar grandes refeições fora desse horário trará prejuízos à saúde.  Outro exemplo é o hormônio melatonina responsável pelo adormecer, sua secreção começa às 21h, tornando este horário ideal para dormirmos; e explica porque o sono realizado durante o dia não é reparador.

Os genes estão relacionados com a sincronização de ritmos circadianos pela luz! O gene Period 3 (Per3) faz parte do mecanismo de temporização dos mamíferos, a função deste gene,  ainda não está totalmente esclarecida. Em humanos, o gene Per3 possui um característica genética (polimorfismo) de repetição provavelmente associado com mecanismos homeostáticos e circadianos do sono e possui sensibilidade à luz. Danyella Silva Pereira, Flavia Cal Sabino e Guilherme Silva Umemura
Fotoperiodismo  - Capacidade  dos organismos de sincronizar seus ritmos com o ciclo claro/escuro ambiental, distinguindo dias longos/noites curtas de verão dos dias curtos/noites longas de inverno.  Nos ossos - Fotoperíodo esqueleto - Ciclo de claro/escuro no qual a fase clara é substituída por pulsos de luz no início e final da fase clara.
Glândula pineal  - Glândula situada no sistema nervoso central de vertebrados e que produz o hormônio melatonina,  que é um hormônio produzido pela glândula pineal que poderia funcionar como mecanismo de sinalização orgânica da fase escura do ciclo claro/escuro em vertebrados secretado na fase escura do ciclo claro/escuro.  
Fase fotoindutível  (Photoinductible phase) - Fase hipotética do relógio biológico que é fotossensível e que, coincidindo com a fase de claro ambiental, provoca supressão da dia pausa.  
Nas plantas:  “Apesar de a maior parte dos trabalhos em cronobiologia ser desenvolvida em animais, os ritmos biológicos foram inicialmente detectados em plantas e importantes descobertas cronobiológicas ocorreram no campo da biologia vegetal. Muitos conceitos centrais, hoje amplamente aplicados para diversos organismos, foram inicialmente identificados em plantas.” Ivan Santos Salles e Marcos Silveira Buckeridge - Cronobiologia vegetal: aspectos fisiológicos de um relógio verde.
Nos insetos: A maioria dos seres vivos apresenta um marca passo endógeno conhecido como relógio circadiano, responsável por gerar e coordenar oscilações rítmicas em sua fisiologia e comportamento comum período de aproximadamente 24 horas.

2 comentários:

  1. Jesús era palestino e judíos sabían que Jesús era palestino pero madre judía.e el pueblo judío no acepto. Que Jesús fuera hijo de dios de Israel país.lo crucificaron por órdenes de la época 33 año de la jerarquía religiones contrarias a Jesús en Israel psus cuál no tenía nombre de l país de Israel en el pasado.osea OS ortodoxos sionistas e ido no onistas,,,no aceptaron que Joshua o Jesús era el hijo de dios enviado.si Jesús era palestino nacido en Belén ubicación geográfica es palestina.e Jesús era madre judía.padre no era palestino sino turko.rey mago que sale en la biblia.tres reyes magos.la verdad de derly Iván Salazar pezzoni.tuve que viajar al pasado.e describir todo a los religioso de esta época siglo xx

    ResponderExcluir
  2. Los romanos no son responsables de la muerte de Jesús.si lo que son responsables fue los religiosos de Israel antigua culpables de matar a Jesús.

    ResponderExcluir