sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A genealogia de Yahshuah! parte-III

A genealogia de Yahshuah!

Tempo Determinado:

Por mais de mil anos aguardara o povo judeu a vinda do Salvador. Nesse acontecimento fundamentara suas mais caras esperanças. No cântico e na profecia, no ritual do templo e nas orações em tudo estava envolvido o Seu nome.

Yahveh escolheu Yahshorul (Israel) chamou este povo para conservar entre os homens o conhecimento de Seus mandamentos, dos símbolos e profecias que apontavam para o Salvador. O que foi Avraham (Abraão) na terra de sua peregrinação, o que foi (Yoseh) José no Egito e Danyahu (Daniel) nas cortes de Babilônia, devia ser o povo hebreu representante do Eterno e Sua vontade entre as nações.

Na vocação de Abraão, יהוה Yahveh dissera: “Abençoar-te-ei, [...] e tu serás uma bênção [...] e em ti serão benditas todas as famílias da Terra”. Gênesis 12:2, 3.
O mesmo ensino foi repetido pelos profetas.

Ainda depois de Yahshorul (Israel) haver sido arruinado por guerras e cativeiros, pertencia-lhe a promessa:
“Então os restos de Jacó estarão no meio de muitos povos, como um orvalho que vem do Soberano, e como gotas de água que caem sobre a erva, sem dependerem de ninguém...”. Miquéias 5:7.

O rolo das gerações de Yahshuah יהשועה que é o Mashyah. Filho de Davi, o Filho de Abraão (Avraham)

·         Avraham gerou a Yitzchak (Isaque) e
·         Yitzchak gerou a Yaakov (Jacó); e
·         Yaakov gerou a Yahudah (Judá) e a seus irmãos;
·         E Yahudah gerou a Peretz e Tzerah de Tamar (nora de Judá); e Peretz
       gerou a Hetsron; e Hetsron gerou a Ram;  E Ram gerou a Amminadav; e     Amminadav gerou a Nachshon; e Nachshon gerou a Salmon;
  • ·          Salmon gerou a Boaz de Rachav (Raabe a meretriz);
  • ·          Boaz gerou a Oved (Obede de Rute, a moabita)
  • ·         Oved Obede) gerou a Yishai;
  • ·          Yishai (Jessé) gerou a Dawid (Davi), o rei;
  • ·         Dawid, o melech (rei),gerou a Shlomo, (Salomão) de Bat-Shebah que tinha sido a esposa de Uriyah (Urias).
  • ·         Salomão gerou a Roboão (Rechavam)
  • ·         Rechavam gerou a (Abias) Aviyah;
  • ·         Aviyah gerou a Asa;
  • ·         Asa gerou a Yahushafat (Josafá)
  • ·         Yahushafat gerou a (Jorão) Yahuram;

·         Yahuram gerou a Uziyahu (Uzias);
·         Uziyahu gerou a Yoatham (Jotão)
·         Yoatham gerou a Achaz Acaz
·         Achaz gerou a Hizqiyahu (Ezequias);
·         Hizqiyahu gerou a Menashsheh (Manassés);
·         Menashsheh gerou a Amon;
·         Amon gerou a Yoshiyahu (Josias);
·         Yoshiyahu gerou a Yehkonia (Jeconias) e a seus irmãos, por volta do tempo que eles foram levados para Bavel (Babilonia) e depois do exílio em Bavel:

·         Yehkonia gerou a Shealtiel;
·          Shealtiel gerou a Zerubbavel;
·         Zerubbavel gerou a Avihud;
·         Avihud gerou a Elyaquim;
·         Elyaquim gerou a Azor;
·         Azor gerou a Tzadok; (Sadoque)
·         Tzadok gerou a Achim;
·         Achim gerou a Elihud;
·         Elihud gerou a El-Azar;
·         El-Azar gerou a Mattan;
·          Mattan gerou a Yaakov;

     Yaakov gerou a Yosef.

 Este Yosef era o esposo de Miryam, da qual nasceu Yahshuah.
De sorte que todas as gerações desde Avraham (Abraão) até Davi são catorze, de Davi até o exílio na Babilônia, catorze, e catorze de Babilônia até Yahshuah יהשועה

O número de gerações:

Nos primeiros 1500/600 anos vividos pelos patriarcas, as gerações demoravam centenas de anos, de forma que neste período vemos a descrição em Gênesis de apenas 10 gerações.

·         De Adam (Adão) até Noach (Noé)           – 10 gerações.  (período de 1500 anos aproximada/e)
·         De Noach     até      Avrahah (Abraão)     – 10 gerações.  (período de 500 anos) 
·         De Abrahan  até Davi, de Davi até o cativeiro babilônico e do cativeiro babilônico até o Mashyah    
Temos um período de 2000 anos divididos em três etapas de 14 gerações cada uma, de forma que em 4000 anos tivemos uma soma de 62 gerações.

Uma questão bem curiosa, já que vemos uma cronologia lógica nas Escrituras, é pensar em quantas gerações, podemos ter em 6000 anos (semana milenar).

Ao contrário da primeira etapa patriarcal onde os homens viviam centenas de anos e demoravam muito tempo para gerar filhos, nas últimas gerações, os homens tem filhos antes de completarem 20 anos, de forma que se viverem 100 anos, verão seus tataranetos, ou seja 4 gerações, em raros casos, até a quinta geração!

Bem, 2000 anos é 20 períodos de 100 anos. Em 100 anos temos 4 gerações ou um pouco mais; representaremos com o numeral -  4.1.



20 x 4.1 = 82 gerações em 2000 anos

Se somarmos o número de gerações em 4000 anos, mais o número de gerações em 2000 anos após o Mashyha = Temos a fantástica soma equivalente a  144. Que número! Será que o nosso Criador matemático, tem mais uma surpresa pra nós?
62+82= 144

Tempo Determinado:

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, יהוה Yahveh enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da torah, Gálatas 4:4

A vinda do Salvador foi predita no Éden. Quando Adam e Isha (Eva) ouviram pela primeira vez a promessa, aguardavam-lhe o pronto cumprimento. Saudaram alegremente seu primogênito, na esperança
de que fosse o Libertador. Mas o cumprimento da promessa demorava.
Aqueles que primeiro a receberam a promessa, morreram sem o ver seu cumprimento. Desde os dias de Enoque, a promessa foi repetida por meio de patriarcas e profetas, mantendo viva a esperança de Seu aparecimento, e todavia Ele não vinha... 

O aparecimento do Mashyah o Salvador, devia acontecer no tempo determinado dentro da cronologia profética da Escritura dentro do projeto exato do Criador, o grande arquiteto e matemático do Universo.

A profecia de Daniel (Danyahu) revelou o tempo de Seu advento, mas nem todos interpretavam corretamente a mensagem. Século após século se passou; cessaram as vozes dos profetas....A mão do opressor era pesada sobre Yahshorul (Israel), e muitos estavam dispostos a exclamar: “Prolongar-se-ão os dias, e perecerá toda a visão”. Ezequiel 12:22.

O verbo se fez carne:

Ele será chamado pelo nome de Emanu Yah  que quer dizer Yah conosco: (Emanu – conosco /  Yah – prefixo do nome do Pai)”. Mateus 1:23.
O brilho do “conhecimento da tiferet (glória) de יהוה Yahveh ” vê-se “na face de יהשועה Yahshuah”. 
Foi para manifestar essa tiferet (glória) que Ele veio ao mundo. Veio à Terra entenebrecida pelo pecado, para revelar a luz do amor de יהוה Yahveh, para ser “יהוה Yahveh conosco”.
Portanto, a Seu respeito foi profetizado: “Será o Seu nome “EmanuYah”. Isaías 7:14.

Uma visão genética:

A morte entrou por meio de Adam:

“Porque no dia que comer dela, certamente morrerás” (Bereshit-Gn 2:17).
Adão (Adam) recebeu um fruto das mãos de Isha (Eva), e desobedientemente comeu. Foi privado do fruto da árvore que lhe dava vida imortal,  e por meio de seu sangue, todos herdamos a morte.

Da mesma forma herdamos a vida por causa do sangue de um só Homem, Yahshuah haMashyah.

“De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra ....” Atos  7:26

Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. 1 Coríntios 15:21

Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. Romanos 5:19

Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem do Eterno a imensa provisão da chem (graça) e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Yahshuah haMashyah. Romanos 5:17

O sangue que se circula nas artérias e veias de um bebê no útero materno, não é derivado da mãe, o sangue é produzido dentro do corpo do próprio feto. Somente depois que a zerah (esperma), fertiliza o óvulo, o feto começa a se desenvolver, e o sangue aparece.

A parte feminina de Maria, (Miryam) ou seja cromossomo X X, foi humana, mas a zerah que concebe, o cromossomo “Y” foi de quem? Do pai. Quem é o pai? יהוהYahveh!

“Eu também sou um homem mortal, como todos os demais, descendência do primeiro homem mortal, que foi feito do pó, e no ventre de minha mãe fui feito carne durante o espaço de 10 meses, compactado no sangue da semente de seu marido...” (Sabedoria de Shlomo (Salomão) 7:1-3, a nova Bíblia em Inglês com os textos Apócrifos).

Incrível semelhança no que diz a revista superinteressante:
“Os nove meses que um feto passa dentro do útero correspondem a dez ciclos da Lua ao redor da Terra. Ou, 40 semanas. Ou 280 dias...Dentro do útero, o sangue do feto não se mistura com o da mãe. Como os pulmões e o sistema digestório só funcionarão plenamente a partir do nascimento, é na placenta que o sangue é oxigenado. O processo ocorre totalmente separado do sistema circulatório materno. É por isso que o tipo sanguíneo do bebê não é necessariamente igual ao mãe”.http://super.abril.com.br/comportamento/utero-doce-utero

"Pois Tu formaste minha porção interior; Tu me envolveste no ventre de minha mãe. Eu Te darei hallel; porque eu fui espantosamente e maravilhosamente formado; magníficas são as Tuas obras; e minha alma sabe plenamente bem. Meus ossos não Te foram escondidos, quando eu fui formado no lugar oculto, e entrelaçado na porção mais baixa da terra. Teus olhos viram meu embrião informe, ainda, no Teu rolo todos os meus membros já estavam anotados, que foram formados quando ainda nenhum deles existia." Salmos (Tehillim) 139:13 a 16

O sangue que redime do mal, só poderia vir do Soberano Yahveh!

O sangue transporta nutrientes, gases respiratórios, hormônios e resíduos do metabolismo. Ele é constituído basicamente de: plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

No sangue, na genética, está o componente da vida! O sangue é vida! Mas, no caso especial do Salvador o sangue, o cromossomo “Y” de יהשועה Yahshuah é excepcional!

Para que ele seja o nosso “Redentor”, seu sangue não pode ser como o de qualquer outro “homem”.
Porque a palavra declara que: “nenhum deles pode redimir a seu irmão ou dar ao Soberano יהוה um resgate por ele... a redenção da alma deles é caríssima, o preço é muito alto! Mas o Eterno redimirá a minha vida da tumba” (Salmos 49:7,15).

“... apareceu-lhe um anjo do Soberano יהוהYahveh e disse: " Yahusef (José), filho de Davi, não tema receber Miryam (Maria) como sua esposa, pois o que está concebido nela foi gerado do ruach haKodesh.”  Mateus 1:20
Havia componentes extraordinários na concepção dAquela criança aparentemente comum!
A Escritura traz a genealogia do povo hebreu, do povo da promessa feita a Adam, repetida a Avraham (Abraão), e dita por patriarcas e profetas durante séculos!
Seres humanos podem regatar coisas terrenas, mas redimir da morte eterna, é um preço que só poderia ser pago, com o “sangue do Cordeiro”

Filho do Homem, Filho de Adam, mas o Filho de יהוה Yahveh, o Cordeiro de יהוה Yahveh!
No sacrifício feito naquela Pessash do ano 31, o Pai  יהוה Yahveh, não estava passivamente presenciando o sofrimento de Seu Filho, todos os componentes do Universo estavam envolvidos, enquanto pendia entre o céu e a terra o destino do homem.
Maravilhoso amor!

Ivonil Ferreira Carvalho

Diná Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário