quinta-feira, 18 de maio de 2017

YASHAR=YASHURUM -novo



YASHAR=YASHURUM 

ORIGEM E SIGNIFICADO  DO NOME... YAHSHURUM...


Provérbios 3.6
6 Reconhece-o em todos os teus caminhos e Ele endireitará [hebraico, yashar] as tuas veredas.



"Yaakov luta com o anjo"

Endireitar [hebraico, Yashar]: Estar direito, ser correto, honesto, agradável, bom.
Yashar aparece aqui neste verso em sua forma intensiva e significa "tornar direito ou correto". Yahveh irá corrigir o caminho dos seus servos fiéis e devotos. Deste verbo vem o substantivo YOSHER, que significa INTEGRIDADE, como no Salmo 119.7. Yov é descrito como sincero e reto [Jó 1.1]. A promessa de Yahveh a Ciro era dos caminhos tortos serem endireitados [Isaías 45.2].
Por fim, de Yashar vem o nome poético "Yahshurum" [o reto], um nome sempre aplicado a Yahshurum como nação santa de Yahweh        [Deuteronômio 33.5; Isaías 44.2].
Salmo 119.7
7 Render-te-ei graças com integridade [hebraico, Yosher] de coração,  quanto tiver aprendido os teus retos juízos.
Yov (Jó) 1.1

o rio jaboque
O Rio Jaboque nas Montanhas de Gileade, Atualmente a Jordânia.
1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto [hebraico, yashar], temente a Yahweh, e que se desviava do mal.
Isaías 45.2

2 Eu irei adiante de ti, endireitarei [hebraico, yashar] os seus caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei as trancas de ferro;
DDevarim (Deuteronômio) 33.5
5 E tornou-se rei em Yashurum [hebraico, Yahshurum. Originário da  raiz, yashar], quando se congregaram os cabeças do povo juntamente com as tribos de Yashurum.
Yahshayahu (Isaías) 44.2)
2 Assim diz Yahveh que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Yahkov servo meu tu Yashurum [hebraico, Yahshurum. Originário da  raiz, yashar], a quem escolhi.

··... quando  ya´kov lutava  com  um anjo de Yahveh...esse  mudou  seu nome  de Yah kov para  Yashurum...Ab´ereshit-genesis  32,28-33;
yakov  significa enganador, trapaceiro...Já  Yahshurum=reto,  integro correto;  era    o que  jacó  deveria  ser dalí  em diante!!!

Portanto,  o nome  ys  ra  el... é  um  nome  falso  e blasfêmico...



Ivonil ferreira de carvalho.

Um comentário: