terça-feira, 3 de março de 2015

ALMA PESSOA VIDA...


A palavra alma é traduzida nas Escrituras da palavra hebraica Nephesh...e


 Se usam tres têrmos para a alma: nephesh, nuah y neshamah
neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração. ..


Psique (do grego ψυχή, translit. psychḗ, originalmente "respiração", "sopro", por ψύχω, "eu respiro

Quando traduzidas as escrituras para o grego, a palavra é “psyche”. E muitas outras vezes a palavra é traduzida por “vida” e “pessoa”. Talvez você se surpreenda em saber que os animais bem como os humanos, são chamados de “almas” na Bíblia. Alma se refere a animais em Bereshyt=Genesis 2,19. Significa pessoas em Bereshyt=Genesis 2,7. 1ª Cron, 5,21. Atos,2,41. No livro B´midbar=números 31,28.
Fala de uma alma “nephesh” entre 500 almas de homens e de animais do rebanho. Em Vayikrah=Levitico 17; Mostra a alma como sendo pessoa...e toda alma...que comer corpo dilacerado; lavará os seus vestidos e se banhará com água,e será imunda até a tarde, depois será limpa, mas, se não banhar a sua n carne (observa-se que a alma tem carne) levará sobre si a sua iniqüidade.
Na  tradução  Almeida  corrigida,  encontramos  a descrição  da  família  de Yaakov=Jacó,  nas seguintes  apelaras...todas  as  almas(pessoas) pois que  procederam  da  coxa  de  Yaakov=Jacó,  foram  70  almas;
Já  na Atualizada a  mesma  passagem  reza...todas  as  pessoas  da  família  de  Yaakov=Jacó  foram  70.
O  que  na  verdade  saiu  da  coxa  de  yaakov=Jacó? 70  seres  abstratos e invisíveis?  Não!  Simplesmente  70  pessoas  que   compunham    a  grande  família  de  Yaakov=Jacó  naqueles  dias. Também  Shaul  hashaliach  quando  naufragou o  Navio  que  ele  viajava  no  mar  Adriático, relata...estavam  no  navio 276  almas;  Atos 27,37. Almeida  corrida. Na  tradução  do   padre  matos   soares  a mesma  passagem  afirma...eram  no  navio 276  pessoas. 
A  Bíblia  de  Jerusalém  comentando  a passagem  de 1ª  Kefah=Pedro 1,9.  onde  diz...os  salvos  alcançarão  no  fim  da  fé  a salvação das suas almas. Comenta  no  rodapé  da  pg 622 o  seguinte...a  salvação  das  almas,  isto  é,das  suas pessoas.  Visto  que  a  alma é  a própria  pessoa,  ela  não  poderia  mesmo  ser  alguma  coisa  indeterminada  que  habite  dentro do  homem,  ou que  possa  existir  fora  dele separada  do  homem.
Em  harmonia  com  estes  fatos  bíblicos; b as  escrituras sagradas  tornam  claro  que  a  alma  do  homem  possui  atributos  físicos.
 Exemplos;  A  alma  almeja  comer  carne;  Devaryn=Det-12,15.
A Alma  namora...A  alma  de Siquem  meu  filho  está  namorada  da  alma  de  vossa  filha  Dinah;  disse Hamor  a Yaakov=Jacó Bereshyt=Genesis 34,8;
A  Alma tem  fome  de pão...Prov-6,30.
A  Alma  tem  sede  de água  potável; Yashayahu=Ysaias 29,8.
Pode  estar  farta  de  comida; e  sentir o  sabor  dos  alimentos;Prov-27,7.
A Alma  pode humilhar por  meio  de  jejum...Tehillim; 35,13. E  ficar  magra Tehillim=Salmos 106,15.
A  Alma  pode...pecar  e morrer; Tehillim=Salmos 78,50. Ezeqyahu=Ezequiel 18,4. e 13,19.
Sim!   A sua   alma é realmente  a sua  pessoa  com todas  as  faculdades  físicas  e mentais.  Observa-se,  que  quando  Yahweh  fez   Adam=Adão  o  primeiro  homem. A Escritura  relata que  o  Criador  Eterno  colocou  nas  narinas  deste  o  fôlego  (Oxigênio)de  vida;  Não  diz  que   foi  colocado  dentro  do  homem  um ser imortal.
O relato  sobre  a criação  de  Adam  diz...e  formou  Yahweh  o  homem=iysh hebraico...da    argila  da  terra,  e soprou em  suas  narinas,  o fôlego(Oxigênio)  da  vida, e o iysh=homem  se  tornou em  uma pessoa  vivente.  Bereshyt=Genesis 2,7.   Nota-se  que  depois  que Yahweh fez  o  iysh  respirar  o ruakh=ar,  oxigênio,  vento...da  vida;  então  ele  veio a ser    uma  pessoas  viva. Já  que  antes  ele era uma  pessoa  morta.
Consideremos  agora  o  seguinte! Onde  estava Adam=Adão  antes  de  ser  formado  da  argila da  terra, e o  Eterno  criador dar-lhe a respiração  através  do  fôlego  da  vida.  Que  não é  outra  coisa, senão  o  oxigênio que  todos  n nos  seres  vivos  redéramos? Ora,  simplesmente  não  existia.       Então que  quer  dizer de  textos  que  usam  expressões  como,  a minha  alma,e  ou dos  que  falam  da  alma  do  homem  como estando  nele?
É  evidente que  como se  diz eu  mesmo  ou  minha  pessoa, a  minha  vida;  Pode  se dizer  também  a minha  alma.  Porque  alma é  o  mesmo  que  vida ou  pessoa.  Portanto  assim   como  fala  de  alguém  pedrder   a sua  vida  quando   morre;  pode  se  dizer  também   dele  perder  a  sua  alma.  Yahshuah  disse...que  bem  fará a uma pessoa se ela ganhar  o  mundo inteiro, mas  perder a vida? Mattytiahu=Mateus 16,26- BJC.
Tambem...Alma é um termo derivado do hebraico nephesh, que significa vida ou criatura , e também do latim animu, que significa "o que anima"2 .Ivonil ferreira d e carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário