terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

DIA - YOM - COMO ENTENDER QUANDO COMEÇA O DIA-novo

DIA - YOM - COMO ENTENDER QUANDO COMEÇA O DIA 

יוֹם
(masculino)

Fem./Plural: יָמִים
Transliteração: yom
Traduçãodia


Manhã

בֹּקֶר
(masculino)

Fem./Plural:
Transliteração: boqer
Traduçãomanhã

Tarde

עֶרֶב
(masculino)

Fem./Plural: עֲרָבִים
Transliteração: 'erev
Traduçãotarde; véspera; vespera



Noite

לַיְלָה
(masculino)

Fem./Plural: לֵילוֹת
Transliteração: Laylah
Traduçãonoite



לַיִל

(masculino)

Fem./Plural:
Transliteração: Layil
Traduçãonoite



לֵיל

(masculino)

Fem./Plural:
Transliteração: Leyl
Traduçãonoite



רֶמֶשׁ

(masculino)

Fem./Plural:
Transliteração: remesh
Tradução: entardecer, noite



נֶשֶׁף

(masculino)

Fem./Plural: נְשָׁפִים
Transliteração: neshef
Traduçãonoite, anoitecer, entardecer; crepúsculo da manhã ou da tarde; alva; festa


AB´rshit – בראשית - Gênesis

 

A Criação

 

1; 1; Ab´rshit barah Ulhim (Ulrrim)- את alef Tav - et hashamayim ve'et ha'arets.

"O pai do princípio passou a criar; e pela sua palavra Ulhim (Ulrrim)- את alef Tav- fez os céus e a terra". “Yatsor-produzir baráh tirar do nada usado somente quando o sujeito é Ulhim (Ulrrim)

 

 AB´ereshit bara - haDavar a Palavra no principio estava com o Aba-pai Yahanam 1: 1

“Pela Palavra de Ulhim foram feitos os Shamaym [céus], e todo o exército deles pelo sopro da sua boca”. Tehilim [Sal] 33:6

“É pela emunah- fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Ulhim e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê.“ Ivrim 11:3

בָּרָּא - bara – CRIOU – Este verbo especificamente traz o significado de CRIAR DO NADA - Este verbo aparece ao se referir-se apenas à criação dos céus e da terra.

 

2 E a terra era tohu vavohu [sem forma e vazia].

E as trevas estavam sobre a face do tehom-abismo.

Veruach Ulhim mechahefet al-peney hamayim

E o Rukha de Ulhim movia-se sobre a face das águas.

 Yom Rishon [primeiro dia]

 3 Vayomer Ulhim yehy Or – Vayehy Or

E Ulhim amar-disse: יהי - Yhi Or – Exista luz, e houve Luz.

4 E Ulhim viu a Luz, e que era tovah-boa e Ulhim separou a luz das trevas.

ר מ א  - amar – disse – Este verbo denota dizer com autoridade

יהי - Yhi – Exista - tornar a agir de determinada forma]
 
Or [Luz]:

 5 E Ulhim qara-chamou a luz boker , e às trevas Ele chamou Layla. E a -erev boqer- tarde e a manhã- era o Yom Rishon [primeiro dia].

 Yom Sheni [segundo dia]

 6 Vayomer Ulhim yehy hakyah betor hamayim veyhi mavedil beyn mayim

 E Ulhim disse: עש - Asa um firmamento no meio das águas, e separe ele as águas das águas.

7 E Ulhim fez o firmamento, e dividiu as águas que estavam debaixo do firmamento, das águas que estavam sobre o firmamento, e assim foi.

8 E Ulhim chamou o firmamento Céus. E a erev boqer- tarde e manhã era o Yom Sheni [segundo dia].

 Yom Shlishi [terceiro dia]

 9 Vayomer UlhimYkavu hamayim mitachat hashamayim el-makom echad vetehaeh hayabashah vayehy ken

E disse Ulhim: Que as águas debaixo dos céus se ajuntem num lugar e apareça a terra seca, e assim foi.

sha-mayim" – céus, é uma junção das palavras

Sha- שאה que significa fumaça, neblina, nuvem
e mayim- מים que significa águas

שמים-sha-mayim" – céus

Shamayim-nuvens de águas e fumaça"

E as águas debaixo dos céus se ajuntaram à sua concentração e apareceu a terra seca.

10 E Ulhim chamou a porção seca: Terra, e o ajuntamento das águas Ele chamou: Mares, e Ulhim viu que isto era bom.

11 E Ulhim disse: Que da terra surja à relva, as ervas que contenham zerah [semente], e o fruto da terra produza fruto conforme suas espécies, cuja zerah esteja nele próprio, sobre a terra, e assim foi.

12 E a terra produziu relva, e erva produzindo a zerah-semente, conforme suas espécies, e as árvores que produzem frutos, cuja zerah-semente, se achavam nelas próprias, conforme suas espécies. E Ulhim viu que isto era bom.

13 E a erev boqer- tarde e a manhã- era o Yom Shlishi [terceiro dia].

 Yom Revee [quarto dia]

 14 Vayomer Ulhim yehy meorot birekya hashamayim lehavedyl beyn hayom uveyn halaila vehayu leotot ulemoadim uleyamim veshaniym

E Ulhim disse: Yhi luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; que eles sejam por sinais, e por moadim, [tempos sagrados, designados por Yahuh] e por dias, e anos,

יהי - Yhi [Yhi – Exista - tornar a agir de determinada forma]

15 E que eles sejam por luzeiros no firmamento dos céus para dar luz sobre a terra, e assim foi.

16 E Ulhim haviam feito dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para governar o dia, e o luzeiro menor para governar a noite: Ele fez as chochavim [estrelas] também.

17 E Ulhim os direcionou no firmamento dos céus para dar luz sobre a terra,

18 E para governar sobre o dia e sobre a noite, e para que separassem a luz das trevas: E Ulhim viu que isto era bom.

19 E a erev boqer- tarde e a manhã- era o Yom Revi’i [quarto dia].

 Yom Chamishi [quinto dia]

 20 Vayomer Ulhim ysheretzu hamayim sheretz nefesh chayah veof ve ofef al haaretz alpeney rekyah hashamayim

Ulhim disse: Que as águas produzam abundantemente criaturas que se movam que tenham vida, e as aves voem sobre a terra no firmamento exposto dos céus.

21 E ULhim criou as grandes baleias, e toda criatura vivente que se move nas águas abundantemente, conforme suas espécies, e toda ave alada conforme suas espécies, e ULhim viu que isto era tov [bom].

22 E Ulhim os abençoou, dizendo: Sejam frutíferos, e multipliquem-se, e enchei as águas nos mares, e que as aves se multipliquem na terra.

23 E a erev boqer- tarde e a manhã- era o Yom Chamishi [quinto dia].

Yom Shishi [sexto dia]

24 E Ulhim disse: Que a terra produza criaturas viventes conforme suas espécies, rebanho, e animal que se arraste, e a besta da terra, conforme suas espécies, e assim foi.

25 E Ulhim fez a besta da terra conforme suas espécies, e o rebanho conforme suas espécies, e toda coisa que rasteja sobre a terra conforme suas espécies. E Ulhim viu que isto era bom.

26 E a palavra de Ulhim passou a formar o homem à sua imagem, a semelhança de Ulhim o criou, e deu ao homem domínio sobre o peixe do mar, e sobre a ave do ar, e sobre o rebanho, e sobre toda terra, e sobre toda coisa rastejante que rasteja sobre a terra.

27 Assim a Palavra de Ulhim criou o ishíh [homem] em Sua própria imagem, na imagem de Ulhim Ele o criou, ishíh [homem] e ishah [mulher] Ele o criou.

28 E Ulhim os abençoou, e Ulhim lhes falou, Sejam frutíferos, multiplicai-vos e enchei a terra, e subjugai-a, e tenham domino sobre o peixe do mar, e sobre a ave do ar, e sobre toda coisa vivente que se move sobre a terra.

29 E Ulhim disse: Vejam! Eu vos dou toda erva que dá zerah, [semente] as quais estão sobre a face de toda a terra, e toda árvore, que é o fruto de uma árvore que produz zerah, para vós

isto seja por alimento.

30 E para toda besta da terra, e para toda ave do ar, e para toda coisa que rasteja sobre a terra em que exista vida, Eu dou toda erva verde por alimento, e assim foi.

31 E Ulhim viu toda coisa que Ele tinha feito, e viu que isto era muito bom. E passou a erev [tarde] e passou a boker [manhã] do yom shishi [sexto dia]

 Yom Shivii [sétimo dia]

 1 Assim os céus e a terra foram acabados, e todos seus exércitos.

2 E aconteceu que no sexto dia Ulhim cessou o trabalho ao terminar Sua obra que Ele tinha feito, e Ele descansou (menuchah) -hashvi‟i bayom vayishbot- sétimo dia- erev boqer-tarde e manhã- de toda sua obra que Ele tinha feito.

3 E Ulhim abençoou- hashvi‟i bayom vayishbot-o sétimo dia, e o fez Kadosh, porque nele, Ele descansou(menuchah) de toda Sua obra que Ulhim criou e fez.


Não e de se admirar que haja novos conceitos quando aparece luz sobre verdades específicas...isto é um velho estratagema do inimigo... Mas a verdade é clara e simples. O termo hebraico para: " Tarde" é ereb - abrange toda a parte escura do dia - Ver dia/noite em AB´resht (Gên.) 1:14 "Manhã" é boker - representa a parte clara do dia " Tarde e Manhã"- yom - se compõe das duas parte escura e clara. E o termo YOM - abrange as 2 partes do dia - ou seja o dia completo! Se o leitor sincero que verá a clareza das declarações das Escrituras, não existem dias de partes claras unicamente, a terra, assim como outros astros, não permanece estática, realizando, portanto, vários movimentos no espaço. O movimento de rotação é um dos mais conhecidos, pois é o responsável pela alternância entre dias e noites. O que é o Movimento de Rotação - DIA O movimento de rotação é caracterizado pelo deslocamento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste o processo tem duração de 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos, sendo responsável pela variação diária na radiação solar, onde uma parte da Terra fica voltada para o Sol, caracterizando o dia; enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, noite. A velocidade do movimento de rotação é impressionante: cerca de 1.666 quilômetros por hora. 

Esse resultado é obtido através da divisão do perímetro da Terra (aproximadamente 40.000 quilômetros) pelo tempo gasto nesse processo (cerca de 24 horas). Apesar da grande velocidade atingida durante o movimento de rotação, os habitantes da Terra não conseguem perceber esse movimento. Por esse motivo, temos a impressão de que é o Sol que está se deslocando ao redor da Terra. Essa concepção foi defendida durante anos, principalmente pela igreja católica, sendo classificada como modelo geocêntrico, no entanto, cientistas provaram o contrário e estabeleceram o modelo heliocêntrico, sendo o Sol o centro do universo. O movimento de rotação é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de exposição à radiação solar, pois se somente uma porção do planeta fosse voltado para o Sol, sua temperatura seria muito elevada, enquanto a outra porção apresentaria temperaturas baixas. Por Wagner de Cerqueira e Francisco - Graduado em Geografia NA CRIAÇÃO E Ul - him viu a Luz, e que era tov (boa); e Ul-him separou a luz das trevas. E  chamou a luz Dia, e às trevas Ele chamou Noite. Houve tarde e a manhã era PRIMEIRO DIA (Yom Rishon). Gên. 1:5 E Ulhim disse, Haja luzeiros no firmamento dos shamayim (céus) para separar o dia da noite;e que eles sejam por otot (sinais visíveis), e por moadim (tempos designados, comemorações perpétuas de Yah), e por dias, e anos; 

E que eles sejam por luzeiros no firmamento dos shamayim  (céus) para dar luz sobre a terra, e assim foi. Gên. 1: 14 a 16 O DIA ALÉM DE ASTRONÔMICO ESTÁ ESCRITO EM NOSSAS CÉLULAS! O dia além de ser um fenômeno físico ele está intrínseco em nosso sistema. A cada anoitecer o corpo produz a melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio produzido por aminais e plantas. Caniato R, Filippini R, Piovan A, Puricelli L, Borsarini A, Cappelletti E. (2003). "Melatonin in plants". Adv Exp Med Biol 527: 593-7.PMID 1520677 A glândula pineal participa na organização temporal dos rítimos biológicos, atuando como mediadora entre o ciclo claro/escuro ambiental e os processos regulatórios fisiológicos, incluindo a regulação endócrina da reprodução, a regulação dos ciclos de atividade-repouso e sono/vigília assim como a regulação do sistema imunológico, entre outros. Em humanos, a melatonina tem sua principal função em regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos. Outra função atribuída à melatonina é a de antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas a radiação ultravioleta e, através da administração suplementar, ajudando na recuperação de neurônios afetados pela doença de Alzheimer e a epilepsia. Wang JZ, Wang ZF. (2006). "On the Role of Melatonin in Skin Physiology and Pathology". Acta Pharmacologica Sinica 27: 41-49 É por causa da rachamim de יהוה que nós não somos consumidos, porque Sua rachamim não falha.
 Eles se tornam novos a CADA MANHÃ; grande é a Tua fidelidade.   Lamentações 3: 22 e 23  A bondade do Altíssimo Yahveh, reconstrói nossas células num período de 8 horas de escuridão e descanso. Na paz que a noite traz está repleta de saúde e vida para nossas emoções e sensibilidades espirituais. Você poderá me perguntar: e nos polos onde o sol não se põe, como funciona o dia (de 24 horas), com relação ao movimento de rotação? Simples também:  Teoricamente, o pôr e o nascer do Sol ocorrem quando o bordo do disco solar atinge o horizonte astronômico, ou seja, a linha de horizonte que seria vista por um observador ao nível do mar com uma vista totalmente desobstruída perante si. Na realidade o pôr e o nascer do Sol são vistos quando o centro do disco solar está cerca de 50’ (minutos de grau), abaixo do horizonte.  Sol da meia-noite em Alta, Noruega. Tal deve-se à própria dimensão angular do disco solar sobre o céu e, principalmente, à curvatura dos raios solares causada por refração na atmosfera quando o Sol incide em ângulos baixos, como é o caso quando está próximo do horizonte. Este efeito atmosférico tem grande importância nas zonas circumpolares, pois aí o Sol permanece durante largos períodos próximo do horizonte e as condições de muito baixa temperatura atmosférica o que pode causar grandes variações (de horas) no período de visibilidade do Sol ou do crepúsculo  http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol_da_meia-noite Onde estão delimitadas as horas do shabat? 
Ele será a vós um Shabbat-Shabbaton, e vós afligireis vossa alma; no nono dia do mês a tarde, de tarde à tarde, vós celebrareis o vosso Shabbat. Levítico 23 32 Simples assim. Não há variações dos limites do dia nas Escrituras.  Dia começando a meia noite - MAIS UMA INVENÇÃO DE ROMA A convenção de iniciar cada dia à meia-noite tem origem com os romanos; PLUTARCO comentou sobre a dificuldade de determinar o início do dia pelo nascimento do Sol e o começo da noite pelo pôr do Sol, devido ao fato de não haver uma definição clara de quando ocorre isto, se é quando aparecem ou desaparecem os primeiros e últimos raios de Sol ou quando o centro do Sol toca no horizonte. 
PLUTARCO, Quaestiones Romanae, LXXXIV,  A estipular um horário para início dos dias, é uma solução  meramente humana, e uma desconsideração de um projeto perfeito, um desígnio inteligente programado pelo Criador.

Ivonil ferreira de Carvalho
Descrição: como ganhar dinheiro na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário