segunda-feira, 15 de outubro de 2018

SOL E A LUA...CRIADOS NO QUATRO DIA?...


SOL E A LUA...CRIADOS NO QUATRO DIA?
UMA COMPREENSÃO RAZOAVEL E DEVERAS PONDERADA SOBRE A CRIAÇÃO DOS ASTROS EAB´BERESHET (GENESIS) PELO CRIADOR ETERNO YAHVEH.





O quarto dia...
AB´eresshet(Genesis) 1;14 E UL-him disse, apareçam luzeiros no firmamento dos shamaym(céus), para separar o dia da noite, que eles sejam por sinais, e por moadim,(tempos designados por Yah-veh) e por dias, e anos;
15 E que eles sejam por luzeiros no firmamento dos shamaym(céus) para dar luz sobre a terra, e assim foi.
16 E UL-him designou dois grandes luzeiros; o luzeiro maior para governar o dia, e o luzeiro menor para governar a noite: Ele fez as chochavim (estrelas) também.
17 E UL-him os pôs no firmamento dos shamaym(céus), para dar luz sobre a terra,

18 E para governar sobre o dia e sobre a noite, e para que separassem a luz das trevas: E UL-him viu que isto era tov(bom).


A gravitação universal é a parte da Física dedicada ao estudo do movimento dos corpos celestes e foi, nos últimos anos, tema constante em várias questões das provas do Enem e de vestibulares de todo o Brasil.

No edital do Enem para 2014, esse campo de estudo da Física consta da seguinte forma:

A mecânica e o funcionamento do universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da  Gravitação universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.


A narrativa de que os luminares foram feitos no quarto dia é em sentido figurado...não existe dia e noite sem sol e lua, caso esses tivessem sidos feitos no 4º dia, não teria lógico, havido os 3 dias iniciais! Porque não existiam sol e lua para marca-los!
Como O Criador Yahveh poderia ter criado a Terra ANTES do Sol ?
Se a Terra é mais nova do que o Sol? 
E a astronomia explica que, QUANDO ALGUM PLANETA GIRA AO REDOR DE UM SOL É POR QUE O PLANETA SURGIU DEPOIS DO SOL...

Vai depender muito do ponto em que se encontra o narrador! 

A narrativa de AB´ereshit ou Genesis a respeito da Criação da Terra parte da perspectiva de quem se encontra no Planeta Terra e não de quem esta no Espaço Sideral. 

Se olharmos como o planeta Terra foi se formando segundo a ciência, poderemos ver correlatos com as narrativas de AB´ereshit (Gênesis) de forma sutil. 

Fora a questão eqüidistante de Tempo de ocorrência podemos perceber detalhes que só podem ser explicados na Narrativa a partir do ponto de vista de quem esta inserido no contexto da ocorrência!
Sabe-se que na atmosfera original da Terra havia grande quantidade de gases tóxicos, que foram substituídos gradualmente por grandes porções de oxigênio gerado a partir da proliferação dos primeiros seres fotos sintéticos. (substâncias capazes de absorver a luz utilizada na fotossíntese)


Mas este processo foi lento. Vale ressaltar que a Luz podia penetrar, e a vida foi gerada a partir do surgimento do Oxigênio que surgia gradativamente. 

A idéia do surgimento do Sol e da Lua ocorrem segundo o livro de AB´ereshit simultaneamente. 

Por que? Qual o argumento para tal narrativa? 

Exatamente aqui que eu quero chegar, pois é neste ponto que pode-se entender como foi feita a narrativa do Texto. E isto pesa e muito na interpretação de textos religiosos da Literatura hebraica, pois são quase todos com a mesma característica!

Podemos perceber que tal surgimento é descrito em uma visão de dentro para fora, ou seja, a partir do ponto de vista de quem se encontra no planeta Terra. - E isto faz muita diferença! 

Se a visão descreve a partir do Espaço Sideral seria então necessário descrever o Surgimento de Toda a Galáxia! 

Mas o foco é a Terra, e sendo a Terra temos que considerar a visão de quando Sol, Lua e Estrelas se tornaram visíveis, e, o mais importante, REFERENCIAS para datar o Tempo. 

É isto o que é dito em “E disse Yahveh: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para SINAIS e para ESTAÇÕES, e para DIAS e ANOS;” 

A Luz podia penetrar por uma camada de nuvens de poeira. Efeito semelhante temos quando existem dias chuvosos!

O dia recebe claridade, mas a visão do Sol é ofuscada. 

Portanto a formação vegetal de forma rude e primitiva foi possível ainda antes da possibilidade da exposição completa do Sol e da Lua sobre a Terra. 

O Sol e a Lua já existiam antes mesmo do Planeta Terra existir, mas a narrativa comporta a idéia de quem está aqui no Planeta Terra e não do Universo. 


A visão do Sol, (se houvesse observador terrestre na época) só seria possível após algumas Eras, porém a LUZ SOLAR penetrava na atmosfera! 


Por esta razão é que a Vida Marinha também é citada posteriormente, pois ela é narrada a partir da perspectiva de quem vê e não de quando ocorre de fato! 

Se fosse seguir o Literal seria o Planeta Terra a forma mais antiga de existência de todo o Universo, e aí sim, haveria questões totalmente incompatíveis com os correlatos de AB´ereshit! 

A idéia da revelação da Torah, enquanto um mapeamento do Universo, é que trata-se de um professor explicando Física Quântica para garotos de primeiro ano colegial. 

O professor precisa utilizar-se de um discurso totalmente adaptável ao entendimento de seus mais novos aprendizes!

Previamente, no primeiro “dia”, usou-se a expressão: “Venha a haver luz.” O termo hebraico ali utilizado para “luz” é ’ohr,(אור) que significa luz em sentido geral. Mas, no quarto “dia”, a palavra hebraica passa a ser ma•’óhr,(• מא ' אור ,) que significa a fonte da luz. 
O tradutor Rotherham, numa nota de rodapé sobre “Luminaries (Luzeiros)”, em The Emphasised Bible, afirma: “No ver. 3, ’ôr [’ohr(אור,) luz difusa.” Daí, prossegue mostrando que o termo hebraico ma•’óhr, no versículo 14, significa algo “produzindo luz”
No primeiro “dia”, a luz difusa evidentemente penetrava nas faixas envolventes, mas as fontes dessa luz não podiam ser vistas por um observador terrestre por causa das camadas de nuvens que ainda envolviam a Terra. Agora, pelo visto, as coisas mudaram neste quarto “dia”. 

22 Uma atmosfera inicialmente rica em bióxido de carbono pode ter causado um clima quente, em toda a Terra. Mas, o crescimento luxuriante da vegetação, durante o terceiro e o quarto períodos criativos, absorveria parte deste cobertor de bióxido de carbono, retentor de calor. A vegetação, por sua vez, liberaria oxigênio — essencial para a vida animal. 

23 Nesse estágio, caso existisse um observador humano, ele poderia discernir o sol, a lua e as estrelas, que ‘serviriam de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos’. AB´ereshet(Gênesis 1:14) A lua indicaria a passagem dos meses lunares, e o sol a passagem dos anos solares. As estações (épocas) que então ‘vieram a existir’ neste quarto “dia”, sem dúvida seriam muito mais brandas do que se tornaram posteriormente. —AB´ereshet (Gênesis) 1:15; 8:20-22

INFLUÊNCIA DO CÉU SOBRE A TERRA!

As leis dos homens são gravadas em papel, precisam ser aprovadas por outros humanos, por serem imperfeitas são revistas, alteradas, emendadas até anuladas.

As leis do Altíssimos são perfeitas, inalteráveis, regem a saúde e a vida! Na maioria das vezes não são compreendidas porque o coração do homem se distanciou do seu Criador.

Mas se olharmos em redor veremos estas leis escritas das formas mais inusitadamente belas e impressionantes, a medida que iniciamos a compreensão destes fatos, nosso ser todo é enaltecido ao mesmo tempo que nos quedamos humilhados diante de nossa total incapacidade de conhecer tudo plenamente....
Cada estudo, é um passo que damos em direção ao conhecimento, cada conhecimento deve ser um passo que nos aproxima da adoração ao Criador. Que ela seja cada vez mais repleta de emoção!

CONHECES TU AS LEIS DOS CÉUS? PODES TU ESTABELECER A INFLUÊNCIA DOS CÉUS SOBRE A TERRA? JÓ 38: 33


A etimologia da palavra cronobiologia, é um termo composto de duas partes: crono e biologia. O primeiro é um prefixo que expressa tempo e provém da mitologia grega (crono era um titã e em sua honra eram celebradas colheitas anuais); jábiologia é a ciência da vida. Desta maneira, a cronobiologia é o estudo do tempo em relação aos seres vivos. Tem sua ligação direta com alguns rituais que marcam este transcurso, das estações do ano, as marés, o dia, a noite, etc. Ou seja, os movimentos dos sol e da lua e da sua influência sobre toda a terra. Portanto, existem certas cadências ou ritmos biológicos que se desenvolvem em cada organismo vivo. Neste sentido, a cronobiologia é a disciplina da fisiologia que estuda os ritmos que se repetem regularmente ao longo do tempo. Estes ritmos determinam a vida do conjunto de seres vivos.

... Artigo http://queconceito.com.br/cronobiologia

ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO RELÓGIO VERDE!
Há interessantes estudos e artigos publicados no mundo todo sobre Botânica e Biociências de Universidades inúmeras ao redor do mundo!

De repente as flores aparecem, se reproduzem vemos sua vida em ciclos anuais, influenciados pelo movimento de translação da terra, períodos de luz e escuridão, frio e calor, umidade e sequidão...
A percepção da existência de ritmos em seres vivos foi um elemento importante na história. Esta ideia surgiu em 1729, proposta pelo astrônomo francês Jean Jacques de Mairan.  Atualmente, todo ritmo, seja qual for seu período, controlado por um ou mais osciladores endógenos é chamado “circarritmo” como circamaré, cir­calunar, etc.(Lumsden e Millar, 1998).
Os estudos revelam descobertas campo da biologia vegetal,  eventos fisiológicos envolvidos em processos temporais nas plantas. Todas as células carregam a maquinaria necessária para compor um “relógio verde”, que está ligado com o ciclo circadiano. E este  relógio é “dirigido, influenciado” pelo movimentos do sol e da lua, ou seja o movimento de rotação da terra, e a revolução da lua, os ciclos de sol e escuro, as influências dos astros. São leis escritas no DNA de cada planta, do qual depende a vida e a perpetuação de cada espécie. A linda vegetação obedece e “reconhece” a benção do Criador!

Ouço muito falar que os “antigos” tem o conhecimento das épocas do ano em que se devem fazer as plantações das determinadas culturas agrícolas. Muito provavelmente você mesmo já ouviu falar das luas certas para fazer as podas das plantas para que possam florescer e produzir. Na agronomia se estuda isto! Podemos descrever de uma forma poética dizendo que são “leis escritas no coração das plantas”

RELÓGIO INTERNO NOS PEIXES, AVES E  ANIMAIS!
De repente as aves migram, e retornam para suas casas, todas juntas, ativadas por um relógio invisível. Elas entram em fase de acasalamento, e seus ovos eclodem em tempo determinado, seguindo ciclos distintos e perfeitos. Como isto acontece? O organismo vivo é acionado por um sistema de tempo, um relógio interno que produz reações químicas, físicas e hormonais, modificações ligadas aos ciclos circadianos e circalunar. Todos os seres vivos dependem da luz do sol e sabemos que o seu ritmo de 24 horas de luz e escuridão é essencial para a vida, mas hoje sabe-se através destas observações de estudos que ciclos reprodutivos de muitos organismos, especialmente os organismos marinhos, estão ligados à mudança dos níveis de luz da lua e do ciclo das marés, ambos regidos pelas fases da lua.

RELÓGIO DAS ÁGUAS!

O nível das águas do imenso e poderoso mar – são influenciadas pelas fases da lua. A cada fase desse nosso satélite natural, as marés reagem de uma forma e isso já foi provado cientificamente. Mas você sabe como isso acontece? É uma pergunta que muitos se fazem: “como a lua influencia as marés?”
A lua, com suas quatro fases, pode determinar o nível de elevação das marés, mas a primeira coisa que você deve saber é que ela não faz isso sozinha. As mudanças dos níveis marítimos também sofrem influência do sol, mesmo estando 390 vezes mais distante da Terra que a lua. Mas o efeito de cada um depende da intensidade da força de atração dele – o sol – e da lua sobre o nosso planeta.
 A lua atrai a terra suavemente, o puxão gravitacional lunar afeta consideravelmente a superfície dos oceanos devido à fluidez, com grande liberdade de movimento da água. Mas dependendo da posição do sol e da lua em relação ao nosso planeta, as marés têm comportamentos diferentes. As marés podem subir ou descer por influência da gravidade exercida pela lua e pelo sol. O que determina a época em que elas estarão mais ou menos cheias é a posição desses dois astros em relação à Terra. Quanto mais alinhados estiverem o sol, a lua e a Terra (ou como dizem os astrônomos, em oposição ou conjunção) maior será o efeito na massa marítima, causando, consequentemente, uma alta nas marés – como é o caso da lua nova.
Já na lua minguante, a influência do Sol e da Lua nas marés oceânicas diminuem, e é quando estas se ‘equilibram’. Na fase cheia da lua, ela viaja de novo para uma posição em que se alinha com o sol e a Terra, provocando uma nova alta das marés. E na fase crescente, a lua e o sol formam um ângulo reto de 90º e é quando a gravitação lunar se opõe à solar – elas só não se anulam porque a lua, mais perto da Terra, exerce maior poder de atração. As diferenças de nível entre as marés alta e baixa são muito menores nessa fase.
Vemos claramente escrito estas leis de influências do sol e da lua no mundo vegetal, em cada planta, vemos esta influência nos peixes, nas aves e nos mudos animais. Vemos estas leis nos incríveis movimentos do imenso mar! Pergunto: Será que esta influência só não atinge o homem? Será que não há nenhuma lei escrita no nosso ser com relação as influência das estações, do sol e da lua?
As Escrituras estipulam períodos NO TEMPO - e estes TEMPOS  são regidos e assinalados pelos ciclos do sol e da lua, Gên. 1: 14 a 18, desde a antes de o homem ser criado!  Deve haver momentos de descanso e reflexão sobre as coisas que não se veem, elas nos remetem ao Criador de todas as coisas!

Durante os ciclos circadianos (diariamente) há uma recuperação celular de 8 horas, onde nosso sistema é passado em revista,  são refeitas as nossas energias, elas são literalmente renovadas a cada manhã depois de uma noite de repouso. Isso não é difícil de entender.
Durante os ciclos circalunares, a cada sete dias há uma recuperação celular de 24 horas, onde nosso sistema é passado em revista, são refeitas as nossas energias, elas são literalmente renovadas a cada shabat, depois de um dia repouso. É neste sentido que o shabat liga o céu e a terra, e é um memorial da criação, e é aqui que repousa a benção do descanso, quando você para suas atividades e seu sistema celular  é refeito, suas "baterias" são devidamente carregadas, sua saúde mental, emocional e espiritual são colocadas em devida sintonia, tudo escrito nas leis do seu corpo, as mesmas leis sentidas nos peixes, nas aves, nas marés e suas mudanças extraordinárias através das influências do céu!
·         Nas luas novas mensalmente,
·          nos shabatot, semanalmente,
·          nas dias específicos de Mikra kadoshim - Festas Fixas, anualmente
·         shemitah  - ano sabático – descanso da terra  a  cada 7 anos
·         e nos Yovel – jubileu a cada 50 anos
Estas leis fixas estão gravadas nas Escrituras, para orientação humana, Yahveh escolheu um povo para transmitir ao mundo estas informações ao mundo, colocou uma benção para os que descansam nestas datas, mas parecem que mal os homens insuflem das bênçãos do descanso noturno a cada noite.
Quando vedes surgir uma nuvem na direção do pôr-do-sol, logo dizeis que é sinal de chuva, e, de fato, assim ocorre. Também, quando sentis soprar o vento sul, proclamais: ‘Haverá calor!’, e acontece como previstes.  Hipócritas! Sabeis muito bem interpretar os sinais da terra e do céu. Como não conseguis discernir os sinais do tempo presente? Lucas 12: 55, 56

Em seguida, Yahshuah lhes propôs uma parábola: “Observai a figueira, bem como todas as demais árvores.  Assim que começam a brotar, percebendo-o, reconheceis, por vós mesmos, que o verão está chegando...Luc. 21:29

Podes amarrar as maravilhosas constelações estelares; atar a Plêiade ou soltar os laços de Órion? Podes tu gerar as constelações e suas estações? Conheces tu as leis dos céus? Podes tu estabelecer a influência dos céus sobre a terra? Jó 38: 30 a 33

Procurai o que faz o sete-estrelo e o Órion. Amós 5:8

Aquele que criou as Plêiades, Kiymah, as sete estrelas, e Kesiyl, Órion, e é poderoso para fazer brotar das trevas o raiar do dia, e transformar o dia claro em noite escura; que chama as águas do mar e as espalha como deseja sobre a face da terra; Yahweh é o seu Nome! Amós 5:8

Os hipócritas do tempo de Yahshuah sabiam discernir os sinais dos céus, e hoje? Tal classe nem sequer estes sinais o sabem....

Ciclo diários, semanais, mensais e anuais e de cada estação, são escritos no DNA humano, para promover saúde física, mental e espiritual. Felizes aqueles que sabem discernir os sinais dos céus e as suas influências!

As leis do Soberano de Poderes Yahveh, são impressionantes, escritas perfeitamente no interior de cada componente de Sua criação!
Ivonil ferreira de Carvalho!

  Diná Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário