domingo, 3 de fevereiro de 2019

Ensinando o Shabat-sintese!

Ensinando o Shabat!



[Dalet] 4º  

Lembra-te do Yom Ha-Shabat, para o shomer (observar) como kadosh.
 Seis dias trabalharás, e farás toda tua obra:
Mas o sétimo dia é o Shabatot de YAHVEH  יהוה teu Ulhim: nele tu não farás qualquer obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua servo, nem teu rebanho, nem teu estrangeiro que está dentro de teus portões:
Pois em seis dias YAHVEH  יהוה fez os céus e a terra, o mar, e tudo o que nele há, e descansou no sétimo dia; portanto YAHVEH  יהוה abençoou o dia do Shabat, e o santificou.
Shemot (Êx.) 20:8 a 11

O shabat é a quarta instrução dentre as dez recebidas por Mehshuah (Moisés) no Monte Sinai, no dia 09 do terceiro mês, um dia depois do shabat...
Foi dado ao povo hebreu, mas não só os estrangeiros deveriam observar como até os animais.

Inserido no shabat está a benção biológica/física, mental/emocional e a um nível de comunicação com as coisas referentes ao nosso rukha (as coisas mais excelentes e sagradas) recebida neste descanso.
O conceito de descanso não significa “dormir”, mas sim, regeneração, reestruturação e reerguimento! E isto foi dado em forma de um pacto, uma aliança, uma promessa...

Todas as letras e palavras hebraicas possuem vários significados, e a palavra shabat é escrita com as letras shim, bet e tav.

Shim – significa, fogo
Bet – significa, casa/dentro
Tav. – significa, pacto/aliança


Então temos a frase dentro da palavra: Aliança/pacto de fogo dentro! E isso fica mais nítido quando lemos o verso:

Pelo que os filhos de Yahshorul (Israel) guardarão o shabat para o observar nas suas gerações, por aliança perpétua.
Entre Mim e os filhos de Yahshorul, é um sinal pra sempre, porque em seis dias fez 
יהוה os céus e a terra, a ao sétimo dia sentiu-se satisfeito. Shemot (Êx.) 20:8 a 11

Este é o único entre os mandamentos, que traz o Seu Nome e o descreve como o Criador dos céus e da terra...Por isso céu e terra são necessários serem observados para encontrar este dia dentro do calendário.

A guarda do shabat possui regras, dadas pelo próprio Criador, para determinar este dia!

1 Assim diz o Soberano YAHVEH  יהוה ; A porta do átrio interior, que olha em direção ao oriente, estará fechada durante os seis dias de trabalho; mas no Shabat, ela se abrirá, e no dia de Rosh Chodesh - Lua Nova se abrirá...
De igual modo o povo da terra adorará na entrada desta porta diante de  יהוה  no Shabatot e na Lua Nova.

A Lua Nova, é a cabeça do mês, ou seja, o dia primeiro de cada mês do ano. Ao contrário do que indica o calendário gregoriano, a Lua Nova é quando pela primeira vez no mês, a lua é avistada.
Nprincípio dos vossos meses, oferecereis holocausto, (detalha a oferta)...este e o holocausto da Lua Nova de cada mês, por todos os meses do ano. Núm. 28:11 e 14

Todo dia 01 (primeiro) é Lua Nova na contagem do tempo do Eterno!Agora veja bem a instrução acima, a porta do Templo estaria aberta para adoração no shabat e na Lua Nova.
Sendo a Lua Nova o dia primeiro 01, segue-se a ela 6 dias que são de trabalho com a porta do Templo fechada, e no sétimo dia ela se abre novamente...
Ao passar estes 6 dias no sexto dia ao por do sol você olha pra cima e verá a lua mudando sua fase, num quarto crescente perfeito, anunciando a chegada do shabat.
De forma que cada shabat é o sétimo dia a contar da Lua Nova, por isso nas Escrituras, shabat e Lua Nova andam sempre juntos!

Mais 6 dias de trabalho no sétimo a lua estará totalmente cheia, mas sete dias no seu quarto minguante e mais sete dias ela está na conjunção em meses de 29 dias e na última minguante em meses de 30 dias, já que a lua leva 29 dias, 12 horas, 44 min. e 33 seg. na sua revolução em torno da terra. De forma que no calendário do Criador e os dias são fixos, e a Lua rege o mês e as semanas!

Todos os dias nosso corpo entra em descanso ao escurecer, a glândula Penial que está dentro no cérebro emite sinais para a produção do hormônio do descanso, a melatonina, de forma que nosso cérebro está sintonizado perfeitamente com os movimentos de rotação! Só que não é apenas com este movimento que ele está sintonizado, também acontece o mesmo com o movimento de translação de forma que vemos nossas mudanças físicas a cada ano que passa... Mas queremos pontuar que o shabat, está sintonizado com o nosso cérebro através do movimento de “lunação”. Não só o nosso corpo, mas também as plantas os peixes, as aves todos os animais...
No dia de shabat o corpo tem uma recuperação além das 8 horas da noite, mas quando você se sintoniza com o Criador há uma recuperação em todo seu ser de mais 16 horas!
Isso acontece nos peixes, aves, animais e plantas!

Sempre desejamos shalom a todos neste dia!

Shabat Shalom traz o significado em suas letras: que vc tenha equilíbrio e renovação de suas forças neste dia que o Criador fez um pacto de fogo com seu povo!


Ivonil ferreira de Carvalho
Diná Soares 

Um comentário: