sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A MENORAH


A MENORAH


MENORÁ SIGNIFICADO - (MenorahCandelabro) A Menorá (no                                           hebraico: מנורה -menorah - "lâmpada, candelabro"), é um candelabro de sete braços


O candelabro de sete braços encontra-se ligado à cultura judaica, essa  linda peça  que foi feita como  um simbolo  das  sete  eras  da kehilah  do mashyah na terra;  tornou-se  numa grande idolatria   na cultura judaica,  por  eles  não entenderem  o  seu real significado  ilustrativo.
SHEMOTH (Êxodo) cap. 25  encontra-se o detalhamento de uma peça desse tipo a ser confeccionada para o tabernáculo, sobre a qual repousaria o rukha kadosh de yahveh.

O menorah dentro do Lugar kadosh (Santo) do tabernáculo era uma obra de beleza extraordinária e consistia em três partes principais: a base, a haste principal e as hastes filiais. Acima da base surgia uma haste vertical e dos dois lados desta haste, saíam três hastes filiais que se encurvam para o lado e acima. Cada uma das seis hastes filiais e a haste central terminavam em um pote feito em forma de uma flor de amêndoa aberta. No mesmo topo as pétalas abertas da flor seguravam uma luminária de óleo. Foram decoradas habilmente a haste central as filiais com aquele mesmo desenho de flor de amêndoa abertos com três em cada haste e quatro na haste central.

A decoração era tão primorosa e detalhada, que o soberano yhvh ordenou que somente artesãos altamente qualificados e ungidos pelo seu rukha kadosh poderiam fazer isto. yahveh descreve para mehshuah (Moisés) como seria essa peça de Ouro veja:

SHEMOTH (Êxodo) 25 – 31-40.

31 E tu farás uma menorah de ouro puro: de trabalho

batido a menorah deverá ser feita: sua haste, e seus

ramos, seus vasos, suas maçanetas, e suas flores, serão

da mesma peça.

32 E seis ramos sairão dos lados dela; três ramos da

menorah de um lado para fora, e três ramos da menorah

no outro lado: 3

33 Três cálices feitos como amêndoas, com uma

maçaneta e uma flor em um ramo; e três cálices feitos

como amêndoas, com uma maçaneta e uma flor: pois os

seis ramos estes saem da menorah.

34 E na própria menorah estarão quarto calices feitos

como amêndoas, com as suas maçanetas e suas flores.

35 E haverá uma maçaneta debaixo de dois ramos da

mesma peça, e uma maçaneta debaixo de dois ramos do

mesma peça, e uma maçaneta debaixo de dois ramos do

mesma peça, de acordo que os seis ramos procedam para

fora da menorah.

36 As suas maçanetas e os seus ramos serão o mesmos; tudo será um trabalho batido de ouro puro. 4

37 E tu farás as sete lâmpadas, para que a façam dar luz

defronte dela. 5

38 E os espevitadores dela, e as suas bandejas, serão de

ouro puro.

39 De um talento de ouro puro ele o fará, com todos estes

vasos.

40 Cuida disto para que tu os faça segundo o modelo que

te foi mostrado no monte.

Nenhuma medida é determinada acerca do seu tamanho exato;ja  que  como  um simbolo  memorial a menorah, seria utilizada  fisica  ate  a chegada  do mashyah  o ungido  a verdadeira  luz  da humanidade! . As sete luminárias de óleo que descansam nas pétalas de flor estavam como pequenos potes. Uma linha ou pavio de linho eram colocados na luminária, e o fogo nunca poderia apagar (Lv. 24:2).
1 Revelação do Mistério

Depois de toda essa explicação sobre o Candelabro vem a revelação do que seria exatamente os Sete Candelabro de Ouro, eles representam as Sete kehilot (Igrejas) da Ásia. Em DanyahuD(aniel) 2.22 diz que “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” , e assim se fez foi revelado para seu povo  na era  messianica o que significa os candelabro em Ap 1.20 “O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os malachim (anjos) das sete hehilot (igrejas), e os sete castiçais, que viste, são as sete eras  das sete hehilot (igrejas).”, outro detalhe interessante é que haviam outras igrejas estabelecidas exemplo: Jerusalém, Antioquia da Síria, Colossos, Tessalônica, Roma, Filipos etc.

Vejamos uma pequena demonstração. O próprio nome universal falado por todas as nações: HALLELUYAH que significa louvai a YAH, tem no seu nome o documento pleno e irrefutável do nome do criador. Note que a perfeição do nome esta nele pois louvor é escrito com sete letra e junto com  YAH -prefixo  do nome yah-veh formam-se dez letra como seus DEZ mitzvot (mandamentos.)

Porque 4 letras no nome do pai YHWH?

R. As quatro letra representam a quarta geração de Avharam chamado hoje de Abraão que voltariam para terra prometida como esta escrito em bereshyt (Genesis) 15. 13 – 16:

“13 Então disse o YAHWEH a Avharam: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos;

14 sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens.

15 Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado.

16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia.”

Vemos irmãos que meshuah (Moises) só pode ser libertado com o povo hebreu; após o conhecimento do nome do eterno como esta escrito em SHEMOTH (Exodo) 3. 14, 15, e para nossa libertação é imprescindível o conhecimento do nome do eterno...o meu povo conhecerá o meu nome..yashayahu (isaias) 52;6...e jo 17,6,26...

O MASHYAH veio na figura de 7, porque ele é a pura perfeição e se observarmos na palavra depois que os filhos de 7 nasceram voltou-se a invocar o nome do altíssimo (Genesis 4. 25, 26)

“25 E Ahdahm conheceu com sua esposa novamente; e ela
gerou um filho, e chamou seu nome de Seth; Da parte de
Ulhim, ela disse, tens me designado outra zera(semente) ao invés
de Hevel, a quem Qayin matou.
26 E também a Seth, nasceu um filho; e ele chamou seu
nome Enosh: a partir de então, os homens começaram a
invocar o Nome de .יהוה”

EM CONSTRUÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário