sábado, 15 de agosto de 2015

O TETRAGRAMA

 O TETRAGRAMA        
 YUD   HEH     VAV   HEH-  יהוּה
YAHVEH.
YAHSHUAH=Yahweh é Salvação.

Quem subiu ao céu e de lá desceu?
“Quem recolheu o vento de mãos abertas?
“Quem amarrou  o Mar  numa  túnica?
“Quem fixou os limites da Terra?
“Qual é o seu nome; e o nome de seu filho


Se é  que o sabes?Mishlê=Provérbios 30,4.





Essa  é  uma pergunta interessante do profeta ao povo dos santos  do Altíssimo.
Sobre a importância  de  se conhecer o nome  do Eterno Criador  de todas  as coisas; E também  o  nome  de seu filho Salvador.
Em  Yashayahu=Isaías  52,6.  Diz...o meu povo conhecerá o meu nome;
O  tetragrama   YHWH,  se refere  ao  nome  do Eterno, em original hebraico.
E  aparece   cerca de 6828  vezes   em hebraico  na Tanakh, e indica,  pois  tratar-se  de   nome muito conhecido e que dispensava a presença  de sinais vocálicos  auxiliares ( as  vogais intercalares).
A antiguidade e legitimidade  do tetragrama YHWH  como o  nome  do Eterno Criador  para os hebreus; È  provada na  passagem  de Shemot=Êxodo  capitulo  3; Onde  O  Eterno  revelou á Mosheh=Moisés, seu  nome  até  então  não revelado ao  homem,  nas  seguintes  palavras...Mosheh  disse ao Eterno; Quando eu aparecer diante  do  povo hebreu e lhes  disser; O Heulhim  de seus  ancestrais enviou-me  a vós;  e eles me perguntarem; Qual é  o nome  dele? O que lhes direi?Adonai  disse a Mosheh “Ehyeh  Asher  Ehyer;  que a BJC  traduz por=EU Sou Serey; o que Sou Serey=acrescentou...Diga  isso  ao  povo  dos hebreus; Yud-Heh-Vav-Heh o Heulhim=Eterno Criador,  de seus  pais, O Heulhim  de Avraham,  o Heulhim  de Ytz´chak e o Heulhim  de Ya´akov, enviou-me  a vós.  Esse é o meu  nome para  sempre; desejo  ser lembrado  dessa  forma, geração  após geração..Agora  até  os egípcios saberão  que EU  SOU..YUD-HEH-VAV-HEH.
Eu apareci a Avraham  e  a Ytz´chak  e  A Ya´akov como  o Adonai Helohim Tiz,va´ot=O Todo- Poderoso  dos exércitos celestiais;  Mas, pelo  meu  nome Y H V H  não  lhes  fiz conhecer; Shemot=êxodo  6,2. È  assim que está escrito  no   Tanakh.
Em  Devarym=Deut-6,4.  O Eterno  volta  a enfatizar  seu  nome  aos Israelitas dizendo...ouve  Ô  Yashorul=Ysarel...YUD-HEH-VAV-HEH é  um; em hebraico  pronuncia-se assim”YUD-HEH-VAV-HEH echad.  Echad=errad é  um  numeral é  o  numero  um,  significando  que Ele  é  único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário