terça-feira, 10 de novembro de 2015

MINI-QUADRO- NICEIA-CONSTANTINOPLA



MINI-QUADRO- NICEIA-CONSTANTINOPLA



O CONCILIO D E NICEIA NÃO FOI A CRIAÇÃO PLENA DO CRISTIANISMO...APENAS UM REFORÇO A MAIS, QUE ATRAVÉS DOS SECULOS SUBSEQUENTES CRESCEU MUITO...! Dan--8,9 e refs- 


A trindade tomou corpo dogmática a partir do no ano 325 e c; no concilio de Niceia; criada pelo então imperador romano Constantino, e o papa s silvestre e mais 318 bispos=hoje tem igreja que faz a...dos 318 pastores!. 


E oficializada no ano 381 pelo imperador Teodosio e o papa Damaso, e mais 150 bispos catolicos no concilio de constantinopla=Almanaque Abril cultural de 1987 pgs 490 a 493;Ela é tão santissima, quanto a santa igreja catolica, e o santissimo papa.
Sobre esses dois concilios cristãos catolicos lemos no livro"Documentos da Igreja Cristã" pg 130; por H. Bettenson; o seguinte....nos estamos convencidos de que a fonte e o sustentaculo de nossa soberania, sua força e inexpugnavel defesa, é aquela única e verdadeira fé que, por inspiração de Deus; foi publicada pelos 318 santos padres reunidos em Niceia (325) e confirmada pelos 150 santos padres que de modo semelhante se reuniram em concilio em Constantinopla (em 395) a fim de promover em toda a parte, o crescimento da santa igreja catolica.


 No mesmo livro pgs 51-53.

Encontra-se uma carta do então Imperador Romano Teodosio 1º; Enviada ao papa Dâmaso, datada do ano 381 era do mashiach.

Contendo o seguinte teor sobre a recem nascida Santissima trindade...Queremos que as diversas nações sujeitas a nossa clemencia e moderação; Continuem professando a religião legada aos romanos pelo Apostolo Pedro. Tal como preservou a tradição fiel, e como é presentemente observada pelo pontifice Dâmaso...varão de santidade apostolica. De conformidade com a doutrina dos apóstolos e o ensino do evangelho. Creiamos pois, na única divindade do pai e do filho, e do espiritoSanto e, em igual magestade e em trindade santa.



 Autorizamos aos seguidores dessa lei....trindade santa...a tomarem o titulo de cristãos. Referente aos outros que julgamos cheios de tolices....Os que não criam na trindade e nem eram crsitãos...queremos que sejam estigmatizados com o nome ignominioso de “herejes” E que não se atrevam a dar aos seus conventiculos, o nome de eklesia=igreja. Estes (herejes) sofrerão em primeiro lugar o castigo da divina condenação, e em segundo lugar, a punição que nossa autoridade, de acôrdo com a vontade do céu, decida infligir-lhes; Sejam eles excluidos dos Edificios Eclesiasticos, pois não estão autorizados a celebrar suas assembleias ilegais, dentro dos povoados, Se tentarem qualquer distúrbio, ordenamos eliminar e explusar das cidades a esses frenéticos, de modo que as Eclesias=igrejas cristãs, possam ser...no mundo inteiro recolocadas nas mãos dos Bispos ortodóxos que confessam o credo de Nicéia=Trindade; Decretamos perpetuamente que os Bispos de qualquer outra provincia nada intentem contrário aos usos antigos sem a autorização do venerável papa da cidade eterna=Roma. Mas, seja lei para todos, o que decidir a “santa sé”.

O periodico catolico-Ave Maria-edição de Junho dee 1999-pg-14 diz... a Igreja define O DOGMA DA TRINDADE...como a crença de que em Deus existem trêa pessoas, as quais subsistem numa única natureza (interessante não?...3 em 1) Tal definição, no entanto só se cristalizou nos seculos IV e V, frutos dos concilios ecumenicos de Niceia 325; e constantinopla 381. Por conseguinte, não se trata de uma definição formal ou explicitamente biblica



IVONIL FERREIRA  DE CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário