sexta-feira, 12 de agosto de 2016

ULHIM(ulrrim) E NÃO ELO-HIM

ULHIM ou ELOHIM? אול  (UL) - Tudo - totalidade - Soberano - Supremo - alef  - vav - lamed איל  (AL) -  a raíz do aramaico aparece como - alef  - yod - lamed אל -  (EL)  - alef - lamed - terminologia comumente usada nos nomes próprios nas bíblias com traduções greco-romanas. É muito difícil encontrar provas na grafia da pronúncia correta de Ulhim, porque as cópias foram transcritas várias vezes, em diversas épocas, em quais tiveram diversas influências dos povos e culturas pagãos, além de que há vários idiomas semíticos. 


Temos primeiramente entender que estes são títulos, e não o nome do Eterno. Quando começou o exílio dos israelitas em Babilônia o politeísmo fazia parte da cultura de Yahsorul (Israel). Foi apenas após o exílio que a adoração única e exclusiva de Yahveh foi restaurada. EL -  Esta pronúncia foi aprendida pelo povo no cativeiro babilônico de 70 anos. Os cananeus, moradores da terra de Canaã, como era chamada a região entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo em tempos antigos adoravam a Baal e Bel que eram os ídolos destes povos. Relevo de Palmira do início doséculo II d.C. com representações de Bel  Na Antiga Mesopotâmia, Bel foi um epíteto aplicado a vários deuses. Os autores gregos transliteraram-no e incorporaram-no na sua mitologia depois passou para a mitologia romana com terminaçã de “us”. Depoimentos interessantes: "A medida que houve uma miscigenação entre os povos, um acabou identificando sua divindade protetora com a outra, e com o tempo Yahweh foi incorporando aspectos da divindade El, numa espécie de sincretismo religioso" -  (Donald B. Redford, Egypt, Canaan, and Israel in Ancient Times. Princeton University Press, 1992. ISBN 978-0691036069). "Segundo o professor Frank Moore Cross, professor de Hebraico e outras Línguas Orientais, emérito da Universidade de Harvard, notável por seu trabalho na interpretação dos Manuscritos do Mar Morto, Yahweh (YHWH) era um título dado pelos primeiros israelitas à suprema divindade "EL", durante o período da Idade do Bronze (aproximadamente 1200 a.C.). Posteriormente, o contrário aconteceu, tornando-se a palavra El um título e Yahweh o nome próprio da suprema divindade israelita, talvez num ímpeto nacionalista daquele povo em querer se perceber diferente dos outros povos que habitavam a Palestina." (Frank Moore Cross, Canaanite Myth and Hebrew Epic: Essays in the History of the Religion of Israel. Harvard University Press, 1997. ISBN 978-0674091764). "A Bíblia retrata os israelitas como um povo quase totalmente distinto dos cananeus, mas os dados arqueológicos revelam profundas semelhanças de língua, costumes e cultura material. A língua de Canaã, por exemplo, era só um dialeto um pouco diferente do hebraico bíblico. Os cananeus não deixaram para trás uma herança literária tão rica quanto a Bíblia, no entanto, poucos quilômetros ao norte de Canaã, na atual Síria, ficava a cidade-Estado de Ugarit, cuja língua e cultura eram praticamente idênticas às de seus primos do sul. 

Templo de Belcomo fazer blog
Ugarit foi destruída por invasores bárbaros em 1200 a.C., mas os arqueólogos recuperaram numerosas inscrições da cidade, nas quais dá para entrever uma mitologia que apresenta semelhanças impressionantes com as narrativas da Bíblia. " (Mark S. Smith, The Origins of Biblical Monotheism: Israel's Polytheistic Background and the Ugaritic Texts. Oxford University Press, USA, November 6, 2003. ISBN 978-0195167689). "Ao longo dos séculos, houve outros deuses que receberam o título de Senhor e foram identificados, total ou parcialmente, com Bel Marduque. Também é provável que o Zeus Belos, mencionado por Sanconíaton como filho de Crono, se refira a Marduque." The theology of the phœnicians: from Sanchoniatho. www.sacred-texts.com 'Na cidade de Hatra foi encontrada uma estátua de Bel. Na cidade de Palmira, o principal templo era dedicado a Bel, a designação local da principal divindade da cidade. Esse tempo resistiu até ao século XXI, até ser destruído pelo estado Islâmico do Iraque e do Levante, em agosto de 2015, por ter sido convertido primeiro em igreja e depois em mesquite. " - Teixidor, Javier (1979) (em inglês), The Pantheon of Palmyra, Brill Archive, pp. 139, ISBN9789004059870 - Hatra: la ciudad santa del dios Shamash Templo de Bel O Templo de Bel (em árabe: معبد بل‎), por vezes chamado Templo de Baal, era um edifício religioso situado no  sítio arqueológico de Palmira, Síria, consagrado em 32 d.C. ao deus semita - Bel, adorado em Palmira em trindade com o deus lunar Aglibol e o deus solar Iarhibol. O templo era o centro da vida religiosa da cidade e alguns estudiosos consideravam-no a estrutura melhor preservada de Palmira. Foi destruído quase completamente com explosivos nos últimos dias de agosto de 2015 pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante.  BAAL  Os cananeus, ou também chamados de sidônios ou fenícios pelos gregos, praticavam uma religião muito degradada que girava em torno do deus da fertilidade, Baal. Nos rituais envolvia-se sodomia, bestialidade e prostituição, bem como abomináveis ritos de sacrifício de crianças. Termo 'baalim', plural de 'baal'.   Jezabel adorava a baal identificado como o deus fenício Melkart, deus da cidade de Tiro. Os arqueólogos acreditam que a imagem foi esculpida no início do século I a.C. Júpiter Doliqueno era um deus romano criado a partir do sincretismo do Júpiter romano, chamado de “o rei dos deuses”. Também é conhecida a adoração de Baal na antiga cidade greco-romana de Doliche, localizado ao norte da moderna cidade turca de Gaziantep.“A imagem está muito bem preservada. 

BAAL-EL

Oferece informações valiosas sobre as crenças dos romanos e à persistência das antigas tradições do Oriente Médio”, ressalta o professor Michael Blomer. O povo Yahshorul (Israel) foi exortado a não adorar outros deuses, que evidentemente existiam, e a história mostra um povo que se rendeu constantemente a desobediência, apesar dos avisos constantes de Yahveh. Por sua desobediência e rebeldia foi muitas vezes castigado! 

 Ao analisarmos apenas algumas das adulterações como nos nomes de: YASHORUL   para  - Israel - Conjunção de 3 deuses - Isis - Ra e EL de Bel -  Danyahu - Yah é meu juiz para - Daniel - Bel  é meu juiz MIGAYAH - quem é semelhante a Yah - para Miguel - Quem é semelhante a El. EMANU YAH- Yah conosco - para -  Emanuel - El conosco  SAMUYAH - ouvir de Yah - para - Samuel - Ouvir de Be Não é difícil é difícil perceber que a palavra Elohim foi mais uma destas adulterações: 





ULHIM - Supremo de poderes - para Elohim - El de poderes.... Ha shatan com sua sede diabólica de adoração, exulta em ver que ao longo dos séculos a homenagem à ídolos, e a ele mesmo, ao invés de ao adoração ao único e verdadeiro Soberano do universo.  Mas o Meu povo saberá o Meu nome. Yeshayahu - (Isaias) 52:6 UL - No hebraico significa - Total - Supremo - preferimos sem dúvida ficar com esta opção!


Ivonil Ferreira  d e Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário