quinta-feira, 30 de setembro de 2021

ULHIM ou ELOHIM?

ULHIM ou ELOHIM?



- A raiz aramaica aparece como - alef - yod - lamed אל - (EL) - alef - lamed - terminologia comumente usada em nomes na Bíblia com traduções greco-romanas. É muito difícil encontrar provas na grafia da pronúncia correta de Ulhim, pois as cópias foram transcritas várias vezes, em vários momentos, nos quais tiveram várias influências de povos e culturas pagãs, além do fato de serem várias Línguas semíticas.



Danyahu e os sacerdotes de Bel —

Danyahu 14

O rei ordenou que você fosse morto, enquanto entregava o Danyahu Arbitrário Bel ao. Este ou destruído, bem como seu templo.
Yashayahu ... 46,1 ---- B`Ele irá até ele,

Primeiro, entendemos que esses são títulos, não o nome do Eterno. Quando o exílio dos israelitas na Babilônia começou, o politeísmo fazia parte da cultura de Yahsorul (Israel). Foi somente após o exílio que a adoração única e exclusiva de Iahweh foi restaurada. EL - Esta pronúncia foi aprendida pelo povo no cativeiro babilônico de 70 anos. Os cananeus, habitantes da terra de Canaã, como era chamada na antiguidade a região entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, adoravam Baal e Bel, que eram os ídolos desses povos. Na Antiga Mesopotâmia, Bel era um epíteto aplicado a vários deuses. Os autores gregos o transliteraram e incorporaram em sua mitologia, então ele passou para a mitologia romana com a terminação "nós". “Como havia uma miscigenação entre os povos, um acabava identificando sua divindade protetora com o outro, e com o tempo Iavé foi incorporando aspectos da divindade El, numa espécie de sincretismo religioso” - (Donald B. Redford, Egito, Canaã e Israel no Velho Testamento, Princeton University Press, 1992. ISBN 978-0691036069). "De acordo com o professor Frank Moore Cross, professor de hebraico e outras línguas orientais, emérito da Universidade de Harvard, notável por seu trabalho na interpretação dos Manuscritos do Mar Morto, Yahweh (YHWH) foi um título dado pelos primeiros israelitas à divindade suprema" EL " , durante o período da Idade do Bronze (aproximadamente 1200 aC). Mais tarde, aconteceu o contrário, tornando-se a palavra El um título e Yahweh o nome próprio da suprema divindade israelense, talvez num ímpeto nacionalista daquele povo em querer se perceber diferente dos outros povos que habitavam a Palestina. (Frank Moore Cross, Cananite Myth and Hebrew Epic: Essays in the history of the religion of Israel. Harvard University Press, 1997. ISBN 978-0674091764). "A Bíblia retrata os israelitas como quase totalmente diferente dos cananeus, mas os dados arqueológicos revelam profundas semelhanças na língua, costumes e cultura material. A língua cananéia, por exemplo, era apenas um dialeto ligeiramente diferente do hebraico bíblico. Os cananeus não deixaram uma herança literária tão rica quanto a Bíblia, no entanto, poucos quilômetros ao norte de Canaã, na atual Síria, ficava a cidade-estado de Ugarit, cuja língua e cultura eram praticamente idênticas às de seus primos do sul .
Templo de Bel
Ugarit foi destruída por invasores bárbaros em 1200 aC. A., Mas os arqueólogos recuperaram numerosas inscrições da cidade, nas que dá vislumbrar uma mitología que apresenta semelhanças impressionantes com as narrativas da Biblia. “Ao longo dos séculos existiram outros deuses que receberam o nome de Deus, título de Senhor e foram identificados, total ou parcialmente, com Bel Marduque. Também é provável que Zeus Belos, referido por Sanconíaton como filho de Crono, se refira a Marduque. . "A teologia dos filos: de Sanchoniatho. Www.sacred-texts.com Na cidade de Hatra, uma estátua de Bel foi encontrada. Na cidade de Palmira, o templo principal foi dedicado a Bel, a designação local da principal divindade da cidade. Este tempo resistiu até o século 21, até ser destruído pelo estado islâmico do Iraque e Levante, em agosto de 2015, por ter sido convertido primeiro em igreja e depois em algaroba. "- Teixidor, Javier (1979) (em inglês), The Pantheon of Palmyra, Brill Archive, pp. In the Temple of Bel (árabe: معبد بل), às vezes chamado de Templo de Baal, era um edifício religioso localizado na área arqueológica local de Palmira, na Síria, consagrado no templo de Bel, 32 DC ao deus semita - Bel, adorado em Palmyra em trindade com o deus lunar Aglibol e o deus solar Iarhibol. O templo era o centro da vida religiosa da cidade e alguns estudiosos consideraram-na a estrutura mais bem preservada de Palmira. Foi quase totalmente destruída com explosivos nos últimos dias de agosto de 2015 pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante. BAAL Os cananeus, também chamados de sidônios ou fenícios pelos gregos, praticavam uma religião muito degradada que girava em torno do deus da fertilidade, Baal. Os rituais envolviam sodomia, bestialidade e prostituição, bem como ritos abomináveis ​​de sacrifício infantil. "Termo 'baalim', plural de 'baal'. Jezabel adorava o Baal identificado como o deus fenício Melkart, deus da cidade de Tiro. Os arqueólogos acreditam que a imagem foi esculpida no início do século I AC. Júpiter Doliqueno era um deus romano criado a partir do sincretismo de Júpiter romano, denominado "o rei dos deuses". A adoração de Baal também é conhecida na antiga cidade greco-romana de Doliche, localizada ao norte da moderna cidade turca de Gaziantep. “A imagem está muito bem preservada.

BAAL-EL

Oferece informações valiosas sobre as crenças dos romanos e a persistência das antigas tradições do Oriente Médio ”, enfatiza o professor Michael Blomer. O povo Yahshorul (Israel) foi exortado a não adorar outros deuses, que evidentemente existiam, e a história mostra a um povo que constantemente se rendiam à desobediência, apesar das constantes advertências de Iahweh, por sua desobediência e rebelião foram punidos muitas vezes!



   Analisando apenas algumas das adulterações como nos nomes de: YASHORUL para - Israel - Conjunção de 3 deuses - Ísis - Ra e EL para Bel - Danyahu - Yah é meu juiz para - Daniel - Bel é meu juiz MIGAYAH - que é semelhante a Yah - por Miguel - Que é semelhante a Ele. EMANU YAH- Yah conosco - por - Emanuel - Ele conosco SAMUYAH - ouve de Yah - por - Samuel - Ouça de Be Não é difícil perceber que a palavra Elohim era uma dessas adulterações:




E no caso de uma pessoa que não seja da sua família, nem da sua família, nem dos seus filhos. e verdadeiro Soberano do universo. Mas meu povo saberá meu nome. Yeshayahu - (Isaías) 52: 6 UL - Em hebraico significa - Total - Supremo - definitivamente preferimos ficar com esta opção!



Ivonil Ferreira d e Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário