sábado, 15 de junho de 2013

TIPOLOGIA; UM RAMEZ

TIPOLOGIA;  UM  RAMEZ....(ensino alegórico  da Torah...)

Colossenses 2:
16  Ninguém, pois,  vos julgue por causa de comida e bebida, ou  dia de festa, ou lua nova, ou sábados. Que  são sombras  e  ou figura do que O  SHABBAT  E  OS  SHABBAOT...

Os  shabbaot=sábados-plural, nada  tinha  a ver  com o shabbat  do 4º mandamento! E eram denominados  de  shabbaot=sabados  das festividades, que  eram apenas  um tipo-figura,  sombra  do que havia de vir!..Heb-10,1.

Vejamos!!


Além  do dia  Sétimo que Yahweh  afixou  nas  tábuas do  decálogo  como  sendo  um  dia  de
 repouso e 4º  mandamento.


A Torah registra   mais  7  shabbaot (sabados) durante  o  ano  hebraico em  datas  e  festividades diferentes,  como  veremos  a seguir.
1º-shabbat-Vayikra (levitico)23,5. primeiro dia da matzah (ázimos) 15 de Abib-março-Abril.
2º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,8. no 7º  e ultimo  dia da matzah (ázimos) 21 de Abib-março-Abril.
3º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,15,16. na festa  de  shavu`ot (pentecostes) dia  4 de sivâ o 3º mês.
4º-shabbat-Vayikra (Levirico 23,23-25.no dia do ano  novo-jubileu 1º de Tysri 7º mês-Setembro-out-.
5º-shababt-Vayikra (Levitico) 23,26-32. dia de "Yom-Kippur (Expiação) 10 de Tysri.
6º-shabbat-Vaykra (Levitico) 23,39. 1º dia da  festa de sukkot (tendas) 15  de Tysri 7º mês.
7º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,38-40; O ultimo  dia da  festa de Sukkot 22  de Tysri  7º  mês.
Como pudemos  observar,  haviam realmente  como  ficou  bem explicado;  7  dias-datas-no Tanah chamados   shabbatot  (Sabados).
Que  eram dias festivos  do povo  de israel físico  no Tanach...que  eram  tipo  ou sombra  dos  bens  futuros  na Briyt hadashah...



                    COMPREENDENDO A TIPOLOGIA

TIPOLOGIA – é a parte da teologia que estuda as conexões históricas entre determinados fatos, pessoas ou objetos do Antigo Testamento e sua aplicação profética no Novo Testamento.
Tipo é a pré-figuração do verdadeiro, que é chamado anti-tipo. Em outras palavras, o tipo é uma sombra que antecede o real (o antítipo). Para isto o tipo estará sempre figurando no Antigo Testamento e o antítipo estará sendo confirmado no Novo Testamento. Exemplo:
José é tipo do mashyah, e  o mashyah é antítipo de yossef=José.

ANTIGO TESTAMENTO
yossef=JOSÉ

-          rejeitado pelos irmãos – Gn 37:4
-          deixou a casa do pai – Gn 37:28
-          foi vendido – Gn 37:27-28
-          foi tentado – Gn 39:7-12
-          esteve preso – Gn 39:20
-          exerceu o governo – Gn 41:39-44
-          salvou o povo – Gn 41:57

NOVO TESTAMENTO
YAHSHUAH
(Antítipo – Hb 9:24)

-          rejeitado pelos irmãos – Jo 1:11
-          deixou a casa do Pai – Jo 17:3, 5
-          foi vendido – Mt 27:9
-          foi tentado – Mt 4:1-11
-          esteve preso – Mt 26:47-56
-          exerceu o governo – Is 9:6
-          salvou o povo – Mt 1:21

O profeta  Osheiah disse da parte de Yahveh  sobre o cessar  dessas  festas tipológicas  da seguinte maneira!!!
Oséias 2:
11 – Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades.


E Shaul ratificou  dizendo que...havendo o mashyah riscado  a cédula que era  contra  nos nas  suas  ordenanças...tipológicas...a qual de alguma maneira  nos era  contraria, e  tirou-a  do meio de nós, cravando-a  na estaca  de execução..Col-2,14...

Por isso  kefah=pedro... foi enfático eu seu depoimento  sobre essa transição  do  tipo =figura...para o antítipo=realidade!
Dizendo...Yah me escolheu dentre  vocês (judeus) para ser                                                                    aquele cuja boca os goym=gentios- pudessem ouvir a mensagem  das  boas  novas e confiar.    E Yah que conhece os corações, deu lhes  testemunho ao conceder  o ruach  hakodesh  a eles,  como  fizera a nós, isso é, ele  não faz  distinção  entre  nós  e eles, mas  purificou-lhes  os corações mediante a emunah=confiança=no Mashyah. Então porque    vocês  estão tentando  ao Eterno agora,  ao  colocar  um jugo sobre o pescoço  dos  talmidim que  nem  nossos  pais e nem  nós  tivemos  forças  para  carregar? Atos,14,6-12..

Assim como em muitas  outras  passagens da Escritura  mostra  essa  transição  do  modelo de adoração  no Tanach usando  as  coisas  físicas  que  eram...um tipo=figura... para  a Bryit  hadashah  em espirito  que  é o Antitipo-real!.

 O  shabbat singular do 4º mandamento  não  está  dentro  das  regras  do  tipo=figura!  Ele  um  dos 10 mandamentos  do Eterno Yahveh  que  não muda! Ele  foi instituído na  Bereshit  no final  da maravilhosa obra  criadora  de Yah ulhim...E  é  um monumento da criação do Eterno Criador Yahveh. 
Portanto dizer que o shabbat  do 4º mandamento era  sombra  de Yahshuah, é uma miopia  espiritual      sem limites...shabbat  shalom  a todos  os que amam  o Mashyah em espirito e  em verdade!!!


Ivonil  Ferreira de Carvalho





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