terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A CIRCUNCISÃO...!BRYT MILAH...

A  CIRCUNCISÃO...!BRYT  MILAH...
,,,Vieram alguns  homens  de yahudah  para  Antioquia e começaram a  ensinar  aos  irmãos.."vocês  não podem  ser  salvos, a menos  que  se  submetam  à  bryt -milah  da forma  prescrita  por  mosheh;  E  isso os  levou   a uma grande contenda e  discussão  com shaul  e Bar-nabah.  Por  isso  a congregação  designou  Shaul  e Bar-nabah  e alguns  outros para  propor essa  sh´eilah=questão=  aos emissários  e anciãos  em Yahshalaym.


Chegando   á  yahshalaym,  foram  bem recebidos  pela comunidade  nazarena, incluindo  os  emissário  e  os  anciãos;  e  eles  relataram   tudo  o  que  yhwh  tinha   feito  por  meio  deles.  Alguns,  porem,   dos  que  chegaram  a confiar  era  do partido  dos  p´rushim;  eles  se levantaram e disseram... È  necessário  circuncida-los e  orienta-los  para que guardem  a Torah  de   mosheh...
Os  emissários  e  os   anciãos  se reuniram para  analisar  a questão (  sem a presença  dos  fariseus=p´rushim que queria  circuncidar  os  irmãos  novos)...depois  de  um  longo debate...Kefah  levantou-se e  disse-lhes  !Irmãos, vocês sabem  que  há muito tempo Yahweh  me escolheu  dentre  vocês ´para   ser  aquele  por  cuja  boca  os goym  pudessem  ouvir  a mensagem  das  boas-novas e  confiar.!
E  Yahweh,  que conhece  o coração,  deu testemunho ao conceder  o  rukha  hakadosh  a  eles  como fizera   a  nós.   Isso é,    ele  não  fez      distinção entre  nós  e  eles;  mas,   purificou-lhes   o coração  mediante  a confiança. e  do sangue...
Então,  por  que  vocês  estão tentando  Yahweh agora,  ao  colocar  um  jugo  sobre  o pescoço  dos talmidim=discípulos- que  nem   nossos  pais,  e nem    nós tivemos  forças  para  carregar?  Não!  é  por  meio  do amor  e da bondade  do  adonai  yahshuah  que  nós confiamos e  fomos  libertos e acontece  o mesmo   com  eles...
Yaakov-Tiago disse...minha  opinião  é portanto que,  não devemos pôr  obstáculos no caminho  dos goym  que  estão  se voltando  para  Yahweh...Em  vez  disso, devemos  escrever-lhes  uma  carta  para  informa-los  de que  devem abster  das  coisas contaminadas...da fornicação  e  do   que  foi estrangulado....Atos  15,1-21..

A partir  de então,  Shaul=Paulo  emissário  dos  goym=gentios,  passou  a ensinar  largamente  sobre  a  circuncisão, fisica  na  carne  como  está  no Tanak-V  Tes-vindo  a  ser espiritual  no coração,  na  Bryt  hadashah...Rom-2  28,29...  Com a  confiança   em yahshuah  hamashyah  pela  emunah-fe  em seu nome .!!!
Por  isso ele  escreveu,,,yahweh  é  um  só, e  considera justos  os  circuncisos-do tanak-com  base  na confiança-fe,  e os  incircuncisos  com  base  na mesma  emunah-fe..segue-se  então  que abolimos   a torah  por meio  dessa confiança-emunah=fe? De  maneira  nenhuma!! Ao  contrario, confirmamos a torah...Rom-3,30...

Shaul=Paulo  explica  claramente  que...Tanto  os  crentes  do tanak  com  a fé  de Avraham  foram  justificados  sendo  circuncisos!
Quanto  os    da  bryt hadasha-N T-  que  confiam   tendo  a sua emunha-fe   no  nome  de yahshuah hamashyah...o nome  sobre todo  o nome;  são  justificados  por yahweh  incircuncisos.  Estabelecendo portanto  a veracidade  da torah  nas  coisas físicas,  todo  o ritualismos cerimonial     do tanak. E  que era  figura=tipo Lev-  cap-16  e  23. E que  eram  sombra  dos bens  futuros , e  não  a imagem exata  das celestiais.. hebreus  10,1   e  cap-8,e  9.  Como    as  coisas  espirituais  , ou  seja,  a confiança  em yahshuah  no coração  como a  emunha=fe  em seu  nome,  sem a  circuncisão!

Assim  shaul=Paulo  adverte-nos  seriamente  sobre  os p´rushim-fariseus  que  querem  nos mutilar  a carne  vejam...Não me é dificil repetir  o que  já  vos  escrevi  antes,  e  para  vocês será  uma garantia;  cuidado  com  os  cães que mutilam  a carne(circuncidam) por  que  nós somos os circuncisos,  nós que adoramos  pelo rukha  kakodesh-espirito  de yahweh; e que fazemos do  messias   yahshuah  nossa confiança=emunha-fe...!
Não confiamos  em qualificações  humanas.Filipenses  3,1-3..E  arremata dizendo  enfaticamente correto...Ser circunciso nada  significa;           e ser  incircunciso não signifca  nada...1ª cor-7,19..e  refs...
Porque existem  muitos rebeldes, especialmente  da facção  da circuncisão,  que  iludem  a    mente  das  pessoas  com  suas  conversas inúteis  e  enganadoras.  Eles  precisam  ser silenciados,  porque  estão   transtornando  famílias   inteiras  ao ensinar  o  que  não  lhes  compete, e  o fazem  por ganancia...
...por  esse  motivo  você deve  ser severo ao repreender  quem seguiu  o falso ensino deles,  para que voltem  a ter  a emunha=confiança  no mashyah...e  no  que é são,  e não  deem  mais atenção  aos  mitos judaicos, e  aos mandamentos  d e homens  que rejeitam   a verdade...Tito  1,10-15; B  J  C.
...Em  união  com  o messias  vocês  foram circuncidados,  não com a circuncisão  feita  por  mãos  humanas,  mas,  com a  realizada  pela remoção  do controle  da velha natureza  sobre  o corpo.  Nessa  circuncisão  feita  pelo messias,  vocês  fora sepultados  com  ele  por  meio  da imersão;  e  foram   ressuscitados  em união   com ele...Col-2,11,12.
E  essa  é  a  circuncisão...no espirito...Rom-2,28,29...



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


sobre  a bryt milah...
    

Material usado em uma cerimônia de brit milá, exibido no museu da cidade de Göttingen
Brit milá (em hebraico: ברית מילה, literalmente "aliança da circuncisão"), também chamado de bris milá (na pronúncia asquenazi) é o nome dado à cerimônia religiosa dentro do judaísmo na qual o prepúcio dos recém-nascidos é cortado ao oitavo dia como símbolo da aliança entre Deus e o povo de Israel.Também é nesta cerimônia que o menino recebe seu nome. Costuma-se realizar o brit em um café da manhã festivo.


"Circuncisão de Isaque", Regensburg Pentateuch, c.1300
A origem deste ritual é encontrado em Gênesis 17:1-14 ,onde Deus ordena a Abraão que ele e todos os seus descendentes se circuncidem como sinal do pacto entre Deus e Abraão.
O judaísmo defende que este é um sinal de pacto pérpetuo que não pode ser nunca abolido. Deste modo, quando diversas situações e povos buscaram obrigar o povo judeu à não seguir a prática da brit (como por exemplo, debaixo do domínio grego), sempre desencadeou-se uma resistência à abolir á prática, o que elevou a brit milá à um evento de grande importância e significado no sentido de "ser judeu".

Terminologia da brit milá

Mohel - Aquele que é responsável por efetuar a remoção do prepúcio é chamado de mohel, em hebraico. Qualquer judeu que saiba fazer a cirurgia (se o pai da criança souber realizar a brit, não é permitido que delegue a função a outra pessoa) e saiba as bençãos específicas pode realizar a brit, mas o mohel é um especialista capaz de efetuar a circuncisão. O mohel não é necessariamente um médico, mas tem uma grande experiência na execução da brit. Classicamente a brit é feita sem anestesia, apesar de atualmente em algumas brit milá a criança receber uma pequena anestesia. Geralmente não há traumas [carece de fontes?] e a criança se recupera rapidamente.
A tradição rabínica só permite que uma mulher execute a circuncisão se não houver um homem competente presente. No entanto atualmente o rabinato conservador e reformista tem permitido que mulheres exerçam a função de mohel.

Cadeira de Elias
Atualmente, a validade das cerimônias é discutida, ou pelo menos analisada, em função de que corrente autorizou o celebrante, no caso o mohel. Porém, isso acontece de forma "hierárquica" em função do tradicionalismo da corrente. Assim, um reformista sempre considerará válido um brit-milá feito por um mohel ortodoxo, mas isso não é necessariamente verdade para um ortodoxo se o mohel for reformista (principalmente se for mulher).
Sandak- Título derivado do grego, significa "padrinho". É a pessoa que recebe a honra de segurar a criança que receberá a circuncisão.
Kvater- casal escolhido para trazer a criança até o lugar em que receberá a circuncisão.

A mulher do casal (Kvater) toma a criança dos braços da mãe e a entrega ao homem que levará a criança e a colocará sobre a cadeira reservada ao profeta Elias. O pai então coloca o menino sobre o colo do sandec, onde o mohel executa a circuncisão. O nome hebraico do menino então é anunciado à todos. Depois segue-se a refeição festiva.


Torah2.jpg
Este artigo é parte da série sobre
religiosidade judaica
Nascimento
Brit milá | Zeved habat
Nome hebraico | Pidyon Haben
Maturidade
Upsherin | B'nai Mitzvá
Bençãos | 613 Mitzvot
Casamento
Shiduch | Nidá | Mikvá
Ketubá | Chupá
Tzeniut | Guet
Itens religiosos
Tzitzit | Talit | Tefilin | Quipá
Menorá | Peiot | Sidur
Mezuzá | Shofar
Morte
Chevra kadisha | Shivá
Kadish | Yizkor
Ver também
Série Judaísmo

 

A brit milá é permitida no Shabat e no Yom Kippur, já que o Talmud estabelece que a circuncisão supera os outros mandamentos da Torá.
  • Os homens que desejam se converter ao judaísmo devem executar a circuncisão quando da aceitação na comunidade judaica.
    • A circuncisão em adultos é um processo mais complexo que a em recém-nascidos. Nesse caso, o Mohel deve ser um cirurgião autorizado, ou na falta desse, um cirurgião deve ser acompanhado pelo Mohel.
    • Como alguns homens, principalmente nos EUA, já são circuncisados, existe uma versão simbólica onde apenas se tira uma gota de sangue da pele do [[pênis] , chamada Hatafat Dam Brit.
  • Geralmente, durante a cerimônia de brit milá, uma cadeira é colocada ao lado do sandak, que permanece vaga, e é reservada ao profeta Elyahu (Elias), que de acordo com a tradição presencia cada brit milá.
  • Mulheres não recebem brit milá. Seu nome é geralmente dado no serviço de Shabat após seu nascimento, ou em ocasiões em que a Torá é lida na sinagoga e haja um miniam
em construção





Nenhum comentário:

Postar um comentário