domingo, 13 de setembro de 2015

Efeitos da Natureza no Cérebro.

Efeitos da Natureza no Cérebro.

A natureza tem a capacidade mágica de nos confortar, especialmente nos momentos em que mais precisamos. Ela consegue colocar nossos pensamentos em perspectiva e proporciona uma sensação envolvente de paz. Você já experimentou? Vá lá fora e caminhe, aprecie as árvores, a grama, o mar e tudo o que a natureza tem a oferecer quando você se sentir estressado - isso vai lhe relaxar, renovar suas energias e lhe confortar. E não é apenas um palpite: pesquisadores descobriram que a natureza realmente tem um profundo impacto sobre nosso bem-estar físico e emocional.
Então, quais são os efeitos da natureza em nosso cérebro?
1. Estar na natureza faz você se sentir mais vivo
Benefícios da Natureza Para o Cérebro

Passear um dia em um parque ou fazer uma caminhada pode fazer com que você se sinta incrivelmente energético, não só mentalmente, mas fisicamente também. Esta teoria foi demonstrada em um estudo conduzido pela Universidade de Rochester, que afirma que passar tempo ao ar livre não só torna você mais feliz, como também pode lhe dar mais energia. Então, da próxima vez você se sentir exausto, vá ao parque, em vez de pegar uma xícara de café.
2. A natureza melhora a sua memória
Uma caminhada pela natureza melhora a memória em até 20%. Um estudo realizado na Universidade de Michigan tentou provar isso dando a dois grupos de participantes uma tarefade 35 minutos, na qual eles deveriam repetir uma sequência de números aleatórios, mas na ordem inversa. Após este processo, eles foram para uma caminhada, um grupo em por um bosque e outro por uma estrada movimentada. Após a caminhada, cada grupo repetiu o teste de memória e os resultados mostraram que os participantes que caminharam pelo bosque melhoraram em quase 20%, enquanto que aqueles que andaram na rua barulhenta não apresentaram melhora alguma.
3. A natureza reduz o estresse agudo 
Benefícios da Natureza Para o Cérebro

Há uma prática japonesa que tem o nome de Shinrin-yoku, e significa banho de floresta. Um estudo com 798 pessoas que tentaram essa técnica descobriu que ela é especialmente útil para aqueles que sofrem de estresse agudo. Pesquisadores japoneses também descobriram que o banho de floresta pode reduzir a hostilidade e a depressão, além de melhorar o humor. Outro estudo descobriu que adultos que vivem em áreas com mais espaço verde apresentam níveis mais baixos de cortisol (o hormônio do estresse) e declaram que sentem menos estresse que os moradores de centros urbanos.
4. A natureza melhora o seu senso de foco
Benefícios da Natureza Para o Cérebro

Verificou-se que as grandes cidades têm uma influência negativa sobre o cérebro. Um dos motivos para isso é o grande número de estímulos encontrados em áreas urbanas. Pense nisso: o tráfego, o comércio, os negócios, as multidões. Todas essas distrações podem afetar a área do cérebro que controla a sua atenção e foco. Mas há um antídoto para isso: a natureza. Um pequeno estudo de 1990 descobriu que uma mulher que vivia em Chicago, um grande centro urbano, apresentou uma significativa melhoria na sua capacidade de atenção após trabalhar em um local com vista para áreas verdes.
5. A natureza alivia os sintomas da depressão
Benefícios da Natureza Para o Cérebro

De acordo com um estudo realizado em 2012, uma curta caminhada no parque pode fazer maravilhas pela sua saúde mental. Os passeios pela natureza ajudam a reduzir os sintomas da depressão e melhoram o humor, além de proporcionar o exercício físico - um importante fator no combate aos problemas de saúde mental.
6. Uma caminhada na natureza previne o mau-humor 
Sentir-se pensativo é um estado mental bastante familiar para a maioria de nós e, às vezes, não podemos deixar de pensar em todas as coisas ruins em nossas vidas. Um estudo com 38 adultos saudáveis, moradores de cidades, pediu que eles respondessem um questionário para determinar como viam os aspectos positivos e negativos de suas vidas e, em seguida, tivessem seu cérebro examinado. Após isso, eles foram convidados a andar por 90 minutos por um parque ou por uma rodovia movimenta. Quando foram novamente submetidos ao questionário e à análise do cérebro, descobriu-se que aqueles que tinham andado no meio da natureza já não tinham mais tantos pensamentos negativos sobre sua vida quanto tinham antes.
7. Os espaços verdes ajudam a estimular a sua criatividade
Benefícios da Natureza Para o Cérebro

Apenas olhar para o verde da natureza já pode ajudá-lo a ter melhores idéias, e passar períodos mais longos ao ar livre pode ter um impacto significativo sobre o seu sentido criativo. Em um estudo em particular, os participantes foram levados por seis dias para viver na natureza e os pesquisadores descobriram que, após terem sido desconectados das redes multimídia e da tecnologia, eles aumentaram seu desempenho em tarefas de resolução de problemas e desenvolvimento criativo em 50%.

pesquisa
Ivonil fereira de carvalho
Diná  soares coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário