domingo, 3 de janeiro de 2016

Moriá

Moriá

 (em hebraico: מוריה, Mōriyāh, que significa "essência  de  Yah...") é o nome dado a um monte pelo livro de Gênesis, no qual o contexto é dado como o local do sacrifício de Isaque, (Gênesis 22). Moriá é interpretada como o monte no qual esse evento ocorreu. Também como o local onde Salomão construiu a casa do Eterno Yahweh, em  Yahshalaym, no Monte Moriá, onde Yah... apareceu a Davi, pai de Salomão; Davi preparou a eira (o lugar) que pertenceu a Araúna, o Yevusheu, para a construção do Templo do Eterno  no Tanak... por seu filho, segundo prometeu. (2Crónicas 3:1, 1Crónicas 21:15-28; 2Samuel 24: 16-25).



Abraão Levando Isaque para o Sacrifício por Domenichino, 1602.
Moriá também é a designação dada a uma colina rochosa onde o Rei Salomão construiu o templo para Deus. Foi o seu pai, o Rei David, que adquiriu o terreno do jebuseu Araúna para erigir ali um altar segundo: 2Samuel 24:16-25; 1Crónicas 21:15-28; 2Crónicas 3:1.
A antiga tradição judaica associa o lugar onde o Templo de Salomão se erguia com o monte na "terra de Moriá", onde Abraão, às ordens de Deus, ofereceu o seu filho. (Génesis 22:2; Jewish Antiquities [Antiguidades Judaicas], VII, 329-334 [xiii, 4]) Foi para a "terra de Moriá" que Abraão viajou e, no terceiro dia, ele viu à distância o lugar indicado por Deus (Génesis 21:33, 34; 22:4, 19).
Parece evidente que o monte Moriá não era habitado no tempo de Abraão, sendo portanto um local isolado e adequado para a realização do sacrifício. Salém, o povoado que mais tarde deu origem à capital do Reino de Israel, Jerusalém, deveria situar-se a alguma distância daquele local. Que o lugar ainda se encontrava isolado séculos depois pode ser deduzido do facto de ali existir uma eira, nos dias de Davi, não se mencionando qualquer construção naquele local (2 Crónicas 3:1).
Actualmente, o santuário islâmico conhecido como Domo do Rocha ou Cúpula da Rocha fica no alto do monte Moriá.

Ivonil  ferreira  d e carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário