quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Hereditariedade e Predestinação e Influência!

Hereditariedade e Predestinação e Influência!

Vamos estudar um tema fantástico, que parece nebuloso, geralmente é interpretado e consequentemente, mal compreendido. Nas nossas considerações deste tema, vamos nos ater a um olhar biológico do fruto do rukha kadosch, quem, como e por que são produzidos.
Veremos como elas podem afetar as pessoas com quem convivemos, o local onde estamos, e consequentemente todo o nosso ambiente. Estas informações são valiosas, pois elas estão tecidas e emaranhadas em todas as áreas da vida. Entende-las nos ajudará a fazer escolhas inteligentes. É bem correto que tudo ao nosso redor nos influencia para o bem, ou para o mal, mudando os destinos de muitas vidas...Correta é a frase que diz: “Somos frutos do nosso ambiente”!

O conhecido Dr. Lair cardiologista dá informações impressionantes em uma de suas palestras: 
Nossas emoções são físicas e sentidas de forma real pelas pessoas!



Revista ISTOÉ - por Cilene Pereira

“O coração é o símbolo das emoções. É como se todos os nossos sentimentos por ele passassem e nele deixassem suas marcas, as boas e as ruins. Milenar, essa concepção tem servido de matéria-prima para os poetas ao longo da história. Agora, a ciência está mostrando que influência das emoções sobre o coração vai muito além da beleza da poesia. Novas pesquisas começam a revelar que amor, raiva, alegria, irritação, tristeza e toda a vasta gama de sentimentos experimentada pelo ser humano promovem modificações orgânicas de tal dimensão que podem contribuir de maneira decisiva para o vigor ou a falência do órgão. Pela primeira vez, essas descobertas dão as pistas do real peso das emoções sobre a saúde cardíaca. E forma-se pelo mundo uma corrente de especialistas que defende a inclusão de sentimentos como ansiedade e depressão na lista dos fatores de risco para males cardiovasculares. Eles estariam ao lado do colesterol, da hipertensão, o sedentarismo e de outras ameaças conhecidas.


Do cérebro ao músculo cardíaco

Ao mesmo tempo que crescem as evidências da atuação dos sentimentos sobre o coração, aumentam as investigações para elucidar de que maneira eles interferem no mecanismo cardíaco. Trata-se de uma pesquisa refinada, que se vale das ainda não muito numerosas informações sobre como se dão as ligações entre o cérebro, onde os sentimentos são processados, e o coração. Por enquanto, o que se sabe é que as emoções, tanto as boas quanto as ruins, disparam no cérebro dois processos. "O primeiro é o envio de sinais elétricos ao músculo cardíaco, via sistema nervoso. Isso vai repercutir no ritmo dos batimentos", explica Ricardo Monezi, professor de fisiologia do comportamento da PUC/SP e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. "O segundo é a produção de uma cascata de substâncias químicas que terão impacto em várias estruturas do coração", afirma.
Embora os caminhos sejam os mesmos, as repercussões irão variar de acordo com a natureza da emoção. Até este momento, conhece-se mais o que ocorre quando elas são negativas. Irritação, mágoa e tristeza, por exemplo, causam a redução do calibre dos vasos sanguíneos, provocando a elevação da pressão arterial. Também há aumento da frequência cardíaca. Só estes dois fatores já obrigam o músculo cardíaco a trabalhar mais. E se essa situação se toma crônica, o desgaste fica maior.
Um dos fenômenos que mais têm chamado a atenção dos médicos, porém, é a ocorrência da chamada síndrome do coração partido. Trata-se de um problema singular e diretamente relacionado às emoções: ele atinge indivíduos sem fator de risco tradicional, mas submetidos a sentimentos negativos de forma crônica ou aguda.

A boa notícia é que a ciência está descobrindo que, se fazem mal, as emoções também fazem bem ao nosso coração. Diversos estudos demonstram que as boas situações da vida, como a paixão e a alegria, disparam uma cadeia de reações - a exemplo das negativas -, mas com efeitos protetores. Nesses casos, há liberação de substâncias como a serotonina e a dopamina, que, entre outras funções, melhoram a atividade cardíaca e contribuem para regular a pressão arterial. "Além disso, há a fabricação de endorfinas", explica o cardiologista Femando Bacal, do Instituto do Coração e do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.
"Hoje, temos certeza de que as emoções podem precipitar eventos cardíacos", afirma o cardiologista Valdir Moisés, assessor médico em cardiologia do Fleury Medicina e Saúde, de São Paulo.


Coração Vulnerável
A influência das emoções sobre o funcionamento do coração é hoje inquestionável.
As mais recentes descobertas da ciência sobre o tema:
O Caminho
1 - Os estímulos emocionais são enviados ao sistema límbico, estrutura cerebral responsável por seu processamento.
2 - As reações irão variar de acordo com o sentimento. Mas os caminhos pelos quais atingirão o coração são os mesmos.
3 - O primeiro é via sistema nervoso autônomo. Ele envia sinais elétricos, recebidos por fibras nervosas presentes no tecido cardíaco. Seu papel é acelerar ou reduzir o ritmo cardíaco.
4 - A outra via é química. Seu principal agente são os hormônios, como a adrenalina, por exemplo, secretados por algumas glândulas. Elas entram em ação após receber as ordens do hipotálamo, parte do sistema límbico.

Os efeitos - Dependerão da natureza das emoções

Negativas:

Raiva, irritação, ansiedade, tristeza e depressão
As glândulas adrenais, situadas acima dos rins, aumentam a produção de adrenalina. Esse hormônio provoca:
- Diminuição do calibre dos vasos sanguíneos. Isso causa a elevação da pressão arterial
- Maior produção de fatores pró-coagulantes, deixando o corpo mais vulnerável à formação de coágulos que podem entupir as artérias.
- Desequilíbrio na atividade do endotélio, tecido que reveste as paredes dos vasos. Ele produz substâncias que ajudam na dilatação das artérias e outras envolvidas em processos inflamatórios. Como resultado, há maior estreitamento dos vasos e produção de compostos inflamatórios.
- Pelo sistema nervoso, são emitidos sinais que elevam a frequência cardíaca.
- Há prejuízo do sistema de defesa do corpo.
- A depressão, particularmente, aumenta o batimento cardíaco e prejudica sua variabilidade. Se não há variação, há sobrecarga do músculo cardíaco, o que piora sua função de bombear o sangue e facilita o aparecimento de arritmias.
Consequências
Aumento da chance de infarto em portadores de fatores de risco, como alto nível de colesterol e hipertensão.
Probabilidade de ocorrência da chamada síndrome do coração partido em indivíduos sem fatores de risco oficiais. Nesses casos, o paciente sofre os mesmos sintomas de um infarto, mas não apresenta obstrução das artérias por placas de gordura ou alteração dos batimentos. Mas a descarga de adrenalina provoca espasmo nas coronárias e dilatação do músculo cardíaco. O problema pode matar.

Positivas

 Alegria, amor, paixão, otimismo, confiança
- O hipotálamo determina a produção de substâncias como a serotonina e a dopamina. Esses compostos cerebrais estimulam a função cardíaca e contribuem para regular a pressão arterial.
- A hipófise estimula maior produção de endorfinas, substâncias associadas à sensação de prazer e tranquilidade.
- O sistema imunológico fica fortalecido.
Consequências
Há maior proteção do endotélio, o que possibilita a manutenção da integridade das paredes dos vasos.
A pressão arterial tende a ficar em equilíbrio.
É mais fácil manter o ritmo dos batimentos no compasso correto.


O QUE SÃO ESTAS EMOÇÕES?


Digo, porém: Tende vosso caminho no rukha hakadosch, e não cumprireis os desejos da carne.
Porque a carne almeja o que é prejudicial contra o rukha kadosch,...
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Yahveh.

Mas o fruto do Rukha kadosh é ahava (amor), simcha (alegria), shalom (paz), paciência, chesed, rachamim (amor compassivo), mérito de confiança, bondade, controle-próprio; não há veracidade, segundo a Torah, que seja contra este exemplo de fruto.
E os que são do Mahyah já têm controlado a carne com suas afeições e desejos.
Se vivemos no rukha hakadosh, tenhamos também nosso caminho no poder sagrado.Gálatas 5:19-25

NA VIDA DO MESTRE:

 “A bondade de Yahshuah caía como um toque de saúde nos corações cansados e aflitos. Mesmo entre a turbulência de inimigos furiosos, era circundado por uma atmosfera de paz. A beleza de Seu semblante, a amabilidade de Seu caráter e, sobretudo, o amor expresso no olhar e na voz, atraíam para Ele todos quantos não estavam endurecidos na incredulidade. Não fora o espírito suave, cheio de simpatia, refletindo-se em cada olhar e palavra, e Ele não teria atraído as grandes congregações que atraiu. Os aflitos que iam ter com Ele, sentiam que ligava com os próprios, o interesse deles, como um terno e fiel amigo, e desejavam conhecer mais das verdades que ensinava. O Céu era trazido perto. Anelavam permanecer diante dEle, para terem sempre consigo o conforto de Sua presença”. Mente Caráter e Personalidade p. 182
“Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”. 
Lucas 6:43-45


A LEI DA HEREDITARIEDADE

Filhos Herdam as Disposições
“Em regra, os filhos herdam as disposições e tendências dos pais, e imitam-lhes o exemplo, de modo que os pecados dos pais são praticados pelos filhos de geração em geração. Assim a vileza e irreverência de Cão foram reproduzidas em sua posteridade, acarretando-lhes maldição por muitas gerações”. Mente Caráter e Personalidade p. 142

Os Filhos Herdam Inclinações
Os filhos herdam as inclinações para o mal, mas têm também muitos traços amáveis de caráter. Estes devem ser fortalecidos e aperfeiçoados, ao passo que as tendências para o mal devem ser cuidadosamente combatidas e reprimidas.MCP1 - Pag. 145 

As Filhas de Ló Arruinadas Pelo mau Ambiente
Apenas pouco tempo habitou Ló em Zoar. A iniquidade prevalecia ali como em Sodoma, e ele temeu ficar, pelo receio de ser destruída a cidade. Não muito tempo depois Zoar foi consumida, conforme fora o intuito do Altísssimo. Ló encaminhou-se para as montanhas e habitou em uma caverna, despojado de tudo aquilo por amor de que ousara sujeitar sua família às influências de uma cidade ímpia. Mas a maldição de Sodoma seguiu-o mesmo ali. A conduta pecaminosa de suas filhas foi o resultado das más associações naquele vil lugar. A corrupção moral se entretecera de tal maneira com o caráter delas que não podiam discernir entre o bem e o mal. A única posteridade de Ló, os moabitas e amonitas, foram tribos vis, idólatras, rebeldes, e inimigos de Seu povo.
Patriarcas e Profetas, págs. 167 e 168.
  “A condição fí­sica e mental dos pais é perpetuada nos filhos. Esta é uma questão que não tem sido devidamente considerada. Sempre que os hábitos dos pais contrariam leis fí­sicas, o dano que fazem a si mesmos se repetirá nas gerações futuras. ...
Pela cultura fí­sica, mental e moral todos podem tornar-se colaboradores do Mashyah. Muito depende dos pais. Depende deles se trarão ao mundo filhos que se mostrarão uma bênção ou uma maldição”. Manuscrito 3, 1897.

Muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos e pensamentos são transmitidos por hereditariedade. Muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento e pensamento, são herdadas ou seja já nascem conosco.
Cromossomas, ADN e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas de um ser a outro. Os descendentes de indivíduos de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie. 
As experiências traumáticas de nosso passado bem como as de nossos ancestrais imediatos deixam uma sorte de feridas moleculares aderidas a nosso DNA. Cada raça e cada povo, assim, levaria inscrito em seu código genético a história de sua cultura: os judeus e a Shoah, os chineses e a Revolução Cultural, os russos e os gulags, os imigrantes africanos cujos pais foram perseguidos, ou bem uma infância de maus-tratos e pais abusivos, enfim... todas as histórias que possamos imaginar estão influídas por nossos antecessores.

Desde este ponto de vista, as experiências de nossos ancestrais modelam nossa própria experiência de mundo não somente através da herança cultural senão através da herança genética. O DNA não muda propriamente, mas as tendências psicológicas e de comportamento são herdadas: assim, talvez não só tenha os olhos de seu
avô, senão também seu bom caráter e sua tendência à depressão ou ao alcoolismo.

Bem como a magia e as terapias psicodramáticas afirmam que para curar uma pessoa é preciso revisar sua árvore genealógica, a genética atual começa a abrir passagem em um novo campo que poderia fazer com que as "maldições familiares" sejam coisa do passado”. Discover Magazine


As pessoas que tem escrito em seu DNA a impressão do rukha hakadosch, produzem naturalmente os frutos. Dá mesma forma que as plantas já possuem sua espécie escrita em seu código genético e dão os seus frutos conforme a sua espécie, as pessoas da mesma forma produzem seus frutos conforme sua espécie.

FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA:

Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal. Jeremias 13:23

Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?Romanos 9:21

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Efésios 2:2

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Yahveh sobre os filhos da desobediência.Efésios 5:6

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Yochanam (João) 3:19

Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhasYochanam (João) 10:26

E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.2 Tessalonicenses 2:10

Você pode pensar que isso é injusto da parte do Eterno, mas, a realidade que vemos desde a criação, é que sempre houve os povos que formam extintos, como os antediluvianos, os habitantes de Sodoma e Gomorra, os povos inimigos do povo escolhido. E será assim até quando por fim forem separados os “bodes das ovelhas” os justo dos injustos, e cada sum receba conforme suas obras.

FILHOS DA OBEDIÊNCIA - ESPERANÇA:        

Existem evidências científicas mostrando que hábitos da vida e o ambiente social em que uma pessoa está inserida podem modificar o funcionamento de seus genes! Pelo menos aos que possuem em seu interior os componentes que o possibilitam.

No estudo da palavra do Altíssimo, na contemplação de Sua natureza, no imitarmos Seu exemplo, no cuidado com nosso próximo, no descanso que traz a confiança em saber que Aquele que sustenta os mundos no Universo, e dá vida aos menores seres da terra tem poder suficiente para sanar todas as nossas deficiências.  
Há esperança em saber que somos amados, e o Doador da vida, completará Sua vontade curta existência de cada um de seu filhos escolhidos!


Estas informações, querem dizer muito mais do que muitos compreendem, por um lado há necessidade do cultivo das emoções positivas do nosso ser, para isso temos que ter o material genético trabalhável para este fim. Para estes é uma obrigação Inteligente o desenvolvimento e cultivo deste espírito animoso! Os que não o fazem estão desagradando ao Altíssimo, desconsiderando às capacidade físicas e mentais a que foram dotados. Devem ajudar aos que estão cansados e suas vidas devem ser bálsamo e inspiração!
Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Yahshorul. Jer.  18:6
Os preciosos filhos de Sião, avaliados a puro ouro, como são agora reputados por vasos de barro, obra das mãos do oleiro!Lamentações 4:2

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele... Isaías 42:1

Assim diz Yahveh que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Yakov, servo meu, e tu, ..a quem escolhi. Isaías 44:2

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Yochanam (
João) 15:16

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, Yahveh, faço todas estas coisas.
Isaías 45:7


Pesquisado por

Diná Soares e Ivonil ferreira de carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário