quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Cristo fabula X Papa Leão X



Papa Leão X e a fabula de Cristo


O papa Leão X (11 de dezembro de 1475 – 1 de dezembro de 1521) Seu nome verdadeiro era Giovanni di Lorenzo de Medici, de família rica e que se interessava pelo poder eclesiástico. Conhecido como o Papa do início da reforma protestante, iniciada por Lutero. Giovanni era muito inteligente e admirava as artes e a literatura. Na sua história observarmos diversos detalhes interessantes, como:
- As vendas de indulgências ou bulas, juntamente com Johann Tetzel que era um padre dominicano, seu braço direito e, dono de uma retórica emocionante e apocalíptica.
- E o seu papel estratégico nas Guerras Italianas.
Contudo, um detalhe é atenuante na sua carreira papal.
Uma frase polêmica dita por Leão X mostra que apesar do seu alto cargo na igreja e das obrigações como Papa, ele entendia Jesus como uma fábula e não como um homem que existiu fisicamente ou espiritualmente e como o fundador do cristianismo. Como se não bastasse afirmava que a “Fábula de Cristo era muito lucrativa e que os ignorantes não poderiam saber disso”.
Sabemos que a igreja católica guarda segredos a sete chaves, inclusive sobre o cristianismo e, que os papas têm acesso às essas informações e que não são abertas ao público.
Dito isto, ficam as perguntas.
1 - Por que o Papa Leão X não considerou Cristo como fato e, sim como uma fábula?
2 - Seria Cristo uma invenção da igreja romana e os papas sabiam (sabem) desse detalhe?
3 - Por que após essa afirmação o papa Leão X não foi confrontado/corrigido pela igreja? Hist-Uni-Cezar Cantú

Nenhum comentário:

Postar um comentário