sábado, 19 de janeiro de 2019

QUANDO NASCEU YAHSHUAH?






Yahveh quer pensadores racionais...

“Eu rogo-vos, portanto, irmãos, pelas rachamim de יהוה , que apresenteis vosso corpo por sacrifício vivo, kadosh, e aceitável a יהוה , que é vosso ato de adoração racional”
Romanos 12:1

Segundo estudo mais apurado das Escrituras kadoshim,  a provável época do nascimento de Yahshuah teria sido na conhecida Festa de “Sukot”= Tabernáculos(Cabanas). O estudo está baseado no comentário de que Z´kharyah (Zacarias) tinha visitado o templo pouco antes de sua esposa engravidar:

Nos dias de Herodes, rei de Yahudah, havia um kohen=sacerdote, chamado Z´kharyah, que pertencia à divisão de Abiyah=Abias;  Sua mulher descendia de Aharon...mas, eles não tinham filhos, porque Ulishevah (Izabel) era estéril;






O Salvador morreu na Pessach dia 14 de Abibe ( março /abril) com 33 anos e meio, logica e matematicamente Yahshuah o Messias faria 34 anos dali a 6 meses, no mês do Tirsi [tysrá - setembro/outubro meses correspondentes no calendário gregoriano]

Yahanam (João) 1:14



E o verbo se fez carne, e habitou [tabernaculou] entre nós cheio de favor imerecido e de verdade e vimos a sua tifret [esplendor]...do unigênito nascido do Aba Pai cheio do favor imerecido e emet [verdade].

Ele habitou entre os homens. A palavra "habitou" vem da mesma palavra traduzida tabernáculo. 



Literalmente, a idéia é que Yahshuah "tabernaculou" entre os homens. Esta palavra evoca lembranças do tabernáculo de construído por Mehshuáh (m0oisés), que era o lugar onde os homens encontravam Yahveh. O  Salvador, que é a expressão exata do Pai (Hebreus 1:3), é a pessoa na qual encontramos Yahveh o pai, Yahshuah na carne era Yahveh no meio dos homens.



O povo só lotava a cidade três vezes por ano, na Pessach - Abibie nas Festas do primeiro mês, no Shavuot [Pentecostes]no terceiro mês e nas Festas do Sétimo Mês [setembro/outubro]:



No Sétimo mês temos:
  • no dia primeiro na Lua Nova - Festa das Trombetas, 
  • no dia 10  - Dia da Expiação - Yom kipur
  • na Festa dos Tabernáculos [Socot] dia 15 (lua cheia e mudança de lua o que provoca os partos normais...) os judeus vinham de todas as partes para celebrar a festa que durava 7 dias (15 a 21) mais o 8º dia que era um shabat do 7º dia e retornavam dia 23 para suas casas.....a cidade lotada, ocasionou a falta de hospedagem para o casal viajante...


Se considerarmos a influencia da lua nos partos normais ele nasceu numa mudança de lua, o que nos deixa as opções dos dias 01, 08 e 14, se observarmos a exatidão do Criador, levando em conta que ele morreu no dia 14 de Abibe [março/abril data da Páscoa Vaiykrá (Lev.) 23:5 e Mattityahu (ateus) 26:24 a 30], sua morte ocorreu exatamente na metade da semana, confirmando ele deve ter nascido nesta data. Dia 14 do Sétimo mês, do ano 3 a.C.



Uma vez quando Z´kharyah cumpria seus deveres de kohen (sacerdote) no período de serviço de sua divisão...lhe apareceu um malach (anjo) de Yahveh...dizendo-lhe...sua mulher Ulisheváh , engravidará. E

Z´akharyah, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o malach ( anjo) lhe disse:  Z´kharyah não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Ulisheváh  (Isabel,) tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Yahanam -Yahanam (João). Luka 1:13


Considerando a ordem de Abias segundo as turmas dos sacerdotes. I Crônicas 24:10 era a oitava turma (oitava semana). Sendo que haviam 24 Turmas de Sacerdotes exercendo o trabalho 2 semanas durante o ano.

A primeira turma iniciava seus trabalhos no primeiro dia do primeiro mês da Pascoa,=Abib, sendo este o primeiro mês Judaico (entre Março-Abril), veja: No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis a matizah=pães ázimos, até vinte e um do mês à tarde. Êxodo 12:18 . I Crônicas 24:19

O ofício destes no seu ministério era entrar na casa do Yahveh, segundo lhes fora ordenado por Arão seu pai, como Yahveh Ul-him de Yahshorul, lhe tinha mandado. Isto quer dizer que a mãe de Yahanam  Hamatbel (João o batista) ficou grávida logo após o retorno de Z´kariah. Eleteria servido entre Julho e Agosto.

“E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. E, depois daqueles dias,Ulisheváh( Isabel,) sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Soberano Ulhim, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens”.



E, no 6º mês (de gravidez de Ulisheváh (Isabel) foi o anjo Gabryah-UL - (Gabriel) enviado por Yahveh a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré. A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era Yossef (José) da casa de Daoud (davi); e o nome da virgem eraUlisheváh E, naqueles dias, levantando-se Ulisheváh foi apressada às montanhas, a uma cidade de Yahudah (Judá)

E entrou em casa de Z´akharyah (Zacarias) e saudou a Ulisheváh  (Isabel)., Luka capitulo 1º.

 Isto dá-nos a entender que Ulisheváh (Isabel) já estava com 6º meses de gravidez quando Myriam (Maria) engravidou, no Mês de Kisleu=9º  mês hebraico=Novembro-Dezembro, no tempo da festa de Hannukah (Dedicação), adicionando os 9 meses de gravidez, de Miryam chegam no 7º mês hebraico, Mês de Tyshri=Setembro-Outubro.

Em Novembro já estaria frio demais para os pastores apascentarem o rebanho no campo a noite.

Outro Raciocínio!

Segundo a Escritura ele foi imergido com a idade de 30 anos – Luca 3: 23
“E aconteceu que, como todo o povo recebia  hatevilah, sendo imergido também Yahshuah, orando ele, o céu se abriu; E o Rukha Ha’Kadosch desceu sobre Ele ... E o mesmo Yahshuah tinha cerca de  trinta anos...”

“No outono do ano 27 de nossa era o Salvador foi imergido por Yahanam Hamatibeel (João o batista) e recebeu a unção do Espírito.[Rukha Kadosh] -  Grande Conflito pag. 326

Por "três anos e meio" estiveram os discípulos sob a direção do maior Professor que o mundo já conheceu. Atos dos Apóstolos 10.2

No período de Danyahu, capítulo 9versos 25-27. Sessenta e nove semanas, os primeiros 483 anos dos 2.300, deveriam estender-se até o Mashyah, o Ungido; e o batismo e unção de Yahshuah , pelo Rukha Kadosch  no ano 27 de nossa era, cumpriu exatamente esta especificação. No meio da setuagésima semana o Mashyah deveria ser tirado. Três e meio anos depois de Sua Tevilah, na primavera do ano 31, Yahshauh foi morto na estaca  d e execução.


 Mehushihai (Merruxirrai-Ungido)morreu no dia da páscoa – 14 de Abibe – O primeiro mês do ano judaico com 33 anos e meio. Depois de três anos e meio de seu fascinante ministério de ensino, cura e milagres numa demonstração do amor de Yah para conosco.


Na ocasião de Seu nascimento a cidade de Yahshalaym essa estava repleta de gente ... 

 Como o Eterno é preciso e matemático e não faz as coisas fora de tempo determinado,  Mehushihai muito provavelmente nasceu na primeira quinzena das Festas do mês de Tirsi [setembro/outubro- no rosh chodesh (lua nova) início do mês]. Nas viagens do povo para festa, a lua estava em fase crescente o que facilitava a visão noturna, tornando agradável e menos perigosa.


Muitos podem até ficar horrorizados com esta audaciosa suposição, mas a evidencia histórica e escriturística que a envolve é fantástica e real!


Ivonil  ferreira  de carvalho

Diná Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário