domingo, 21 de dezembro de 2014

mini comentário sobre a trindade...

mini comentário sobre a trindade...

Tertuliano (em latim: Quintus Septimius Florens Tertullianus; ca. 160—ca. 220 (60 anos))[1] foi um prolífico autor das primeiras fases do Cristianismo, nascido em Cartago na província romana da África[2] . Ele foi um primeiro autor cristão a produzir uma obra literária (corpus) em latim. Ele também foi um notável apologista cristão e um polemista contra a heresia.
Embora conservador, ele organizou e avançou a nova teologia da Igreja antiga.... Ele é talvez mais famoso por ser o autor mais antigo cuja obra sobreviveu a utilizar o termo "Trindade" (em latim: Trinitas)[a]
A trindade tomou corpo dogmática a partir do ano 325 e c; criada pelo então imperador romano Constantino, e o papa s silvestre e mais 318 bispos=hoje tem igreja que faz a...dos 318 pastores!.
E oficializada no ano 381 pelo imperador Teodosio e o papa Damaso, e mais 150 bispos catolicos no concilio de constantinopla=Almanaque Abril cultural de 1987 pgs 490 a 493;Ela é tão santissima, quanto a santa igreja catolica, e o santissimo papa.
Sobre esses dois concilios cristãos catolicos lemos no livro"Documentos da Igreja Cristã" pg 130; por H. Bettenson; o seguinte....nos estamos convencidos de que a fonte e o sustentaculo de nossa soberania, sua força e inexpugnavel defesa, é aquela única e verdadeira fé que, por inspiração de Deus; foi publicada pelos 318 santos padres reunidos em Niceia (325) e confirmada pelos 150 santos padres que de modo semelhante se reuniram em concilio em Constantinopla (em 395) a fim de promover em toda a parte, o crescimento da santa igreja catolica.
Ivonil ferreira d e carvalho
Ver mais
Curtir ·

Nenhum comentário:

Postar um comentário