Sincronia Biologia e Astronomia!
Nos seres humanos, os ritmos circadianos são caracterizados pela ocorrência de processos bioquímicos, fisiológicos e comportamentais em intervalos regulares. Tais ritmos imprimem variações previsíveis, geneticamente determinadas (ritmicidade), são modulados por estímulos ambientais, como claro/escuro (movimento de rotação), atividade/repouso, jejum/alimentação, estação do ano (ciclo a cada três meses) e outras condições ambientais. Resumidamente, nossas funções fisiológicas (secreções hormonais, temperatura do corpo, síntese de colesterol etc., são ritmicamente marcadas com os estímulos da natureza). Por exemplo, durante a madrugada a temperatura do nosso corpo diminui, mas nosso corpo só sabe que é “madrugada” pela informação do ciclo ambiental claro/escuro (movimento de rotação). Ou seja, é como se o sol fosse nosso grande relógio e existissem pequenos relógios nas nossas células e todos estivem sincronizados.
Incrivelmente não percebem ou desconhecem os ciclos de sete dias das fases lunares afirmando que este descanso de um a cada sete dias não está relacionado com fenômenos astronômicos
(continua)
Hoje em dia a neurosciência tem desenvolvido muitos métodos para estudar ritmos biológicos e relógios, incluindo programas sofisticados de computador e análise estatística para descobrir os componentes rítmicos das atividades orgânicas e comportamentais. Cada vez mais a cronobiologia está descobrindo como, quando e porque nosso cérebro e hormônios são modulados por ciclos naturais. Luiz Menna-Barreto, Professor Doutor. Departamento de Fisiologia e Biofísica ICB/USP. Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos (GMDRB),- Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo
Ordem Harmonia e Ritmo
Nosso corpo é um todo perfeito de fases divisíveis incrivelmente indivisíveis, que desencadeiam saúde física, mental e espiritual. A vida é feita de ciclos de movimentos que se repetem e se renovam a cada instante, a cada minuto, a cada hora, cada tarde, cada noite, cada manhã... A cada dia, cada, semana, cada ano e cada conjunto de anos... É como uma música cheia de ritmo, harmonia e beleza!
O Criador por excelência é um matemático em sua essência! Onde a exatidão extasia as mentes dos estudantes, exatidão, perfeição e elegância numa criação organizada, revestida de uma simplicidade que encanta pela complexidade! Vemos um pulsar em toda a vida ao redor. Há ritmo, ciclos, e uma comunicação inteligente através de s sincronizadores que agem em todas as áreas como sociais, de trabalho e de caráter.
Há pessoas que vivem intensamente a vida física, cultuam seus corpos, e deixam de lado suas emoções, outras o fazem no sentido intelectual desprezando a importância do caráter, outros são fanáticos religiosos, sem fazer a conexão do corpo e emoções. Qualquer deficiência no sentido físico, mental e espiritual, sofreremos perdas e danos... No que se refere a sua (vida espiritual) as perdas poderão ser eternas, pois até a eternidade é um pulsar do Eterno onde há a plenitude de toda a vida.
Estou sendo repetitiva? Sim, é isso, o pulsar do coração, a pressão sanguínea, a respiração, as ondas do mar, como não dizer dos movimentos de translação, rotação da terra marcando os tempos, as eras... A lunação marcando as semanas e meses...
Vamos analisar apenas alguns deles, quando digo analisar é olhar superficialmente, porque tudo quanto vem das Mãos do Criador possui uma vastidão tão infinita quanto Ele próprio!
Tudo é como um Marca-passo - Estrutura biológica capaz de gerar uma oscilação regular espontaneamente, como, por exemplo, os núcleos supraquiasmáticos e os marca-passos cardíacos.
A cronobiologia é uma “novidade” dentro da biologia, onde especialistas se aventuram em percorrer estes caminhos no estudo dos ritmos biológicos, seus movimentos oscilatórios, sua ligação com o ambiente externo, como estas informações são recebidas e transmitidas através de um mundo pulsante ao redor tudo para uma melhor abordagem da verdadeira natureza humana.
“Nos últimos anos, nós identificamos as bases anatômicas, neuroquímica, neuroendócrina e ritmos biológicos de genética molecular”. O sistema circadiano nos mamíferos é caracterizado por: um núcleo, relógio biológico (que é uma estrutura organizacional que permite estimar o tempo, ajustar o tempo de geofísica e priorizar a organização temporal do organismo)
Na mudança de período ocorre a Ortofase que é o momento “correto” de um ritmo na qual se espera a ocorrência de determinado evento, está gravado nosso ser... então o corpo espera naturalmente as mudanças de ciclos e a acomodação a elas. O que acontece quando este ritmo natural não é “obedecido”? Creio que vemos as consequências disso nos hospitais lotados, nas clínicas de tratamentos diversos, nos distúrbios emocionais e espirituais.
Relógio biológico onde Os organismos sofrem transformações ao longo do tempo seja ao longo de anos, um dia ou algumas horas e temos um relógio do tempo agindo em nossos genes.
Este relógio biológico interage com o meio ambiente através de sincronizadores, que “fala” sobre as condições externas. “Quando a atualização dessas informações são processadas, o relógio é dividido internamente para dentro com osciladores periféricos, transmitindo essas informações, permitindo uma crono-adaptação da célula.”. Golombek D. La máquina del tiempo. En: Golombek D, compilador. Cronobiología humana ritmos y relojes biológicos en la salud y en la enfermedad. (1ª. Ed). Bs As (Argentina): Universidad Nacional de Quilmes, 2002.
Ritmo biológico - Eventos biológico que se repete regularmente. Aparentemente há ritmos biológicos que não apresentam relações evidentes de sincronização com ciclos ambientais, como, por exemplo, o ritmo cardíaco.
Os benefícios:
Estes intervalos rítmicos são essenciais para a saúde, e completo desenvolvimento físico, mental, social e bem-estar espiritual.
1. Para a vida física: Durante as horas de descanso, as células do nosso corpo a eliminar substâncias residuais acumuladas nas horas de atividade, aumentar as defesas, feridas e outros danos ao corpo reparado e energia química é acumulada para o próximo período de trabalho.
2. Atividade mental: O pensamento, a memória, o julgamento e outras funções da mente melhoraram após o descanso regular.
3. Para os ciclos de vida espiritual de descanso, diariamente ou semanalmente, favorecem o desenvolvimento das funções superiores do ser humano, e sensibilidade espiritual e criatividade.
Vamos aos ciclos:
Ciclo circadiano:
Ritmo de atividade/repouso diário.
Temos um sistema fotorreceptor que podem modificar com a exposição ao ciclo de iluminação, identifica um ciclo de 24 h com 14h de claro e 10h de escuro- Ciclo REM/NREM -Diz-se dos fenômenos biológicos que tendem a acompanhar o ciclo caro/escuro. O ciclo circadiano tem sido o mais estudado, seu sincronizador principal é luz, ciclos claro-escuro- com fibras nervosas que ligam neurônios da retina ao hipotálamo...
Descobriu-se que estas informações do influxo e refluxo são transmitidas utilizando os neurotransmissores, neuro-hormônios e outros mediadores.
Cada órgão é afetado: ex.: No fígado mostraram variações circadianas significativas dos cito cromos...o tono do “simpático “é dominante na parte da manh㔓. mudanças nos horários e tempo de repouso e nos horários em que realizamos as refeições levam a desregulação hormonal, que por sua vez desregula os mecanismos de fome e saciedade, a temperatura corporal e o metabolismo dos alimentos, aumentando, assim, o risco para a obesidade.
Nos seres humanos, os ritmos circadianos são caracterizados pela ocorrência de processos bioquímicos, fisiológicos e comportamentais em intervalos regulares. Tais ritmos imprimem variações previsíveis, geneticamente determinadas (ritmicidade), são modulados por estímulos ambientais, como claro/escuro (movimento de rotação), atividade/repouso, jejum/alimentação, estação do ano (ciclo a cada três meses) e outras condições ambientais. Resumidamente, nossas funções fisiológicas (secreções hormonais, temperatura do corpo, síntese de colesterol etc., são ritmicamente marcadas com os estímulos da natureza). Por exemplo, durante a madrugada a temperatura do nosso corpo diminui, mas nosso corpo só sabe que é “madrugada” pela informação do ciclo ambiental claro/escuro (movimento de rotação). Ou seja, é como se o sol fosse nosso grande relógio e existissem pequenos relógios nas nossas células e todos estivem sincronizados.
Dessa forma, existem horários fisiologicamente ideias para dormir, comer, realizar atividades físicas, estudar, etc. Por exemplo, os principais hormônios envolvidos no metabolismo dos alimentos têm seu pico de secreção entre oito e 12 horas, por isso realizar grandes refeições fora desse horário trará prejuízos à saúde. Outro exemplo é o hormônio melatonina responsável pelo adormecer, sua secreção começa às 21h, tornando este horário ideal para dormirmos; e explica porque o sono realizado durante o dia não é reparador.
Os genes estão relacionados com a sincronização de ritmos circadianos pela luz! O gene Period 3 (Per3) faz parte do mecanismo de temporização dos mamíferos, a função deste gene, ainda não está totalmente esclarecida. Em humanos, o gene Per3 possui um característica genética (polimorfismo) de repetição provavelmente associado com mecanismos homeostáticos e circadianos do sono e possui sensibilidade à luz. Danyella Silva Pereira, Flavia Cal Sabino e Guilherme Silva Umemura
Fotoperiodismo - Capacidade dos organismos de sincronizar seus ritmos com o ciclo claro/escuro ambiental, distinguindo dias longos/noites curtas de verão dos dias curtos/noites longas de inverno. Nos ossos - Fotoperíodo esqueleto - Ciclo de claro/escuro no qual a fase clara é substituída por pulsos de luz no início e final da fase clara.
Glândula pineal - Glândula situada no sistema nervoso central de vertebrados e que produz o hormônio melatonina, que é um hormônio produzido pela glândula pineal que poderia funcionar como mecanismo de sinalização orgânica da fase escura do ciclo claro/escuro em vertebrados secretado na fase escura do ciclo claro/escuro.
Fase fotoindutível (Photoinductible phase) - Fase hipotética do relógio biológico que é fotossensível e que, coincidindo com a fase de claro ambiental, provoca supressão da dia pausa.
Nas plantas: “Apesar de a maior parte dos trabalhos em cronobiologia ser desenvolvida em animais, os ritmos biológicos foram inicialmente detectados em plantas e importantes descobertas cronobiológicas ocorreram no campo da biologia vegetal. Muitos conceitos centrais, hoje amplamente aplicados para diversos organismos, foram inicialmente identificados em plantas.” Ivan Santos Salles e Marcos Silveira Buckeridge - Cronobiologia vegetal: aspectos fisiológicos de um relógio verde.
Nos insetos: A maioria dos seres vivos apresenta um marca passo endógeno conhecido como relógio circadiano, responsável por gerar e coordenar oscilações rítmicas em sua fisiologia e comportamento comum período de aproximadamente 24 horas.
Ciclo Circaseptano – (Circaseptan)
O ciclo circaseptano, é um descanso que se repete a cada sete dias.
Alguns pesquisadores perguntam por que insetos e até algas microscópicas, que formam parte do fitoplâncton sabe medir ritmos semanais... Biólogos, ficam intrigados porque percebem o ciclo
semanal (circaseptano) presente em todos nos seres vivos.Incrivelmente não percebem ou desconhecem os ciclos de sete dias das fases lunares afirmando que este descanso de um a cada sete dias não está relacionado com fenômenos astronômicos
A maioria dos especialistas diz que ciclo semanal circaceptano, não sofre nenhuma interferência externa de fenômenos astronómicos.
Será que estão certos? Dizem: - Não existe uma resposta científica satisfatória, porque nenhum fenômeno físico é conhecido na natureza ou o cosmos para ser repetido a cada sete dias.
Mas há sim um fenômeno físico, astral que ocorre a cada sete dias, que tem a ver com o movimento d e lunação a cada 7 dias a partir da lua nova, nas fases quarto crescente (que ocorre 7 e meio depois da conjunção da lua, terra e sol),fase cheia onde podemos a olho nu ver o alinhamento terra, lua e sol, quarto minguante, e depois de exatos 7 dias mais um dia de descanso, logo após vemos o início de um nove ciclo, um novo mês, com a primeira aparição da primeira crescente da lua, que segundo as escrituras estes dias são dias de descanso, e o será pelas eras eternas ... Isaias 66 22 e 23.
Estas mudanças nas fases da lua trazem visíveis implicações no término das gestações, no plantio, na colheita, nas mares, no comportamento do peixes, no crescimento das unhas e cabelo, nível dos rios, corte da madeira. A taxa de mitose (divisão celular) no nosso corpo, também segue um ciclo de sete dias. Podemos afirmar que o ritmo de descanso biológico dos corpos de mamíferos, insetos e plantas...estão envolvidos, e respondem aos movimentos de rotação de translação e lunação!
Nos últimos anos, foram identificadas bases anatômicas, neuroquímica, neuroendócrinas e ritmos biológicos da genética molecular que além do descanso reparador diário (ciclo circadiano) o organismo também descansa a cada sete dias, sendo que esta reparação ou reestruturação celular ocorre num período de 16 horas que somada ao período de recuperação noturna totaliza um período de 24 horas de descanso!
Os sintomas de deficiência no descanso é sabida por todos: estresse, ansiedade, baixa de trabalho ou de desempenho intelectual, a falta de interesse no espiritual. Em casos graves pode ocorrer ambição e egoísmo.
Ciclo geofísico
Período gerado por fenômenos geofísicos, como o ciclo noite/dia gerado pela rotação da Terra em torno de seu eixo, o movimento de translação/ gerado pelo giro da Terra em torno do Sol, marcando o ano com suas estações, Circalunar - Ritmo com período de 29 dias 12 horas num ritmo circamensal, o ciclo das semanas assinalados pelas fases da lua.
Temos também a Circamaré - Ritmo com período aproximado de 12h24min.
As Escrituras vão mais além e nos mostra outros ciclos mais longos...
Ano Sabático
E יהוה falou a Moshe no Har Sinai, dizendo, Fala aos filhos de Yisrael, e dize-lhes: Quando vós entrardes na terra que Eu vos dou, então a terra guardará um Shabbat a יהוה . Seis anos tu semearás teu campo, e seis anos tu podarás teu vinhedo, e recolherás o fruto dele; Mas no sétimo ano será um Shabbat-shabbaton para a terra, um Shabbat a יהוה nem tu semearás teu campo, nem podarás teu vinhedo. LEVÍTICO 25:1 a 4
Certamente que esta ordem do Dono do Tempo se obedecida traria inúmeros benefícios para a terra que muito provavelmente não precisaria desta quantidade de adubos e produtos químicos para que a cansada terra produza a cada ano incansavelmente...
As pragas seriam evitadas, e as benção do Criador seriam sentidas na recuperação da força da terra, devolvendo em benefícios de quantidade e qualidade dos alimentos, suprindo quaisquer perdas econômicas.
Ano Jubileu
E vós santificareis o quinquagésimo ano: e proclamareis liberdade ao longo de toda a terra a todos os seus habitantes: será um jubileu (yovel) a vós; e vós retornareis cada homem a sua possessão, e tu farás retornar cada homem à sua possessão-mishpacha.
Um yovel vos será no quinquagésimo ano: vós não semeareis; nem ceifareis aquilo que cresce por si mesmo nele, nem juntareis as uvas nele de vossa videira desnuda.
Porque este é o Jubileu- yovel; será sagrado -kadosh a vós: comereis o crescimento do plantio fora de acampamento.
No ano desse jubileu - yovel vós retornareis cada homem à sua possessão. E se tu venderes algum item a teu próximo, ou comprares da mão de teu próximo, não oprimirás um ao outro: De acordo com o número de anos após o jubileu - yovel tu comprarás de teu próximo, e de acordo com o número de anos das safras ele venderá a ti: De acordo com a multidão de anos tu aumentarás o preço dela, e de acordo com o redução de anos tu diminuirás o seu preço: pois de acordo com o número dos anos das safras do fruto ele vende a ti. Vós não oprimais portanto, um ao outro; mas vós temereis vosso Elohim: porque Eu sou יהוה vosso Elohim. Portanto, vós cumprireis Meus estatutos -chukim, e guardareis Meus juízos -mishpatim, e os cumprireis; e vós habitareis na terra em segurança. E a terra renderá o seu fruto, e vós comereis de sua abastança, e habitareis ali em segurança. E se vós disserdes: O que comeremos nós no sétimo ano? Eis que, nós não semearemos, nem ceifaremos nossa produção: Então Eu ordenarei Minha benção -bracha sobre vós no sexto ano, e produzirá fruto durante três anos. 22 E vós semeareis no oitavo ano, e ainda comereis do fruto velho até o nono ano; até que os seus frutos entrem a vós, comereis do velho estoque. Levítico 25:10 a 22
Nota: Exatamente 49 semanas para reconstruir Jerusalém!
A terra pertence à YHWH e a ninguém mais. Ele dá as ordens, devemos obedecê-la sem questionar se quisermos suas bênçãos Ele é o proprietário e pode concedê-la a quem Ele queira.
Ciclo da vida humana
E יהוה disse, Meu Ruach não se esforçará sempre com o homem, porque ele também é carne: ainda, seus dias serão cento e vinte anos. Gênesis 6:3
Para pesquisa sobre Ciclos:
Golombek D. La máquina del tiempo. En: Golombek D, compilador. Cronobiología humana ritmos y relojes biológicos en la salud y en la enfermedad. (1ª. Ed). Bs As (Argentina): Universidad Nacional de Quilmes, 2002.
Smolensky M, Haus E. Circadian rhythms and clinical medicine with applications to hypertension. Amer J Hipertensión 2001; 14: 280-290.
Fernandes E, Cohelo D, Missel Correa J, Kumpinsky D. Alteraciones circadianas del Sistema cardiovascular. Rev Esp Cardiol 2000; 53: 117-122.
Reghunandanan V, Reghunandanan R. Neurotransmitters of the suprachiasmatic nuclei. J Circadian Rhythms. 2006; 4(2): 1-20.
Hoje em dia a neurosciência tem desenvolvido muitos métodos para estudar ritmos biológicos e relógios, incluindo programas sofisticados de computador e análise estatística para descobrir os componentes rítmicos das atividades orgânicas e comportamentais. Cada vez mais a cronobiologia está descobrindo como, quando e porque nosso cérebro e hormônios são modulados por ciclos naturais. Luiz Menna-Barreto, Professor Doutor. Departamento de Fisiologia e Biofísica ICB/USP. Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos (GMDRB),- Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo
Diná Soares
ivonil ferreira de carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário