sábado, 17 de janeiro de 2015

ETIMOLOGIA DA PALAVRA VATCANO-N

ETIMOLOGIA DA PALAVRA VATCANO



O Significado da Palavra Vaticano


De acordo com a Enciclopédia Católica on-line:



"O território entre a margem direita do rio Tibre entre Monte Mario e Gianicolo (Janiculum) era conhecido na antiguidade como o "Ager Vaticanus" e, propriamente, por seu carater pantanoso, a parte mais baixa desse distrito era conhecida por ter uma reputação sujeita a doenças. A origem do nome Vaticano é incerta, alguns entendem que o nome vem de uma desaparecida cidade Etrusca chamada Vaticum" ( Ager em latim significa terra ou região).



Vaticano é uma colina situada na região noroeste de Roma e não possui ligação com as sete colinas de Roma. Era o local dos oráculos muito antes da Roma pré-cristã. Vaticanus, também conhecido como Vagitanus, era um deus etrusco, que "abria a boca do recém nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro", e seu templo foi construído no antigo local de Vaticanum. «A Secret History of St. Peter's Basilica and Vatican City - CNN iReport».
NA ORIGEM DAS PALAVRAS: VATICANO

"A palavra, que terá passado do etrusco para o latim, funda-se em vates, cujo significado era o de adivinho ou profeta (na sua evolução semântica veio dar vate, sinónimo de poeta) e em vaticinium, predição, oráculo. Os romanos não tinham deuses antropomórficos próprios. Cultuavam os poderes sobrenaturais a que não faziam corresponder quaisquer formas humanas. O Vaticano era uma das colinas de Roma, situada entre Mário e Janículo, na margem direita do rio Tibre. Nela existiam vários oráculos, os Vaticinia. O mais concorrido ficou conhecido como o "oráculo do monte Vaticano", mais tarde designado Vaticanus deus, o deus Vaticano que proferia previsões e era o protector dos primeiros sons vocail, da fala, por assim dizer, dos recém-nascidos (curiosamente, diz-se que o cristianismo é a "Palavra revelada"). A região foi ocupada por vinhas e vilas de nobres, entre eles, Agripina-a-Antiga, mulher de Germânico. Nessa vasta propriedade edificou Calígula um circo e Nero, por herança da sua tia Domícia, por ele mandada assassinar, construiu o que viria a ser conhecido como "os jardins de Nero". E é aí que, em 64 d.C. ele ordena o morticínio dos cristãos que acusara de autores do incêndio de Roma. E é aí que, também na mesma altura, talvez lendariamente, foi crucificado São Pedro, cujo corpo ficou enterrado perto do circo. Em finais do século V, São Símaco levanta no local uma modesta habitação que servia de estância de descanso para os papas que, então, viviam em Latrão. Depois da saída dos pontífices de Avinhão (cerca do século XII), o Vaticano começou a transformar-se no que é hoje. Assim, a origem de uma palavra carismática do catolicismo inscreve-se na mitologia pagã."
(in "Dicionário da Origem das Palavras", Orlando Neves, Editorial Notícias)




Procurando pela palavra vaticanus e sua variações no dicionário latino português de Geraldo de Ulhoa Cintra e José Cretela Junior, e outros dicionários Latim-português você facilmente encontrara que as palavras vatic - vates - vatis, todas elas estão relacionadas com o sentido de Profecia, como você poderá acompanhar abaixo. A Cidade do Vaticano e a Basílica de São Pedro da Igreja Católica Romana foram construídas nos montes do Vaticano ou nas colinas do Vaticano.


VATES, VATIS = profeta, profetiza

VATICANUS, A, UM = pertencente ao monte Vaticano

VATICANUS, I = Vaticano, Deus dos Romanos, que presidia a primeira fala dos meninos

VATICINAN, ANTIS = advinha, profetiza, que prediz o futuro.

VATICINATIO, ONIS = vaticinio, profecia, predição

VATICINIUM, II = vaticínio, prognostico, predição, oráculo

VATICINOR = (verbo) predizer, adivinhar

VATICINUS,A,UM = pertencer a profecia








Note que há sete palavras acima contendo o prefixo VATIC e todas elas estão relacionadas com profecias, a palavra vatic e suas associações com profecia é um fato que pode ser observado até no dicionário AURÉLIO da língua portuguesa




Temos como exemplos as palavras: vaticinação, vaticinador, vaticinante, vaticinar, vaticínio.




Outro detalhe interessante pode ser encontrado no dicionário latino - português.




ANUS, US. f. = mulher velha




ANUS, A, UM =(adj.suf) usado como sufixo em muito nomes, tais como:




URBANUS = da cidade




ROMANUS = de Roma




Vaticanus surge então como a combinação de VATIC+ANUS , assim como Romanus é a combinação de Roma+anus portanto, colinas do Vaticano significa COLINAS DA PROFECIA, a palavra Vaticano é um aportuguesamento da palavra Vaticanus.


De onde vem a palavra Vaticano e o que ela significa?

Procure no dicionário palavras derivadas do latim VATES, e verificará que tem uma significação relativa a "conhecimento do futuro". O nome Vaticano é dado ao lado oeste do rio Tibre em Roma por causa dos adivinhos que diariamente ficavam enfileirados apregoando os seus serviços aos passantes na rua, isto ocorria no décimo quarto século quando o Papado retornou para Roma, voltando do período em que a Igreja Católica teve sua sede na cidade de Avignon ( França), atualmente o Vaticano tornou-se a residência dos Papas, e a palavra passou a referir-se ao enclave em Roma que se tornou a a residência dos Papas e a sede administrativa da Igreja Católica Romana.














Procure em ingles Incredible BOOK of Vatican Facts and Papal Curiosities, by Nino Lo Bello, Liguori Publications, Copyright 1998, ISBN 0-7648-0171-6, pág. 135.Veja-se aqui um versículo encontrado na " Vulgata" (Tradução da Bíblia em latim) e como está traduzido na Versão João Ferreira de Almeida ( Edição contemporânea e outras):

Neh 6:12 et intellexi quod Deus non misisset eum sed quasi vaticinans locutus esset ad me et Tobia et Sanaballat conduxissent eum






O vento sopra onde quer ouve a sua voz...mas, ninguem sabe de onde ele veio, e nem pra onde ele vai...assim é todo aquele que é nascido do rukha kadosh...Yahanhan=João;3,8.






Como vcs poderiam entender alguma coisa que escrevo, se são homens carnais que não possuem o rukha kadosh...sendo que...o homem natural não entende as coisas do rukha kadosh, por lhe parecerem loucura...mas, o que tem o rukha kadosh discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

I Cor-2,14-16.

pesquisado em:
ivonilservodeyahshuah.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário