O TABERNÁCULO E O
SEU SIGNIFICADO HOJE!
O TABERNÁCULO
No tempo em que o povo de yahshurum (Israel) esteve peregrinando no deserto (Ex 40), YHVH mandou construir um Tabernáculo, uma espécie de tenda móvel.
Era um lugar destinado a Sacrifício e Adoração, tenda sagrada que possuía vários utensílios. Todos os detalhes foram feitos de acordo com o plano divino dado a mehshua(Moisés) (Ex 25.01-09). A obra foi coordenada por Betzyah e Aholiav (Ex 31.01-06).
Em forma retangular, media 18 m de comprimento, por 6 m de largura. O mishkan (Tabernáculo) continuou a ser usado até que o TEMPLO foi construído em yahshlaym (Jerusalém,) no tempo do rei yed´dyah-amado de yahveh- (Salomão.)
O mishkan (TABERNÁCULO) E O hamikdash ( TEMPLO) – Tanto o Tabernáculo quanto o Templo que o substituiu, eram lugar de adoração a yahveh, onde se realizavam o culto ao criador eterno. Era o templo de yahveh e a sua habitação, onde Ele manifestava a sua tiferet (glória) e o seu poder.
A DIFERENÇA MAIOR DE UM PARA O OUTRO – É que o O mishkan (Tabernáculo) era portátil, móvel, e o hamikdash (Templo) era fixo.
PERÍODO DO hamikdash (TABERNÁCULO) – O Tabernáculo serviu ao povo de yahshurum (Israel) desde o êxodo do Egito, até o reinado de yed´dyah (Salomão.)
O TABERNÁCULO DIVIDIA-SE
EM TRÊS PARTES DISTINTAS
1°Átrio ou Pátio exterior
2°Lugar kadosh
3°Lugar kadoshim
Veja na figura abaixo!
1 - ÁTRIO OU PÁTIO EXTERIOR
Área ao redor do mishkan (Tabernáculo,) descoberta e cercada de colunas, dividindo-o dos alojamentos do povo (Ex 27.09-19), onde ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício. Era um lugar próprio para os sacrifícios, amplo e ao ar livre. Era a área externa do mishkan (tabernaculo,) onde todos podiam entrar menos os leprosos, os impuros e castrados.
Sl 65.04 Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu hamikdash-kadosh.
Sl 92.13 Os que estão plantados na casa do soberano florescerão nos átrios do nosso soberano.
Sl 96.08 Dai ao soberano a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.
No Átrio ou Pátio Exterior, existiam dois importantes objetos
a) O Altar do Sacrifício ou dos Holocaustos – Era o local onde os sacrifícios ao eterno yahveh eram realizados. Media cerca de 2,20 m de comprimento, por 2,20 m de largura, e 1,30 m de altura. O altar era um tipo da estaca, onde mashyah iria oferecer a si mesmo como oferta sem mácula diante do Pai-soberano, em favor dos pecadores Ex 27.01-08.
b) A Pia ou Bacia de Bronze - Era usada pelo sacerdote para limpar (lavar) suas mãos e seus pés antes de entrar na tenda da congregação, ou de aproximar do altar para oferecer os sacrifícios. Era um tipo do mashyah, que nos limpa das impurezas . Ex 30.17-21.
SACERDOTE – O SACERDOTE era descendente de ARÃO, separado para servir como oficiante no culto realizado em primeiro lugar no mishkan ( Tabernáculo) e depois no hamikdash (Templo.) O Sacerdote era mediador entre soberano e o povo, oferecendo sacrifícios e orando em seu favor Ex 20.29, Lv 21, 1 Cr 24.
O Sacerdote representava o povo diante de soberano, oferecendo aYAHVEH sacrifícios de animais, cereais e incenso em favor do povo.
SUMO-SACERDOTE – Chefe dos sacerdotes Ex 28, Lv 16 e presidente do shenedrin-Sinédrio, mais alto tribunal religioso dos yahudim (Judeus.) É um tipo de yahshuah hamashyah, que, diante do pai soberano, é representante dos que são salvos, conseguindo o perdão dos pecados deles Hb 04.14, 05.10, 09.11-28
O Sumo Sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no mishkan (Tabernáculo,) e depois no hamikdash (templo.) De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de ahram (Arão,) irmão de mehushua (Moisés,) poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida.
O Sumo Sacerdote era o responsável pelo Tabernáculo, suas ofertas e funções diárias, e também suas festas regulares, três vezes ao ano : pesach-(Páscoa,) shavout-(Pentecostes) e sukot-(Tabernáculos.) O primeiro kohem gadol-(Sumo Sacerdote) foi Arão, irmão de mehushua-(Moisés,) e depois dele, os seus filhos...
Altar de bronze era um lugar de morte, de holocausto. Bronze fala do julgamento divino. No altar eram feitos os sacrifícios de animais para expiar o pecado dos homens, de forma alegórica, na expectativa do verdadeiro sacrifício de yahshuah hamashyah. Hb 09.13-14 e 22, Lv 17.11, Is 53.07. Jo 01.29, 1 Pe 02.22 e 25, Jo 19.17-18, 2 Co 05.21, Rm 05.08-09.
O que as pessoas precisam entender é que em mashyah temos o perdão de tudo, somos santificados, soberano nos vê através de mashyah. O problema é que muitas vezes a mentalidade humana ou mesmo o próprio ego, não aceita tão grande salvação de “graça”, sem que se tenha que pagar um preço, uma penitencia, um sacrifício, então praticam as boas obras, fazem votos, pagam promessas, andam de joelhos, acendem velas, etc, com a intenção de “merecer” o benefício ou a benção.
Mas, é impossível, porque o homem peca desde o principio e não há nenhum que não tenha pecado. Tudo em Cristo é pela graça. Ef 02.08 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de soberano!
PIA DE BONZE
A Escritura não menciona o seu tamanho ou dimensão. Ela foi feita de bronze polido. Ao olhar dentro da pia, via-se a sua própria imagem refletida - reluzia.
A passagem pela pia não é opcional, a lavagem de todo tipo de contaminação mundana é obrigatória antes de entrar no Lugar kadosh (Santo.)
A pia era cheia de água para os sacerdotes lavarem as mãos e os pés, para tirar a terra, que simboliza a imundície, as paixões do mundo, o contato com o mundo.
Jo 13.10 “Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés, quanto ao mais está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos”.
Jo 15.03 “Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado”.
Portanto, a renovação é pela lavagem da Palavra, e esta lavagem deve ser feita constantemente, porque é um processo de redenção da alma.
Rm 12.12 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de yahveh”.
Ef 05.26 “Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra”.
2 - Lugar Santo ou Santo Lugar – A parte interna do Tabernáculo ou do templo, em que ficavam a mesa dos pães da proposição, o candelabro de ouro e o altar de incenso Hb 09.02, onde somente os sacerdotes podiam entrar para prestar culto (Ex 29.28-46)
OBJETOS DO LUGAR SANTO
MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO –
Era utilizada para colocar perpetuamente diante do soberano, os pães da proposição. Servia como um símbolo de soberano como provedor de alimento. Essa mesa tinha cerca de 0,90 cm de comprimento por 0,45 cm de largura, e 0,65 cm de altura Ex 25.23-30.
CANDELABRO DE OURO OU PROPCIATÓRIO – Servia para iluminar o interior do Lugar kadosh, e media cerca de 1,10 m de comprimento por 0,65 cm de largura. Era o símbolo do trono de soberano, protegido por querubins.
No dia da Expiação, o Sumo Sacerdote aspergia o sangue do novilho sobre e diante do propiciatório (Lv 16.14-15). A tradição sustenta que essa aspersão era feita na forma de uma cruz Ex 25.31-40.
ALTAR DE INCENSO – Ficava de frente para o véu onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de yahveh,, 24 horas. Ex 30.08. Essa queima simbolizava a contínua adoração e as orações do povo de soberano Ex 30.01-10.
Fp 01.03-04 Dou graças ao meu soberano todas as vezes que me lembro de vós,
Vers. 04 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,
3 - LUGAR-kadoshm-ou SANTÍSSIMO, – Aqui somente o Sumo-Sacerdote entrava uma vez ao ano, para entregar a oferta de expiação (efeito de expiar, cumprimento ou pagamento da pena,
pela vida, culpa). Nossa culpa foi paga no calvário através de yahshuah o cordeiro !
Vers. 31 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.
Vers. 32 E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas;
Vers. 33 Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.
Vers. 34 E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o soberano. ordenara a Moisés.
a) As Tábuas da Toráh - Isto nos fala da Palavra do Eterno que nos foi dada como uma dádiva, a fim de que o conheçamos. Esta não é uma Palavra comum. Aqui estão as tábuas que Ele mesmo havia escrito e dado ao povo! Isso tipifica a pureza da Palavra, escritas em tábuas lavradas por mehushua(Moisés,) porém com conteúdo divino.
c) A vara de Arão - A vara nos fala da autoridade conferida a alguém. Esta autoridade fora colocada diante do Eterno e floresceu. Ou seja, nossa autoridade quando colocada diante do Eterno, brota, aparece para que todos vejam e saibam que nosso ministério foi realmente dado a nós por soberano.
Haviam colunas a cada cinco côvados, No total eram sessenta colunas.
Jo 17.22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
SEU SIGNIFICADO HOJE!
O TABERNÁCULO
No tempo em que o povo de yahshurum (Israel) esteve peregrinando no deserto (Ex 40), YHVH mandou construir um Tabernáculo, uma espécie de tenda móvel.
Era um lugar destinado a Sacrifício e Adoração, tenda sagrada que possuía vários utensílios. Todos os detalhes foram feitos de acordo com o plano divino dado a mehshua(Moisés) (Ex 25.01-09). A obra foi coordenada por Betzyah e Aholiav (Ex 31.01-06).
Em forma retangular, media 18 m de comprimento, por 6 m de largura. O mishkan (Tabernáculo) continuou a ser usado até que o TEMPLO foi construído em yahshlaym (Jerusalém,) no tempo do rei yed´dyah-amado de yahveh- (Salomão.)
O mishkan (TABERNÁCULO) E O hamikdash ( TEMPLO) – Tanto o Tabernáculo quanto o Templo que o substituiu, eram lugar de adoração a yahveh, onde se realizavam o culto ao criador eterno. Era o templo de yahveh e a sua habitação, onde Ele manifestava a sua tiferet (glória) e o seu poder.
A DIFERENÇA MAIOR DE UM PARA O OUTRO – É que o O mishkan (Tabernáculo) era portátil, móvel, e o hamikdash (Templo) era fixo.
PERÍODO DO hamikdash (TABERNÁCULO) – O Tabernáculo serviu ao povo de yahshurum (Israel) desde o êxodo do Egito, até o reinado de yed´dyah (Salomão.)
O TABERNÁCULO DIVIDIA-SE
EM TRÊS PARTES DISTINTAS
1°Átrio ou Pátio exterior
2°Lugar kadosh
3°Lugar kadoshim
Veja na figura abaixo!
1 - ÁTRIO OU PÁTIO EXTERIOR
Área ao redor do mishkan (Tabernáculo,) descoberta e cercada de colunas, dividindo-o dos alojamentos do povo (Ex 27.09-19), onde ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício. Era um lugar próprio para os sacrifícios, amplo e ao ar livre. Era a área externa do mishkan (tabernaculo,) onde todos podiam entrar menos os leprosos, os impuros e castrados.
Sl 65.04 Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu hamikdash-kadosh.
Sl 92.13 Os que estão plantados na casa do soberano florescerão nos átrios do nosso soberano.
Sl 96.08 Dai ao soberano a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.
No Átrio ou Pátio Exterior, existiam dois importantes objetos
a) O Altar do Sacrifício ou dos Holocaustos – Era o local onde os sacrifícios ao eterno yahveh eram realizados. Media cerca de 2,20 m de comprimento, por 2,20 m de largura, e 1,30 m de altura. O altar era um tipo da estaca, onde mashyah iria oferecer a si mesmo como oferta sem mácula diante do Pai-soberano, em favor dos pecadores Ex 27.01-08.
b) A Pia ou Bacia de Bronze - Era usada pelo sacerdote para limpar (lavar) suas mãos e seus pés antes de entrar na tenda da congregação, ou de aproximar do altar para oferecer os sacrifícios. Era um tipo do mashyah, que nos limpa das impurezas . Ex 30.17-21.
SACERDOTE – O SACERDOTE era descendente de ARÃO, separado para servir como oficiante no culto realizado em primeiro lugar no mishkan ( Tabernáculo) e depois no hamikdash (Templo.) O Sacerdote era mediador entre soberano e o povo, oferecendo sacrifícios e orando em seu favor Ex 20.29, Lv 21, 1 Cr 24.
O Sacerdote representava o povo diante de soberano, oferecendo aYAHVEH sacrifícios de animais, cereais e incenso em favor do povo.
SUMO-SACERDOTE – Chefe dos sacerdotes Ex 28, Lv 16 e presidente do shenedrin-Sinédrio, mais alto tribunal religioso dos yahudim (Judeus.) É um tipo de yahshuah hamashyah, que, diante do pai soberano, é representante dos que são salvos, conseguindo o perdão dos pecados deles Hb 04.14, 05.10, 09.11-28
O Sumo Sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no mishkan (Tabernáculo,) e depois no hamikdash (templo.) De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de ahram (Arão,) irmão de mehushua (Moisés,) poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida.
O Sumo Sacerdote era o responsável pelo Tabernáculo, suas ofertas e funções diárias, e também suas festas regulares, três vezes ao ano : pesach-(Páscoa,) shavout-(Pentecostes) e sukot-(Tabernáculos.) O primeiro kohem gadol-(Sumo Sacerdote) foi Arão, irmão de mehushua-(Moisés,) e depois dele, os seus filhos...
Altar de bronze era um lugar de morte, de holocausto. Bronze fala do julgamento divino. No altar eram feitos os sacrifícios de animais para expiar o pecado dos homens, de forma alegórica, na expectativa do verdadeiro sacrifício de yahshuah hamashyah. Hb 09.13-14 e 22, Lv 17.11, Is 53.07. Jo 01.29, 1 Pe 02.22 e 25, Jo 19.17-18, 2 Co 05.21, Rm 05.08-09.
O que as pessoas precisam entender é que em mashyah temos o perdão de tudo, somos santificados, soberano nos vê através de mashyah. O problema é que muitas vezes a mentalidade humana ou mesmo o próprio ego, não aceita tão grande salvação de “graça”, sem que se tenha que pagar um preço, uma penitencia, um sacrifício, então praticam as boas obras, fazem votos, pagam promessas, andam de joelhos, acendem velas, etc, com a intenção de “merecer” o benefício ou a benção.
Mas, é impossível, porque o homem peca desde o principio e não há nenhum que não tenha pecado. Tudo em Cristo é pela graça. Ef 02.08 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de soberano!
PIA DE BONZE
A Escritura não menciona o seu tamanho ou dimensão. Ela foi feita de bronze polido. Ao olhar dentro da pia, via-se a sua própria imagem refletida - reluzia.
A passagem pela pia não é opcional, a lavagem de todo tipo de contaminação mundana é obrigatória antes de entrar no Lugar kadosh (Santo.)
A pia era cheia de água para os sacerdotes lavarem as mãos e os pés, para tirar a terra, que simboliza a imundície, as paixões do mundo, o contato com o mundo.
Jo 13.10 “Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés, quanto ao mais está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos”.
Jo 15.03 “Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado”.
Portanto, a renovação é pela lavagem da Palavra, e esta lavagem deve ser feita constantemente, porque é um processo de redenção da alma.
Rm 12.12 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de yahveh”.
Ef 05.26 “Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra”.
2 - Lugar Santo ou Santo Lugar – A parte interna do Tabernáculo ou do templo, em que ficavam a mesa dos pães da proposição, o candelabro de ouro e o altar de incenso Hb 09.02, onde somente os sacerdotes podiam entrar para prestar culto (Ex 29.28-46)
OBJETOS DO LUGAR SANTO
MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO –
Era utilizada para colocar perpetuamente diante do soberano, os pães da proposição. Servia como um símbolo de soberano como provedor de alimento. Essa mesa tinha cerca de 0,90 cm de comprimento por 0,45 cm de largura, e 0,65 cm de altura Ex 25.23-30.
CANDELABRO DE OURO OU PROPCIATÓRIO – Servia para iluminar o interior do Lugar kadosh, e media cerca de 1,10 m de comprimento por 0,65 cm de largura. Era o símbolo do trono de soberano, protegido por querubins.
No dia da Expiação, o Sumo Sacerdote aspergia o sangue do novilho sobre e diante do propiciatório (Lv 16.14-15). A tradição sustenta que essa aspersão era feita na forma de uma cruz Ex 25.31-40.
ALTAR DE INCENSO – Ficava de frente para o véu onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de yahveh,, 24 horas. Ex 30.08. Essa queima simbolizava a contínua adoração e as orações do povo de soberano Ex 30.01-10.
Fp 01.03-04 Dou graças ao meu soberano todas as vezes que me lembro de vós,
Vers. 04 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,
3 - LUGAR-kadoshm-ou SANTÍSSIMO, – Aqui somente o Sumo-Sacerdote entrava uma vez ao ano, para entregar a oferta de expiação (efeito de expiar, cumprimento ou pagamento da pena,
pela vida, culpa). Nossa culpa foi paga no calvário através de yahshuah o cordeiro !
Lv 16.29-34 E
isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis
as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que
peregrina entre vós.
Vers. 30 Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante ao soberano.
Vers. 30 Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante ao soberano.
Vers. 31 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.
Vers. 32 E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas;
Vers. 33 Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.
Vers. 34 E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o soberano. ordenara a Moisés.
Cl 02.14
Havendo riscado a cédula que
era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era
contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a
na estaca
Is 53.04 Verdadeiramente ele
tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre
si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de soberano., e oprimido.
DETALHES DO lugar kadoshim-SANTO DOS
SANTOS
ARCA DA ALIANÇA OU DO
TESTEMUNHO – Era o objeto mais sagrado do Tabernáculo, onde o eterno se manifestava em yahshurum, onde o soberano. vinha para falar com mehushua(Moisés) e com seu povo.
Era
uma espécie de cofre. Nela eram guardadas as Tábuas da Lei, um pote de
maná e a Vara de Arão Ex 25.10-15.
Dentro
da arca haviam três objetos
a) As Tábuas da Toráh - Isto nos fala da Palavra do Eterno que nos foi dada como uma dádiva, a fim de que o conheçamos. Esta não é uma Palavra comum. Aqui estão as tábuas que Ele mesmo havia escrito e dado ao povo! Isso tipifica a pureza da Palavra, escritas em tábuas lavradas por mehushua(Moisés,) porém com conteúdo divino.
As tábuas de pedra da lei, recebidas por mehushua (moises) no Monte
Sinai, foram colocadas na Arca, que recebeu então o nome de "Arca da Aliança". Isto
aponta para o mashyah como aquele que não somente guardou a torah-lei, mas também a tinha em Seu coração
(Sl 40. 07-08, Gl 04.04).
Em yashuah a lei foi completamente
honrada, e ao mesmo tempo a benevolencia tornou-se possível.
Sl 85.10 A benevolencia e
a emeth-verdade se encontraram; a justiça e a shalom se beijaram.
Jo 01.17 Porque a lei foi dada por mehushua (Moisés;) a chem-graça e a verdade vieram por yahshuah hamashyah
AS
TÁBUAS DA TORÁH – DOS 10 MANDAMENTOS
c)
O Maná - Nos fala do alimento diário que foi
dado por yahveh ao seu povo, enquanto caminhavam no deserto durante
quarenta anos. O alimento era diário, mostrando-nos que a cada dia nos dá
o soberano a sua porção.
Outra coisa interessante é que este alimento
originava-se do céu. Era o pão dos anjos que fora dado ao povo a fim de se
alimentarem. Aprendemos que o Eterno nos dá o alimento diário, e se preciso for,
seremos socorridos pelo alimento celestial, trazido pelos próprios anjos
a fim de não perecermos. Um pote contendo maná era guardado na Arca.
Isto não somente relembrava Israel da provisão do soberano.para com eles, como
também apontava para o mashyah como o
pão da vida (Ex 16.32-34, Jo
06.48-51).
Jo 06.48 Eu sou o pão da vida. (palavras de yahshuah)
Jo 06.51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste
pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela
vida do mundo.
O MANÁ QUE YAHVEH MANDAVA
DIARIAMENTE NO DESERTO !
c) A vara de Arão - A vara nos fala da autoridade conferida a alguém. Esta autoridade fora colocada diante do Eterno e floresceu. Ou seja, nossa autoridade quando colocada diante do Eterno, brota, aparece para que todos vejam e saibam que nosso ministério foi realmente dado a nós por soberano.
A vara de Arão que floresceu foi
colocada na Arca. Uma leitura cuidadosa de Nm
16 e 17 mostrará que esta vara era um símbolo e uma prova da autoridade
sacerdotal. Na Arca isto significava
que YAHSHUAH era o grande sumo sacerdote escolhido por YAHVEH
OS UTENSÍLIOS DO TABERNÁCULO HOJE
Já falamos sobre as responsabilidades do Sacerdote em relação a si mesmo. Falamos sobre a pureza das vestes, limpeza das mãos e dos pés, que significam para nós hoje, a nossa vida colocada aos pés de YAHSHUAH, sendo purificados por Ele, pois “nos fez sacerdotes para servirmos a YAHVEH e Pai”. Ap 01.06
Uma coisa que precisamos entender é que haviam muitos Sacerdotes. É
tanto que o serviço no templo era dividido, e cada sacerdote exercia seu ministério com dia e hora marcados.
Os Sacerdotes podiam fazer sacrifícios e entrar no santuário. Mas nunca podiam entrar no LUGAR KADOSHIM-Santo dos Santos.
Somente
o sumo-sacerdote podia entrar no Santo dos Santos ou Santíssimo Lugar.
E em todo o Israel só havia um sumo-sacerdote. Ele entrava
uma vez por ano no Santo dos Santos e ficava frente a frente com a Arca da Aliança e ali adorava a YAHVEH.
Nós somos os sacerdotes, mas YAHSHUAH é o único Sumo-Sacerdote. Hb 09.11-28
Existe no céu, na Presença de YAHVEH, um Tabernáculo. Esse Tabernáculo
é o original. O que foi descrito para Moisés é a cópia
do que existe lá.
Quando YAHSHUAH morreu, seu sacrifício foi tão
grande e tão perfeito que Ele se tornou o Sumo-Sacerdote do Tabernáculo
original, oferecendo o
sacrifício perfeito de uma vez por todas. Só Ele poderia fazer isso. E este sacrifício
de sangue nos purifica de todo o pecado. 1 Jo 01.07
Mas e nós, sacerdotes, fazemos o que ? O que ficou para que possa ser feito ? Ficaram os
utensílios do Tabernáculo, que eram usados pelos sacerdotes no santuário,
quais sejam :
- No Átrio exterior ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício.
- No kodosh (Santo) Lugar ficava a mesa dos pães da proposição, o candelabro e o altar do incenso.
- No lugar kadoshim (santíssimo) ficava a arca da aliança.
Nossa função como Sacerdotes, é continuar
exercendo o ministério que nos foi dado pelo próprio MASHYAH Não me refiro a um
ministério na igreja, mas a um
ministério de vida “pois nos fez Sacerdotes para servirmos a YAHVEH e Pai”.
Todos os utensílios ainda estão à nossa disposição.
Nossa
maior missão é ser servo, nada mais que isso. Seguidores de YAHSHUAH.
Sl 113.01
Louvai ao soberano.. Louvai, servos do soberano., louvai o nome doETERNO YAHVEH.
Ap 01.06
E nos fez reis e sacerdotes para O SOBERANO
e seu Pai; a ele tiferet(glória) e poder para todo o sempre.HALELU-YAH.
A Coroa de Ouro, as
Cortinas e as Colunas do Tabernáculo
A Arca da Aliança tinha ainda uma
Coroa de
Ouro, que chamava a atenção para a majestade de YAHSHUAH. Como sacerdote segundo a ordem de
Melquisedeque, nosso Salvador é, ao mesmo tempo sacerdote e rei (Hb 07.01 e 17). Alguns se referem a
Arca como o trono de YAHVEH na terra.
As Cortinas
As cortinas ficam na parte externa
do tabernáculo.
No interior temos o lugar Santíssimo, sendo que na primeira parte temos o lugar KADOSH- Santo. Na parte externa fica o átrio.
No interior temos o lugar Santíssimo, sendo que na primeira parte temos o lugar KADOSH- Santo. Na parte externa fica o átrio.
Colocaram as colunas no
átrio e cortinas brancas, limpas e de linho fino retorcido. Isto é, foi feito com linho fino
retorcido, e assim como todas as partes do tabernáculo representa a YAHSHUAH HAMASHYAH.
A
cortina representa justamente a
natureza de YAHSHUAH HAMASHYAH., branca, limpa e perfeita.
Embora
o povo de YAHSHURUM-Israel tivesse vivido durante quarenta anos no deserto, sem a
necessidade de roupas e nem de sandálias. O que isto significa ? No deserto, eles moravam acompanhados da presença de YAHVEH: Ele fez com que os pés não inchassem e nem as roupas desbotassem.
Embora a roupa que eles vestiram por quarenta anos não tivessem desbotado,
ficaram sujas.
Mas, como todo o povo de YAHSHURUM-Israel estava vestindo roupas sujas,
este fato nem foi notado. Eles
somente perceberam que a roupa estava suja quando se aproximaram do
tabernáculo vendo o muro coberto por cortina branca e limpa. Da
mesma forma, nós humanos, não sabemos o quanto somos sujos e maus, se o RUKHA-KADOSH-Espírito Santo não nos mostrar o nosso real estado
sem a presença de YAHVEH.
O
Muro ou as Colunas
O
muro do tabernáculo
não está coberto de cimento, nem placa de ferro, mas sim por uma cortina.
Na parte central do lado oriente
ficava a entrada.
Haviam colunas a cada cinco côvados, No total eram sessenta colunas.
Embora
seja pretencioso pensar que podemos
nos tornar numa coluna por sabermos muito, da mesma forma também seria
pretencioso pensar que não podemos
ser utilizados por Deus por sermos ignorantes. Se YAHVEH nos utiliza, ele
sabe fazer as coisas simples se tornarem bênçãos em suas mãos.
As
pessoas que YAHVEH utiliza, não são pessoas que oferecem alguma condição
favorável, mas, aquelas pessoas que tem um coração vazio de si, pronto para se encher de YAHVEH
Ele cuida, treina e capacita seus servos
para o que ele bem quer.
Em YAHSHUAH HAMASHYAH nós temos todos os
utensílios do Tabernáculo
A Pia de Bronze serve para a purificação
- Após o sacrifício o sacerdote tinha que se purificar, limpar-se para poder
entrar no Santuário. O próprio Cristo foi dado como sacrifício. Hoje a água é a Palavra deYAHVEH
Ef 05.26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água,
pela palavra,
Jo 15.03 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Os Pães da Proposição - Eram 12 pães, e
significavam as 12 tribos de Israel. Seu propósito era que as tribos deveriam
estar constantemente na Presença de YAHVEH e deveriam ser unidas.
Como se fossem um só povo. Os 12 pães assados mostravam que YAHVEH era um com o Seu povo, e
que os sacerdotes se uniam para comer
os pães, e se tornarem um. YAHSHUAH HAMASHYAH se referiu a Ele mesmo como sendo o Pão da Vida e disse
que, se nós comermos este pão, nós sempre viveremos.
A natureza do
pão é prover alimento físico, e quando você come o pão e o digere, ele se torna parte de você. Da
mesma forma, a Palavra de YAHVEH provê alimento espiritual, e se torna parte de nossa natureza. Essa é uma das funções
da Igreja nos dias de hoje, e é ministério nosso, nos unir com os nossos irmãos.
Sl 133.01 Oh! quão bom e quão suave é
que os irmãos vivam em união.
Rm 12.05 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em YAHSHUAH HAMASHYAH, mas
individualmente somos membros uns dos outros.
Jo 17.22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
O Candelabro de ouro - Era a única fonte de luz
no Santo Lugar. Ele ficava do outro lado do santuário. Na parte oposta aos pães
da proposição. Seu propósito primário era dar a luz ali.
Era mostrar a mesa
dos pães da proposição e nunca ser mostrado. Nunca deixava
de iluminar.
O Candelabro tinha 7 braços com 7 lâmpadas,
que ficavam
acesas 24 horas, e não podiam se apagar. Ele iluminava o Lugar
Santo, que ficava completamente escuro sem ele.
Esta era uma lembrança constante de que YAHVEH estava
com o seu povo. YAHSHUAH HAMASHYAH é o Eman-YAH (YAH- conosco), e veio para nos mostrar
o quanto YAHVEH nos ama e deseja que estejamos com Ele.
Lv 24.02 Ordena aos filhos de YAHSHORUL-Israel que te tragam azeite de
oliveira, puro, batido, para a luminária, para
manter as lâmpadas acesas continuamente.
Azeite fala da ação do RUKHA KADOSH-Espírito Santo em nossa
vida, lâmpada fala de pureza, santidade.
Hb 12.14 Segui a SHALOM paz com
todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o ETERNO CRIADOR;
1 Pe 01.15 Mas, como é KADOSH-santo aquele que vos chamou, sede vós também KADOSHIM-santos em toda a vossa
maneira de viver;
O Altar de Incenso - Nos
fala do ministério de YAHSHUAH HAMASHYAH como
nosso intercessor, cujas orações em nosso favor, nunca deixam de subir
a YAHVEH. YAHSHUAH HAMASHYAH disse à KEFAH-Pedro, “eu orei por você”. Os quatro chifres falam do
ministério de YAHSHUAH HAMASHYAH que se estende aos quatro cantos da terra.
Ele
sempre irá interceder pelos seus, não importa onde estão. Ele pode interceder
em nosso favor por causa da obra de reconciliação na ESTACA DE EXECUÇÃO. O
incenso era abastecido pelo fogo do altar. Também nos fala das orações feitas
neste lugar, que devem subir como
aroma agradável a YAHVEH. Este é o local onde o povo de YAHVEH está reunido
para adorá-lo em RUKHA-espírito e em EMATH-verdade.
Is 59.01 Eis que a mão
do ETERNO CRIADOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Ap 05.08
E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos
prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações
dos santos.
No LUGAR KADOSHIM-SANTISSIMOS- Ficava
a Arca da Aliança, com seu
propiciatório. Ali não havia nenhuma luz natural como a do sol, e nenhuma luz
artificial, mas a própria KAVOD-Glória de YAHVEH a “Shekinah-PRESENÇA iluminava o Lugar KADOSHIM-Santíssimo.
Não havia ali nenhum assento para o homem. Aqui, YAHVEH sentou-se só, no trono de KAVOD-Glória e TZADIK-Justiça. Como o COHEN GADOL-Sumo Sacerdote entrava
uma vez ao ano, ele entrava com a cabeça curvada, pés descalços.
Nenhuma voz humana era ouvida, só a voz de YAHVEH.
Quando entramos na Presença do ETERNO CRIADOR devemos nos
calar para ouvi-lo. Nossos
sacrifícios já foram entregues no Átrio exterior,
nossas orações já foram ouvidas no Santo Lugar. Mas na Presença de YAHVEH, é Ele quem
fala, nos orienta, nos ensina e nos conduz.
A reverência faz parte da verdadeira adoração
a YAHVEH, reverencia e culto que devem começar em casa, no amanhecer,
durante o dia, muito antes de chegar
no Átrio.
Sl 122.01
Alegrei-me quando me disseram:
Vamos á casa do SOBERANO. (palavras de Davi)
Sl 27.04 Uma coisa pedi ao ETERNO, e a
buscarei: que possa morar na casa doSOBERANO todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura dE YAHVEH, e inquirir no seu templo.
Sl 84.10 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que,
em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da casa do meu ETERNO CRIADOR, a habitar nas tendas dos ímpios.
Hoje só podemos entrar na presença de YAHVEH porque YAHSHUAH HAMASHYAH
se sacrificou por nós. Ele foi o cordeiro que se deixou imolar
pelos nossos pecados. Seu sacrifício rasgou as cortinas que nos separavam de YAHVEH e hoje a nossa adoração pode ser perfeita.
Louvemos, pois a YAHSHUAH HAMASHYAHs pelo seu sacrifício.
Só por Ele, nós
podemos ser aceitos por YAHVEH e ser chamados Seus filhos.
O
TABERNÁCULO E A KEHILAH -IGREJA DO MASHYAH, HOJE
!
Muitas vezes, quando entramos nos templos hoje,
não fazemos idéia das coisas que aconteceram para que pudéssemos estar aqui, e nos esquecemos da importância eterna e
universal que isso teve.
Fazendo um comparativo entre o Tabernáculo e a KEHILLAH-Igreja dos tempo
presente, há de se notar que alguma coisa não está bem.
Não é difícil entender que a verdadeira adoração a YAHVEH está muito distante dos moldes do
Tabernáculo.
Precisamos definir melhor qual a nossa postura como POVO DE YAHVEH, e a posição que precisamos tomar em nossas vidas, para que
o “estar no templo diante de YAHVEH”
seja da
forma mais correta, tanto diante dO ETERNO E SOBERANO CRIADOR como diante dos homens.
HAVIAM REGRAS PARA A ADORAÇÃO. E HOJE
?
Hb 09.01-10 Ora, também a primeira
tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
Vers. 02 Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Vers. 03 Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
Vers. 04 Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
Vers. 05 E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
Vers. 06 Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
Vers. 07 Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;
Vers. 08 Dando nisto a entender o RUKHA KADOSH-Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo,
Vers. 09 Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
Vers. 10 Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.
Vers. 02 Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Vers. 03 Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
Vers. 04 Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
Vers. 05 E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
Vers. 06 Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
Vers. 07 Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;
Vers. 08 Dando nisto a entender o RUKHA KADOSH-Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo,
Vers. 09 Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
Vers. 10 Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.
Ø No átrio exterior ficava a pia de bronze e o
altar do sacrifício.
Ø
No santuário ficava a
mesa dos pães da proposição, o candelabro e o altar do incenso.
Ø
No santo dos santos
ficava a arca da aliança.
Trazendo esta imagem para os dias atuais, O versículo 01 de Hb cap. 09,
diz que haviam
regras para a adoração. Estas regras não mudaram.
O Átrio exterior - Era
como se fosse a parte de fora da
KEHILAH-igreja. É o local onde vivemos, este mundo exterior. É nesse local onde os sacrifícios são
realizados. Mas, se somos sacerdotes constituídos por YAHSHUAH HAMASHYAH para servir
a YAHVEH ABAB= Pai, que tipo de sacrifícios
temos trazido ?
Como tem sido a nossa vida lá fora, no local onde os
sacrifícios devem ser realizados, onde o mundo nos oberva, onde o nosso exemplo
é visto e analisado pelo mundo ?
Mt 05.13-14
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de
salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos
homens.
Vers. 14
Vós sois a luz do mundo; não
se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
O Santuário – É esta parte interior onde nós estamos
e somente os sacerdotes entravam. Ou seja, é necessário que exista uma
consciência do lugar onde nós estamos,
o que estamos fazendo para YAHVEH, de que forma estamos fazendo, com que
compromisso estamos fazendo.
Se esta consciência não existe em nós, se temos
negligenciado ao compromisso de uma vida pura e santa com YAHVEH, é
possível que não sejamos reais sacerdotes ainda, e Santuário é lugar de Sacerdote.
Somente após oferecer os sacrifícios e se
purificar na pia de bronze os sacerdotes poderiam entrar no Lugar Santo. Se somos sacerdotes,
será que temos nos purificado antes de entrar na presença de YAHVEH ? Será que temos tido temor e reconhecimento
da pureza e santidade do nosso Deus ? Ou temos entrado como estamos, impuros e sujos, para
adorar a YAHVEH ?
O LUGAR KADOSHIM-SANTISSIMO, é o lugar da
perfeição - É neste lugar que o próprio YAHVEH se revela
intimamente e fala com aquele a quem Ele escolheu, em momentos de pura intimidade. Será que temos
experimentado isso de forma pessoal, ou temos vivido das experiências dos outros ?
É necessário que cada um de nós tenha a sua experiência pessoal com YAHVEH. Não
podemos entrar no santíssimo lugar e sair como se nada tivesse acontecido. Só
existe um motivo para virmos ao Santo dos Santos : Adorar a YAHVEH. É nessa adoração onde Ele se revela e fala.
Deixem a
dispersão, a irreverência, as conversas lá fora, onde os sacrifícios
são feitos. Deixem os pensamentos maus, seu cansaço e suas próprias vontades no
lugar dos sacrifícios e se purifiquem. Entrem como Sacerdotes que possuem mãos puras para
tocarem no altar de YAHVEH e levar a Sua Palavra para o povo.
DEPOIS QUE YAHSHUAH HAMASHYAH MORREU NA ESTACA D E EXECUÇÃO, O VEU DO
TEMPLO SE RASGOU. NAO EXISTE MAIS
TABERNACULO, NAO EXISTE
TEMPLO FEITO POR MAOS HUMANAS, MAS NÓS
SOMOS O TEMPLO DE YAHVEH, MORADA DO PAI EM RUKHA E EM EMETH; O DAM-SANGUE DE YAHSHUAH HAMASHYAH VERTIDO NA ESTACA DE EXECUÇÃO, QUE NOS DEU LIVRE ACESSO AO PAI.
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Yahshuah,
20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne.
12 E por isso também Yahshuah, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.
13 Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.
14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura-hebreus 10;19
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Yahshuah,
20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne.
12 E por isso também Yahshuah, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.
13 Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.
14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura-hebreus 10;19
u Sou O caminho
E a verdade
E avida..
Caminho antigo? Eu prefiro o..novo caminho-yahshuah hamshyah...!!
Haverá "futuro"...um caminho, chamado o caminho da santidade, o impuro não passará por ele, mas, será para quem ele "mashyah" guiar...yeshayahu 35,8.bjc.
Disse yahshuah ...eu sou o caminho...ele inaugurou para nos "um novo e vivo caminho através da parokhet-veu- mediante sua carne"....por esse arranjo o ruach hakodesh mostrou que enquanto a 1ª tenda estivesse em pe´, o caminho para o lugar sagrado permanecia fechado...jo,14,6 e hebreus 9,8 e 10, 20 e refs-...B J C..
Quem não conhece a doutrina da beiht hamikdash= santuario ...dizer que yahshuah é o caminho e a verdade e a vida!!!
È puro conto do vigário!!!!
Caminho antigo? Eu prefiro o..novo caminho-yahshuah hamshyah...!!
Haverá "futuro"...um caminho, chamado o caminho da santidade, o impuro não passará por ele, mas, será para quem ele "mashyah" guiar...yeshayahu 35,8.bjc.
Disse yahshuah ...eu sou o caminho...ele inaugurou para nos "um novo e vivo caminho através da parokhet-veu- mediante sua carne"....por esse arranjo o ruach hakodesh mostrou que enquanto a 1ª tenda estivesse em pe´, o caminho para o lugar sagrado permanecia fechado...jo,14,6 e hebreus 9,8 e 10, 20 e refs-...B J C..
Quem não conhece a doutrina da beiht hamikdash= santuario ...dizer que yahshuah é o caminho e a verdade e a vida!!!
È puro conto do vigário!!!!
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