Feliz Festa das semanas.
O nome significa “semanas” (Dt 16,
10). O motivo do nome é que a festa sempre acontece sete semanas (ou seja, no
quinquagésimo dia) após a Pêssah.
Em português, é comum que essa festa
receba o nome de “pentecostes”, palavra de origem grega (50º dia) que faz
referência ao número cinquenta. A data da festa de Shavuot é calculada através
da contagem desses cinquenta dias, a a partir da Chag Bikurim em cumprimento de
Levítico 23: 15 e 16. A contagem chama-se sefirat ha-ômer (contagem do ômer).
Ômer (literalmente: feixe) é o nome de uma medida, e a referência é a uma
quantidade de cevada que deveria ser ofertada após Pêssah (Lv 23: 10-11).
Em Números 28: 26, Shavuot é chamado
Yom habikurim” (dia dos primeiros frutos). Outro nome desta festa é “atzêret”,
que significa “interrupção” ou “conclusão”.
Na tradição judaica, a festa recebe
motivos e nomes como “Festa da Safra” e “Tempo da entrega da Instrução” - o Dia
em que a lei foi recebida no Sinai no terceiro mês. Portanto, tradicionalmente,
Shavuot comemora o aniversário da entrega da Instrução! Entrega da Instrução (torah) Lei dos 10
Mandamentos!
Em Atos 2 - Neste mesmo dia, 09 do
terceiro mês do ano 31 - cumprindo o símbolo da chuva temporã, e o início da
pregação das Boas Novas da vinda do Mashyah, outra extraordinária manifestação
aconteceu em cumprimento da promessa do Salvador. Os talmidim de Yahshuah
receberam o derramar do Rukha Hakadosh!
Ficou sendo também chamado
vulgarmente de Pentecostes palavra grega equivalente a 50 (50º), ao invéz das
sete semanas inteiras, como no calendário gregoriano as semanas são
sequenciais, muitas pessoas inclusive os judeus contam dias corridos sem levar
em conta, a rosch chodesh- a lua nova que é a cabeça do mês,
juntamente com os 30º dia que completam exatamente as lunações, não fazem parte
da contagem das SEMANAS INTEIRAS. Este detalhe é muito
importante! Em Lev. 23:12 E 15 diz:
" No dia imediato ao shabah, o
sacerdote moverá. No dia que moverdes o molho.... Contareis para vós outros
desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; SETE SEMANAS
INTEIRAS SERÃO"
IMPORTANTE:
É impossível determinar a data
correta, se esta não for contada a partir da lua nova do primeiro mês após o
equinócio de primavera (no hemisfério norte - de outono do hemisfério sul)
Mais uma vez vemos de forma
maravilhosa os dois astros Sol e Lua - colocados na céu no quarto dia da
Criação (Gên. 1: 14) marcando como um "OT" - um sinal visível os tempos
sagrados de Yahveh.
A descida do Rukha kadosh sobre os Talmidim no dia de Shavuot
1 E quando a contagem para a moed de Shavuot se completou pelo omer ("o período do ômer-assinala a compleição das sete semanas inteiras entre Pêssach e Shavuot-Devarym (Deut-)23;15) todos eles estavam num só acordo num mesmo lugar.
2 E subitamente veio um som dos shamaym (céus), como que do rugir do Rukha Hakadosh, e encheu toda a Casa onde eles estavam assentados.
3 E ali apareceram divididas entre eles, línguas como quede fogo, e pousava sobre cada um deles. 4 E todos eles ficaram cheios do Rukha Kadosh, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Rukha Hakadosh lhes concedesse a pronúncia.
Maaseh Shlichim capitúlo 2 (Atos dos Emisários de Yahshuah).
Ivonil Ferreira de Carvalho
Diná Soares
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