sábado, 3 de junho de 2017

Chag Sameach Shavuot-novo

Chag Sameach Shavuot - חג שמח השבועות
Feliz Festa das semanas.





A lei - "Instrução" não menciona especificamente um motivo para a celebração da festa de Shavuot.

O nome significa “semanas” (Dt 16, 10). O motivo do nome é que a festa sempre acontece sete semanas (ou seja, no quinquagésimo dia) após a Pêssah.




Em português, é comum que essa festa receba o nome de “pentecostes”, palavra de origem grega (50º dia) que faz referência ao número cinquenta. A data da festa de Shavuot é calculada através da contagem desses cinquenta dias, a a partir da Chag Bikurim em cumprimento de Levítico 23: 15 e 16. A contagem chama-se sefirat ha-ômer (contagem do ômer). Ômer (literalmente: feixe) é o nome de uma medida, e a referência é a uma quantidade de cevada que deveria ser ofertada após Pêssah (Lv 23: 10-11).




Em Números 28: 26, Shavuot é chamado Yom habikurim” (dia dos primeiros frutos). Outro nome desta festa é “atzêret”, que significa “interrupção” ou “conclusão”.




Na tradição judaica, a festa recebe motivos e nomes como “Festa da Safra” e “Tempo da entrega da Instrução” - o Dia em que a lei foi recebida no Sinai no terceiro mês. Portanto, tradicionalmente, Shavuot comemora o aniversário da entrega da Instrução! Entrega da Instrução  (torah) Lei dos 10 Mandamentos!




Em Atos 2 - Neste mesmo dia, 09 do terceiro mês do ano 31 - cumprindo o símbolo da chuva temporã, e o início da pregação das Boas Novas da vinda do Mashyah, outra extraordinária manifestação aconteceu em cumprimento da promessa do Salvador. Os talmidim de Yahshuah receberam o derramar do Rukha Hakadosh!



Ficou sendo também chamado vulgarmente de Pentecostes palavra grega equivalente a 50 (50º), ao invéz das sete semanas inteiras, como no calendário gregoriano as semanas são sequenciais, muitas pessoas inclusive os judeus contam dias corridos sem levar em conta, a rosch  chodesh- a lua nova que é a cabeça do mês, juntamente com os 30º dia que completam exatamente as lunações, não fazem parte da contagem das SEMANAS INTEIRAS. Este detalhe é muito importante! Em Lev. 23:12 E 15 diz:

" No dia imediato ao shabah, o sacerdote moverá. No dia que moverdes o molho.... Contareis para vós outros desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; SETE SEMANAS INTEIRAS SERÃO"



IMPORTANTE:



É impossível determinar a data correta, se esta não for contada a partir da lua nova do primeiro mês após o equinócio de primavera (no hemisfério norte - de outono do hemisfério sul)

Mais uma vez vemos de forma maravilhosa os dois astros Sol e Lua - colocados na céu no quarto dia da Criação (Gên. 1: 14) marcando como um "OT" - um sinal visível os tempos sagrados de Yahveh.









A descida do Rukha kadosh sobre os Talmidim no dia de Shavuot

1 E quando a contagem para a moed de Shavuot se completou pelo omer ("o período do ômer-assinala a compleição das sete semanas inteiras entre Pêssach e Shavuot-Devarym (Deut-)23;15) todos eles estavam num só acordo num mesmo lugar.
2 E subitamente veio um som dos shamaym (céus), como que do rugir do Rukha Hakadosh, e encheu toda a Casa onde eles estavam assentados.
3 E ali apareceram divididas entre eles, línguas como quede fogo, e pousava sobre cada um deles. 4 E todos eles ficaram cheios do Rukha Kadosh, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Rukha Hakadosh lhes concedesse a pronúncia.


Maaseh Shlichim  capitúlo 2   (Atos dos Emisários  de Yahshuah).
  

 Ivonil  Ferreira  de Carvalho

                                                                 Diná Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário