maluf.
"A SEGUNDA TROMBETA DE 410 A 433.
"E tocou o segundo anjo a sua trombeta
e foi lançada no mar uma coisa como
um grande monte ardendo em fogo;
e tornou-se em sangue a terça parte
do mar; E morreram a terça parte das
criaturas que tinham vidas no mar. E
perdeu-se a terça parte das naus;Hizayom=Apocalipse 8.8.9.
Essa segunda trombeta mostra uma guerra marítima. A segunda invasão que abalou os fundamentos do grande imperio romano do ocidente. Foi realizada pelos vândalos sob o comando do general Genserico de 410 a 433.
Esses povos bábaros atravessaram a Espanha e passaram para a Àfrica. Em catargo estabeleceram a base das suas operações. Dalí alcaçaram a Italia onde f izeram muitas pilhagens. A profecia descreve as investidas dos vandalos sob simbolo de...um grande monte em chamas lançado no mar;
Na palavra profetica monte tem muitas vezes simbolo de reino! "Yahmyahu=jeremias 51,24,25. Zakaryahu 4,7 e refs. Segunda aprofecia, as conquistas dos vandalos seriam mormente navais! Conta-nos um historiador em seu livro "Declinio e Queda do Imperio Romano" que numa tentativa de despojar Genserico do mar,
Os romanos partiram rumo a Catargo, com uma frota de 1300 navios (naus). Com mais de 100 mil homens de guerra; vendo genserico o perigo iminente, pediu maliciosamente 5 dias de prazo para regular as condições de sua rendição. Nesse veio soprar um vento que favorecia os seus planos; Triplicou a sua tripulação então, em suas maiores naus com os seus mais valentes vandalos, levando a reboque barcaças cheias de material inflamavel.
A escuridão da noite lhe favoreceu o intento, então arremeteu contra a esquadra romana. Destruindo pela espada e pelo fogo, mais da metade dos seus efetivos! Incendiando e destruindo nessa única noite, mais de 400 naus do exercito de Roma; Ve-se, quão acurado e descritivo é o relato profético!
"a batalha naval dos vandalos contra roma
Nenhum comentário:
Postar um comentário