Codex Aleppo
ses.
The Aleppo Codex
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O mais antigo fragmento do texto hebraico que possuíamos até bem recentemente era o
papiro Nash, que contém apenas Ex 20,2-17 e Dt 6,4 e data do século II a.C. Hoje temos também os
Manuscritos do Mar Morto (ou de Qumran), descobertos a
partir de 1947. O manuscrito mais antigo seria do ano 250 a. C., e
contém parte do livro do Êxodo. E os mais recentes não passam do ano 68
d.C. No século V entram em ação os massoretas, os "transmissores" do
texto. Além de
fazer anotações sobre o texto, estes sábios judeus sentiram a
necessidade de vocalizá-lo e acentuá-lo, para se obter um texto mais
uniforme e fixo. Neste processo cada escola seguiu um método diferente,
como a oriental, sediada na Mesopotâmia e a ocidental, na Palestina.
Depois de muitas peripécias, prevaleceu a escola de Tiberíades
(Palestina) aí pelo ano 900 d.C. E em Tiberíades as famílias Ben Neftali
e Ben Asher. Desta última temos dois manuscritos importantíssimos: o
manuscrito massorético mais antigo,
Codex do Cairo, escrito e vocalizado por Moisés ben Asher,
data do ano 895, mas só contém os profetas (anteriores e posteriores). O
mais precioso é, porém, o
Codex de Aleppo, quase completo, escrito e vocalizado por Aarão ben Moisés ben Asher, até 930. Um terceiro manuscrito importante é o
Codex de Leningrado, baseado nos manuscritos de Aarão ben Moisés ben Asher. Este contém todo o AT e foi escrito em 1008. A
Biblia Hebraica Stuttgartensia funda-se principalmente neste manuscrito.
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The Aleppo Codex, the ancient and accurate manuscript of the
Hebrew Bible, is presented for the first time in full color, enabling
the viewer to see the actual work of the leading exponent of the
Masoretic tradition that flourished in Tiberias in the tenth century -
Aharon Ben Moshe Ben Asher.
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Codex Aleppo ou
Códice de Alepo no (
Hebraico: כֶּתֶראֲרָםצוֹבָא, (sˁovɔʔ ʔăɾɔm de kɛθɛɾ)
Keter Aram Tsova é o mais antigo e completo manuscrito
1 da
Bíblia Hebraica de acordo com o Tiberiano
Massorá, produzido e editado pelo respeitado massoreta
Aaron ben Moses ben Asher.
Datado de
930 d.C., cerca um terço dele, inclui quase toda a
Torá. Considera-se o
manuscrito original de maior autoridade
massoreta, que segundo a tradição familiar, estas
Escrituras Hebraicas foram preservadas de geração em geração.
2 Assim o
Códice de Alepo
é visto como fonte original e a maior autoridade para o texto bíblico e
os rituais judaicos. Este provou ter sido o texto mais fiel aos
princípios dos Massoretas.
.
O
Códice de Alepo tem uma longa história de consultas pelas autoridades
rabínicas. Os estudos modernos mostraram-no como a mais exata representação dos princípios
massoréticos que podem ser encontrados em todo o manuscrito, contendo pouquíssimos erros entre os milhões dos detalhes
ortográficos que compõem o
texto massorético.
Autoridade
As consoantes usadas no
Códice foram copiadas pelo escritor
Shlomo ben Buya'a na região de
Israel,
920. O texto foi, vocalizado com pontos consonantais no estilo massorético por
Aaron ben Moses ben Asher. Ben Moses foi o último e o maior de membro proeminente da dinastia do
Ben-Asher, que deu forma à versão mais exata da Massorá e, conseqüentemente, da
Bíblia Hebraica.
O
Códice de Leningrado, que data aproximadamente ao mesmo tempo em que o
Códice de Alepo, foi reivindicado ser uma obra de escritura Ben-Asher.
O
Códice de Alepo foi o manuscrito usado pelo rabino e acadêmico
Maimónides (1135-1204) quando estabeleceu os parâmetros exatos para a escrita dos
rolos da
Torá,
de Hilkhot Sefer Torah ("as leis dos rolos da Torá".) em sua
Mishneh Torah.
Tradição textual
O começo (em quase toda a Torah) e a extremidade do manuscrito faltam, algumas páginas. Visto que o
Códice de Alepo estava incompleto (até
1947), seguia-se a tradição textual tiberiana na ordem de seus livros, similar ao
Códice de Leningrado, e que combina com a tradição mais antiga dos manuscritos bíblicos.
Tora e
Nevi'im aparecem na mesma ordem encontrada na maioria das bíblias impressas, mas difere na ordem para os livros segundo o
Ketuvim. No Códice de Aleppo, a ordem de
etuvim está:
Crônicas,
Salmos,
Jó,
Provérbios,
Rute,
Cântico dos Cânticos,
Eclesiastes,
Lamentações,
Ester,
Daniel,
Esdras-
Neemias. O texto atual falta quase o inteiro
Tora (
Gênesis e a maior parte de
Deuteronômio). Começa com a última palavra de
Deuteronômio 28:17 (ומשארתך, "e tua amassadeira"). Após este, nos livros de Nevi'im publicam-se em sua ordem tradicional (
Josué,
Juízes,
Samuel,
Reis,
Isaías,
Jeremias,
Ezequiel, e os doze
profetas menores). Faltam
Eclesiastes,
Lamentações,
Ester,
Daniel, e
Esdras-
Neemias.
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