“UMA COMPREENSÃO RAZOAVEL E DEVERAS PONDERADA SOBRE A CRIAÇÃO DOS ASTROS EM BERESHET (GENESIS) PELO CRIADOR ETERNO YAHVEH."
A gravitação universal é a parte da Física dedicada ao estudo do movimento dos corpos celestes e foi, nos últimos anos, tema constante em várias questões das provas do Enem e de vestibulares de todo o Brasil.
No edital do Enem para 2014, essa campo de estudo da Física consta da seguinte forma:
A mecânica e o funcionamento do universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei daGravitação universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
O quarto dia...
Beresshet(Genesis) 1;14 E UL-him disse, apareçam luzeiros no firmamento dos shamaym(céus), para separar o dia da noite, que eles sejam
por sinais, e por moadim,(tempos
designados por Yah-veh) e por
dias, e anos;
15 E que
eles sejam por luzeiros no firmamento dos shamaym(céus) para dar luz sobre a terra, e assim foi.
16 E UL-him designou dois grandes luzeiros; o luzeiro maior para
governar o dia, e o luzeiro menor para governar a noite: Ele fez as chochavim
(estrelas) também.
17 E UL-him os pôs no firmamento dos shamaym(céus), para dar luz sobre a terra,
18 E para governar sobre o dia e sobre a noite, e para
que separassem a luz das trevas: E UL-him viu que isto era tov(bom).
A gravitação universal é a parte da Física dedicada ao estudo do movimento dos corpos celestes e foi, nos últimos anos, tema constante em várias questões das provas do Enem e de vestibulares de todo o Brasil.
No edital do Enem para 2014, essa campo de estudo da Física consta da seguinte forma:
A mecânica e o funcionamento do universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei daGravitação universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
A narrativa de que os luminares foram feitos no quarto dia é em sentido figurado...não existe dia e noite sem sol e lua, caso esses tivessem sidos feitos no 4º dia, não teria lógico, havido os 3 dias iniciais! Porque não existiam sol e lua para marca-los!
Como O Criador Yahveh poderia ter criado a Terra ANTES do Sol ?
Se a Terra é mais nova do que o Sol?
E a astronomia explica que, QUANDO ALGUM PLANETA GIRA AO REDOR DE UM SOL É POR QUE O PLANETA SURGIU DEPOIS DO SOL...
Vai depender muito do ponto em que se encontra o narrador!
A narrativa de Bereshit ou Genesis a respeito da Criação da Terra parte da perspectiva de quem se encontra no Planeta Terra e não de quem esta no Espaço Sideral.
Se olharmos como o planeta Terra foi se formando segundo a ciência, poderemos ver correlatos com as narrativas de Bereshit (Gênesis) de forma sutil.
Fora a questão eqüidistante de Tempo de ocorrência podemos perceber detalhes que só podem ser explicados na Narrativa a partir do ponto de vista de quem esta inserido no contexto da ocorrência!
Sabe-se que na atmosfera original da Terra havia grande quantidade de gases tóxicos, que foram substituídos gradualmente por grandes porções de oxigênio gerado a partir da proliferação dos primeiros seres fotos
sintéticos.
sintéticos.
Mas este processo foi lento. Vale ressaltar que a Luz podia penetrar, e a vida foi gerada a partir do surgimento do Oxigênio que surgia gradativamente.
A idéia do surgimento do Sol e da Lua ocorrem segundo o livro de Bereshit simultaneamente.
Por que? Qual o argumento para tal narrativa?
Exatamente aqui que eu quero chegar, pois é neste ponto que pode-se entender como foi feita a narrativa do Texto. E isto pesa e muito na interpretação de textos religiosos da Literatura hebraica, pois são quase todos com a mesma característica!
Podemos perceber que tal surgimento é descrito em uma visão de dentro para fora, ou seja, a partir do ponto de vista de quem se encontra no planeta Terra. - E isto faz muita diferença!
Se a visão descreve a partir do Espaço Sideral seria então necessário descrever o Surgimento de Toda a Galáxia!
Mas o foco é a Terra, e sendo a Terra temos que considerar a visão de quando Sol, Lua e Estrelas se tornaram visíveis, e, o mais importante, REFERENCIAS para datar o Tempo.
É isto o que é dito em “E disse Yahveh: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para SINAIS e para ESTAÇÕES, e para DIAS e ANOS;”
A Luz podia penetrar por uma camada de nuvens de poeira. Efeito semelhante temos quando existem dias chuvosos!
O dia recebe claridade, mas a visão do Sol é ofuscada.
Portanto a formação vegetal de forma rude e primitiva foi possível ainda antes da possibilidade da exposição completa do Sol e da Lua sobre a Terra.
O Sol e a Lua já existiam antes mesmo do Planeta Terra existir, mas a narrativa comporta a idéia de quem está aqui no Planeta Terra e não do Universo.
A visão do Sol, (se houvesse observador terrestre na época) só seria possível após algumas Eras, porém a LUZ SOLAR penetrava na atmosfera!
Por esta razão é que a Vida Marinha também é citada posteriormente, pois ela é narrada a partir da perspectiva de quem vê e não de quando ocorre de fato!
Se fosse seguir o Literal seria o Planeta Terra a forma mais antiga de existência de todo o Universo, e aí sim, haveria questões totalmente incompatíveis com os correlatos de Bereshit!
A idéia da revelação da Tora, enquanto um mapeamento do Universo, é que trata-se de um professor explicando Física Quântica para garotos de primeiro ano colegial.
O professor precisa utilizar-se de um discurso totalmente adaptável ao entendimento de seus mais novos aprendizes!
Previamente, no primeiro “dia”, usou-se a expressão: “Venha a haver luz.” O termo hebraico ali utilizado para “luz” é ’ohr,(אור) que significa luz em sentido geral. Mas, no quarto “dia”, a palavra hebraica passa a ser ma•’óhr,(• מא ' אור ,) que significa a fonte da luz. O tradutor Rotherham, numa nota de rodapé sobre “Luminaries (Luzeiros)”, em The Emphasised Bible, afirma: “No ver. 3, ’ôr [’ohr(אור,) luz difusa.” Daí, prossegue mostrando que o termo hebraico ma•’óhr, no versículo 14, significa algo “produzindo luz”. No primeiro “dia”, a luz difusa evidentemente penetrava nas faixas envolventes, mas as fontes dessa luz não podiam ser vistas por um observador terrestre por causa das camadas de nuvens que ainda envolviam a Terra. Agora, pelo visto, as coisas mudaram neste quarto “dia”.
22 Uma atmosfera inicialmente rica em bióxido de carbono pode ter causado um clima quente, em toda a Terra. Mas, o crescimento luxuriante da vegetação, durante o terceiro e o quarto períodos criativos, absorveria parte deste cobertor de bióxido de carbono, retentor de calor. A vegetação, por sua vez, liberaria oxigênio — essencial para a vida animal.
23 Nesse estágio, caso existisse um observador humano, ele poderia discernir o sol, a lua e as estrelas, que ‘serviriam de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos’. (Gênesis 1:14) A lua indicaria a passagem dos meses lunares, e o sol a passagem dos anos solares. As estações (épocas) que então ‘vieram a existir’ neste quarto “dia”, sem dúvida seriam muito mais brandas do que se tornaram posteriormente. — Gênesis 1:15; 8:20-22
Pesquisa...Ivonil ferreira de Carvalho!
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