“A PREDESTINAÇÃO”
"Como também nos elegeu em Yahshuah haMashyah antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em ahavah; E nos predestinou para filhos de adoção por Yahshuah HaMashyah, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” Efésios 1:4 e 5
Porque os que dantes conheceu, também os predestinou...E aos que predestinou...também chamou, a esses também justificou...e também glorificou; Romanos 8:29,30.
Eu sei ô Yahveh, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.Yahmyahu=Jeremias 10,23
Yahshuah subiu ao montee chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para Ele...Marcos 3:13.
E Yahshuah lhes disse...não foi vós que escolhestes a mim; mas Eu vos escolhi a vós...Não rogo pelo mundo, mas pelos que me destes... João 15:16 e 17;9.
Só não adoraram a besta, os que seus nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro desde
a fundação do mundo. Hizayom=Apocalipse 17,8
Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Yahveh a sua bondade.
Porque a Escritura diz a Faraó: Para isso mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o Me nome seja anunciado por toda a terra. Rom.9:16 e 17
SE YAHVEH É ONISCIENTE, COMO PODERIA ENTÃO NÓS TERMOS O DITO LIVRE ARBITRIO?
Há uma polêmica sobre o tema da predestinação. Se ouvi muito nos nossos dias, pregadores eufóricos, afirmando na sua ingenuidade e ignorância quanto As Escrituras.
Dizendo que a salvação está ao alcance de todos. Basta alguém querer e será salvo! E mais, que a salvação para todos, e que é somente alguém aceitar “Jesus” e pronto, está com o passaporte garantido para entrar no céu.
Vamos analisar os fatos:
· Primeiro “Jesus” é o caminho que conduz a Roma, e nunca à salvação. Apenas Yahshuah é o caminho!
· Depois, as Escrituras hebraicas não nos mostram na Bryt hadashah=Novo-Testamento; os Talmidim=discípulos de Yahshuah convidando alguém para aceitar “Jesus” e ser salvo. Portanto esse é um argumento sem nenhum fundamento nas escrituras da verdade.
Os Apóstolos procuravam sempre, mostrar a salvação comum, através da boa nova de Yahshuah, e nunca por meio de convite para aceita-lo. Nunca agiram assim.
“... empregava toda a diligência em escrever-vos a cerca da nossa comum salvação... exortando-vos a batalhardes, diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.Judas 3”.
Certa feita Shaul=Paulo anunciou a boa nova do Mashyah em Antioquia, e muitos goym=gentios ouviram a mensagem dele; mas somente creram... os que estavam ordenados para a vida eterna.Atos 13: 45-50.
Na cidade de Filipos, os Apóstolos saíram fora da cidade para a oração.
LÍDIA
E Shaul=Paulo anunciou a boa nova de Yahshuah ás mulheres, que estavam ali. E A Escritura diz que... o Rukha hakadosh=espírito santo abriu o coração de Lídia, de sorte que ela aderiu ás palavras do Apostolo...e foi imergida em nome de Yahshuah haMashyah. Atos 16:11-15.
Haviam várias mulheres junto de Lídia, no entanto o Rukha hakadosh =espírito santo, não abriu o coração de nenhuma delas, por quê? Certamente não estavam ordenadas para a vida eterna.
No entanto, os “homens obstinados, de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvidos, que sempre resistem as escrituras inspiradas pelo Rukha hakadosh =espírito santo. Atos 7:51
... desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos,mais amigos dos prazeres do que de YAHVEH. II Tim 3: 3 e 4.
Esses tipos de pessoas estão sempre insistindo em anunciar coisas, dizendo que Yahveh diz, quando Yahveh não o diz:
“Eles veem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem; Yahveh disse; quando Yahveh os não enviou. E fazem que esperem o cumprimento da...sua...palavra...não vedes visão de vaidade, e não falais adivinhação mentirosa, quando dizeis Yahveh diz, sendo que EU tal não falei? Ezekiahu=Ezequiel 13:6 e 7.
KAIM E ABEL
A predestinação é mostrada claramente nas Escrituras de Bereshit=Genesis a Hizayon=Apocalipse. Vejamos; No inicio da criação a Escritura relata a história de Abel e Kaim. Ambos ofereceram um culto à Yahveh, aconteceu a cabo de dias, que Kaim trouxe do fruto da terra uma oferta a Yahweh. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura, e atentou Yahveh para Abel... mas para Kaim...não atentou; Bereshit=Genesis 4:3-5.
Nota-se, que os dois irmãos foram oferecer um culto a Yahveh o Criador de seu pai; E Adão com certeza havia instruído seus filhos, a maneira correta de cultuar ao Eterno.
Tanto é verdade que a narrativa bíblica afirma que...eles ofereceram um culto a Yahveh o Criador de seu pai Adam”.
Há aqui uma ponderação séria a ser feita. Ao contrário do que os Teólogos pregam, Abel não foi aceito por ter feito um culto correto: Pelo contrário! Ele fez o culto de maneira certa, porque tinha sido escolhido por Yahveh antecipadamente, e recebido o Rukha hakadosh =espírito de Yahveh.
E esse espirto Kadosh=santo, o inspirou a cultuar o Eterno de maneira agradável a Ele. A implantação do poder santo de Yahveh nas pessoas, os ensina a cultuá-lo de maneira correta, e aceita por Ele. Já o culto de Kaim, simplesmente não foi recebido pelo Eterno por uma questão de escolha de Yahveh, pois isso...não depende do que quer e nem daquele que corre, mas de Yahveh que escolhe; Rom.9:16.
O Apostolo Yachonam=João relata que...Kaim matou seu irmão Abel... porque...Ele ( Kaim) era do maligno...e as suas obras eram más; 1ª Yachanam=João 3,12.
Vê-se, que por pertencer ao maligno as obras de Kaim eram más; E não por suas obras serem más, que ele havia se tornado do maligno. Não são os frutos que produzem árvores, e sim, as árvores que produzem os frutos.
“Não pode a árvore boa , produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.” Mateus 7: 18.
Ali teve inicio as duas linhagem, a semente dos benditos por meio de Abel, depois Sete. E a semente dos malditos filhos do maligno através de Kaim.
Assim as Escrituras relatam:
“Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o principio...com Kaim...Qualquer que é nascido de Yahveh não comete pecado; porque a sua semente permanece nele...e é nascido de Yah...nisto são manifestos os filho de Yahweh (da semente de sete e os filhos do Diabo(da semente de Kaim) Iª Yachonam - João 3:8-10.
Vemos que de Sete até ao Dilúvio dentro da linhagem dele. Yahveh o Eterno Criador, se manifestou à apenas três profetas, ao longo dos 1656 anos, de Adão ao Dilúvio, sendo eles: Enos, Enoque e Noach=Noé o profeta...pregoeiro da justiça...nos dias antediluvianos; Bereshit=Genesis 4:26 e 5:18-24, e 6:7 e 8.
AVRAHAM – ABRAÃO
Passados depois do Dilúvio cerca d e 400 anos, foi que Yahveh voltou à terra e escolheu outro profeta para ser seu mensageiro:
“havendo Yahveh falado no passado-Tanakh-pelos profetas...Hebr.1:1. A Escritura relata que...apareceu Yahveh a Avraham, e disse-lhe, sai da tua terra, e da tua parentela...e vai...para a terra que EU te mostrarei; Bereshyt=Genesis 12:1.
A Escritura afirma que “Yahveh apareceu a Avraham, não foi Avraham que estava procurando a Yahveh.
Foi Yahveh quem veio a terra, ao encontro de Avraham a quem já havia escolhido “desde a fundação do mundo”. E confirmou dizendo-lhe...À tua semente darei essa terra; Bereshyt=Genesis 12:7.
No entanto, Yahveh disse que a semente ou descendência de Avraham, seria escrava em terra estranha 400 anos antes de possuir a terra prometida. Adonai disse a Avraham; “saiba disso com certeza; seus descendentes serão estrangeiros em uma terra que não lhes pertence. Eles se tornarão escravos..Bereshyt=Genesis 15:13.
Não devemos crer porém, que os hebreus foram escravizados e afligidos no Egito por sua própria vontade, e ou livre arbítrio; e sim, pelo decreto do Eterno Yah, o que não é outra coisa senão a predestinação.
YA’AKOV – JACÓ
Malakiah 1:2,3. Rom. 9:11-13.
...Não foi Esaú irmão de Ya´akov? – disse o Yahveh, todavia amei a Ya´akov porém aborreci a Esaú...dei a sua herança aos chacais do deserto.Malakyah 1:2 e 3
A eleição para a chai olam (vida eterna), não depende do eleito, e sim daquele que elege....Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós; é Dom do Eterno Yahveh...Ele é quem opera em vós, tanto o querer como o efetuar; Efes. 2:8. e Fil: 2:13.
Assim a nação hebraica nasceu de uma sucessiva hierarquia eletiva. Daí Yahveh mencioná-la como...seu povo escolhido...Yahveh teu Ul him te escolheu a ti, para lhe seres o seu próprio povo..
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Devarym=Deut-6:6 e 7
Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo. Deuter.14:2
Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um povo santo ao Senhor teu Deus, como tem falado.Deuter. 26:19.
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.Shemot=Êxodo 19:5.
Yahshuah confirma essa eleição...vós não me escolhestes a mim, mas, eu vos escolhi a vós...ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o trouxer...que a promessa diz respeito...a tantos quantos Yahweh chamar...serão salvos somente os...que são chamados por seu decreto; Yachonam=João 6:44, Atos, 2:39;
Rom: 8:28.
Sendo a escolha de Yahveh, logo a doutrina do livre arbítrio não é bíblica.
“O mais sério uso dessa liberdade, deveria ser portanto, que a vontade ardesse por se unir ao Criador, e compartilhar da verdadeira luz; pois daquele de quem se recebeu o ser, também se pode conseguir a bem-aventurança. Mas, se o caminho da verdade for escondido ao homem, o livre arbítrio serviria apenas para o conduzir ao pecado e a perdição. Mesmo com a evidência do que deva fazer e almejar, se não sentir prazer e amor, não cumprirá seu dever.Nem mesmo intentara cumpri-lo, nem atingirá a vida reta. Eis por que, a fim de sentirmos esse afeto “o amor do Eterno Criador foi derramado em nossos corações não pela livre escolha que nasce de nós mesmos, mas,pelo Espírito que nos foi dado; Rom.5:5.”
Assim, nós o amamos a Ele, porque Ele nos amou primeiro...o amor consiste, não em termos nós amado a Yahveh, mas, em que Ele nos amou a nós. I Yachonam=João 4:10,19.
Quando Yahveh tirou seu povo do Egito, Ele disse entre outras coisas, o seguinte sobre a distinção o povo hebreu e os Egípcios...No entanto, não se ouvirá nem mesmo um rosnado de um cão contra Yahshorul = Israel...
“Desse modo, vocês perceberão que Yahveh faz distinção entre os egípcios e Yahshorul”.´Shemot=Êxodo 11:7.
Falando sobre a predestinação S´haul=Paulo disse...Que diremos pois? Há porventura injustiça em Yahveh?
De modo nenhum. Pois a Mehushua=Moisés Yah disse, terei benevolência, de quem me aprouver ter benevolência, e ter compaixão de quem me aprouver ter compaixão...pois disse Yahveh ao Pharaó(casa grande) Para isso mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome “Yahveh” por toda a terra...logo Ele Yah...tem benevolência de quem quer, e a quem quer endurece...Shemot=Êxodo 9:16, e 33:19.
Que diremos pois? que há injustiça da parte de Yahveh? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moysés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei benevolência de quem eu tiver benevolência.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Yahveh, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.Rom. 9:14-18.
Pois diz a Moysés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei benevolência de quem eu tiver benevolência.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Yahveh, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.Rom. 9:14-18.
Assim Yahveh recolherá o seu trigo no celeiro (os predestinados) e queimará a palha (os não predestinados) com o Esh O´lam=fogo eterno; Mattytiahu=Matteus 3:12.
Já que Shaul=Paulo escreveu que..se alguém sobre o fundamento do nome de Yahshuah haMashyah, construir uma obra de palha, essa será queimada; I Cor.3:11-14.
E Em Hizayom=Apocalipse 19:20 lemos que...a Besta e o falso profeta...igrejas edificadas sobre palha, isso é, sem o fundamento profético...chamados de, os mistérios ocultos desde a fundação do mundo, “e agora revelado aos santos...pela aparição de Yahshuah haMashyah nosso Salvador- II Tim.1:10. Foram queimadas no fogo.
Alguém dirá, de que se queixa ele então, já que ninguém resiste a sua vontade!
“Mas quem és tu ô homem que replicas ao Eterno”? Porventura a coisa formada dirá a quem a formou; porque me fizeste assim? Não tem o oleiro poder sobre o barro, para fazer da mesma massa, um vaso para honra e outro apara desonra? Rom.9:19-30.
Portanto, não está em poder do homem o querer ser salvo. E nem o efetuar as boas obras que produzem a salvação pela fé em Yahshuah. Pois quem não tiver a assistência de Yahweh, ainda que tenha o desejo de andar no caminho da verdade, de maneira nenhuma será sólido e firme na justiça, mas inchado de inchaço fatal de um irreverente orgulho.
“Não é do homem o seu caminho e nem do homem que caminha o dirigir seus passos Jeremias10:23”.
Isso nô-lo ensina a oração dominical, pois seria perfeitamente inútil a nós clamarmos ao Eterno Criador, dizendo: “Não nos deixe cair em tentação”, se o não cair estivesse em nosso poder, de modo que pudéssemos sem a ajuda divina, realizar tal petição. Por isso o salmista suplica: “Firma meus passos na sua palavra; e não me domine iniquidade alguma”. Salmos 119:133.
Observamos que a oração do salmista é uma confissão, e não uma profissão; um anseio por plena liberdade, e não uma ostentação própria. Yahshuah nos disse: “Sem mim nada podeis fazer; Yachonam=João 15:5. Shaul=Paulo confirma: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Fil. 4:13.
Depois de predestinado não teria preservado de fato, se não tivesse recebido ao mesmo tempo, o poder e o querer de Yahweh. De tal maneira foi-lhe inflamada à vontade pelo rukha kadosh=Espírito, que podia precisamente porque queria. E queria porque Yahweh operava nele, tanto o querer como o efetuar. Mas, se na fraqueza profunda de sua condição mortal. “Fraqueza tal, que não dá lugar a jactância... Pois, o poder se aperfeiçoa na fraqueza” Se sua vontade fosse abandonada sem ajuda divina, ele jamais teria dado conta de pedir. E mesmo que pedisse não seria ouvido.
Essa é assistência simultânea, O primeiro homem Adão quando criado; recebeu a possibilidade de não pecar, de não decair do estado de justiça, e de não morrer. Essa possibilidade no entanto, não foi de tal natureza que forçosamente levaria à perseverança de fato.
A liberdade concedida ao homem criado por Yahveh na retidão, dava-lhe capacidade de não pecar, mas também capacidade de pecar. Entretanto, no caso do santo predestinado ao reino dos céus pela graça divina; a liberdade concedida ( a liberdade com que Yahshuah nos libertou, Gal. 5:13.) não tira do santo a possibilidade de ser atraído pelo pecado. Mas, dá-lhe a capacidade de não cair.
E assim, será tanto mais livre quanto mais isento se achar do prazer de pecar; Até conseguir o prazer imutável de não pecar. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Yahweh não peca; mas, o que dele é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca; I João 5:18”
Essa liberdade dada ao kadosh=santo, é mais poderosa do que a que foi concedida à Adão; Porque consiste em não ter capacidade para pecar; É esse um dom de Yahshuah, e não uma possibilidade de natureza, aquele que de Yahweh participa, recebe Dele a benignidade de não poder pecar. Assim, como a primeira imortalidade que Adão perdeu pecando, consistia simplesmente em poder não morrer. A nova imortalidade será a incapacidade de morrer. Do mesmo modo, a primeira liberdade consistia na capacidade de pecar. A nova, consistirá na incapacidade de pecar.
“Qualquer que é nascido de Yahveh, não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Yah; I João 3:9. Ousará alguém dizer afirmar que Yahveh não conheceu antecipadamente àqueles a quem concederia a fé?Se antecipadamente os conheceu (pois nos elegeu no Mashyach entes da fundação do mundo)E fomos...Eleitos segundo a presciência de Yahveh...que...nos predestinou para filhos de adoção por Yahshuah haMashyah, para si mesmo segundo o beneplácito de sua vontade.” I Kephah=Pedro 1:2. e Efes.1:4 e 5.
Também previu certamente sua própria benevolência mediante a qual se digna a nos resgatar. “Porquanto...aos que predestinou a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou a esses também glorificou. Rom. 8:30.
Shaul=Paulo relata ainda que “Yahveh através do... Mashyach nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas, segundo o seu propósito e benignidade que nos foi dada em Yahshuah haMashyah antes dos séculos.”II Tim.1:9
.E Yachonam=João confirma que: “Os que não adoraram a besta, são os àqueles cujos nomes, estão escritos no livro da vida...do Cordeiro desde a fundação do mundo.” Hizayom=Apocalipse 13:8, e 17:8.
Isso não é outra coisa, senão a predestinação dos santos à presciência de Yahveh, e a sua determinação de sua condescendência através da qual, certamente são salvos todos os predestinados. As orações de Yahshuah e de Shaul=Paulo a nosso favor, revelam a predestinação:
“Pai manifestei o Teu nome aos homens que do mundo me deste...Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas, por aqueles que me deste”.Yachonam=João 17:6 e 9
Portanto esse sururu das religiões querendo ganhar o mundo para o Mashyach, não tem o aval intercessório de Yahshuah. E Shaul acrescenta: “Dou sempre graças a Yahveh por vós irmãos amados do Mashyach Yahshuah...por ter Yahweh vos elegido desde o principio para a salvação. II Tess.2:13.
Vemos que em sua oração Yahshuah deixou bem claro, a sua interdição em favor dos predestinados, e não do mundo, como as religiões dizem. Assim as grandes cruzadas evangelísticas que eles realizam a fim de ganhar o mundo para o Yahshuah, não conta com o aval intercessório do Mestre, não é mesmo? Daí o Mashyah censurá-los dizendo: “Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, que percorreis o mar e a terra(grandes campanhas evangelísticas pra tudo que lado)para fazer um prosélito, mas quando conseguis conquistá-lo, vós o tornais duas vezes mais, digno da Geena do que vós; Mattytiahu=Mateus 23:15.
Essa liberdade dada pelo Mashyah aos kadoshim=santos, não é removida pela assistência recebida, mas, é assistida precisamente porque não é removida. Quem implora; “sê tu meu auxiliador” confessa seu propósito de cumprir o que o Eterno mandou, e sua necessidade de ser auxiliado por quem mandou, para que tenha “ante a assistência recebida preveni ente” o poder de obedecer. Assim por exemplo, aquele que, sabendo que ninguém podia ser continente se Yahveh não o permitisse, aproximou-se do Eterno e suplicou! Ele certamente, aproximou-se e orou voluntariamente; não teria orado se não tivesse vontade de orar. Mas, se não tivesse orado, com que força podia sua vontade contar?
E mesmo que tivesse possuído a força, de que lhe serviria sua força, a não ser que, desse graças como resultado dessa força, àquele de quem invocou o poder que antes não possuía? Assim a graça nos socorrerá se não formos presunçosos acerca de nossas próprias virtudes.Não levados pelo gosto das grandezas, mas acomodados às coisas humildes; Rom. 12:16. Se pelo que já temos podido fazer, damos graças e, pelo que ainda não podemos fazer, imploramos a Yahveh com ansiosa esperança. Significa que, o que já temos feito foi pela assistência de Yahveh, e o que ainda não fazemos necessitamos de sua ajuda, sem a qual somos impossibilitados de fazê-lo.
TIRO E SIDOM
Quanto aos demais, onde está o varão que, entregue ao justo juízo de Yahveh, se salvará da massa da perdição onde foram abandonados os de Tiro e Sidom?
Os olhos dos habitantes de Tiro e Sidom não estavam tão cegos, nem seus corações tão endurecidos, pois teriam crido se tivessem presenciado os atos poderosos de Yahshuah que os Yahudim=judeus viram e ouviram. Mas, de nada lhes serviu sua capacidade de entender, pois não estavam predestinados por aquele cujos “juízos são insondáveis, e cujos caminhos são inescrutáveis. Rom.11:33. E por isso a “boa nova” não foi anunciada à eles.
Esses contudo, teriam crido, se tivessem visto os prodígios de Yahshuah. Mas, não se lhes concedeu a fé nem, consequentemente os meios de crerem. Esse exemplo nos ensina, evidentemente, a existência de homens que tem na mente o dom de compreender naturalmente as coisas de Yahveh, pelo qual são levados à fé se ouvirem as palavras ou perceberem os sinais apropriados à sua inteligência.
“De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela a palavra de Yahveh. Rom.10:17.
E se muitos ainda não estão separados da massa de perdição pela predestinação da graça, então nenhuma dessas palavras ou desses atos o atinge. Já que Yahshuah disse:
“Eu vim ao mundo para dar testemunho da verdade; todo aquele que é da verdade ouve a minha voz...pois...as minhas ovelhas ouvem a minha voz...e elas me seguem, E dou-lhes a vida eterna; Porque a vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Yahveh; mas, aos outros falo por parábolas, para que vendo, não vejam e ouvindo, não entendam...porquanto...a minha palavra não entra em vós...Quem é de Yahveh, escuta as palavras do Eterno; por isso vós não as escutais, porque não sois de Yah.
Yachonam=João 8:37e 47. e 10:27e28. e 18:37. Lukas 8:10.
Segundo as palavras de Yahshuah, primeiro é necessário que alguém seja predestinado à verdade; para depois recebê-la. Os Yahudim=judeus, por outra parte, foram abandonados na mesma massa de perdição, porque não podiam crer, nas obras poderosas de Yahshuah realizadas à sua vista...cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, e nem entendam com o coração, e se convertam e sejam curados por mim. Yashayahu=Isaias 6:10. Yachonam=João 12:40.
FRÍSIA E GALÁCIA!
Certa ocasião Shaul=Paulo passando pela “Frísia e pela província da Galácia, foi impedido pelo Espírito Santo de anunciar a palavra ali...e quando chegaram a Misia, intentava ir para a Bitinia, mas, O Espírito de Yahshuah não lho permitiu. Atos 16:6 e 7.
Se Shaul=Paulo fosse narrar hoje, esses fatos de sua viajem missionária pela Ásia, dizendo que o rukha kadosh=Espírito Santo o havia impedido de anunciar a boa nova em algum lugar.
Com certeza, os juízes de plantão, iriam dizer que ele estava louco! O motivo claro de o espírito impedir Shaul pregar a palavra nesses lugares, indica que não haviam lá, ninguém “predestinados à chai olam= vida eterna.
Yahshuah proíbe seu enviados dar...aos cães as coisas santas, e lançar perolas aos porcos.
Mattytiahu=Mateus 7:6.
Seria portanto, inútil Shaul e seus companheiros anunciar a boa nova nesses lugares.
O trecho a seguir é atribuído a Calvino:
“Yahveh desde toda a eternidade, por um sapientíssimo e santíssimo conselho de sua soberana vontade, livre e imutavelmente ordenou tudo o que acontecerá. Mas, de tal modo que assim Yah nem é o autor do pecado, nem a vontade das criaturas é violentadas.
Pelo decreto de Yahveh, para a manifestação de sua tiferet (glória,) alguns homens(os vasos de benevolência – Rom.9:23.) e anjos eleitos são predestinados para a vida eterna, e outros preordenados para a morte eterna. Ninguém é redimido por Yahshuah senão somente os eleitos... “nele antes da fundação do mundo” Efésios1:4; Apoc. 17:8.
O resto da humanidade (os vasos da ira; Rom.9:22) aprouve a Yahveh, deixá-la de lado e ordenou-a, para a desonra e para a ira. Todos os que Yahveh predestinou para a vida na sua onisciência, e somente esses, apraz-lhe no tempo apontado e aceito, chamar efetivamente por sua santa palavra e espírito. Não por qualquer coisa prevista no homem, o qual é nesse ponto totalmente passivo. Já que somente são chamados os que dantes predestinou...a esses chamou...Yahweh antes da constituição do mundo pré-ordenou alguns homens para a vida eterna através de Yahshuah, para louvor e glória de sua graça, deixando os restantes em seus pecados, para seu justo julgamento para louvor de sua justiça. Assim aqueles que Yah efetivamente chamou, livremente também justifica, imputando-lhes a obediência e a satisfação de Yahshuah, não são justificados senão no momento em que o Rukha Kadosh age realmente neles pela palavra, e no devido tempo, lhes aplica o Mashyach, e embora nunca possam decair do estado de justificação (quem os justifica é Yahshuah), podem por seus pecados cair, no paterno desagrado de Yahveh.
Todos os que possuem está preciosa fé produzida neles pelo Rukha Kadosh através do conhecimento e obediência à Palavra da vida, nunca podem definitivamente e totalmente, decair dela. Todos os leitores da Escritura conhecem a história do povo descendente de Avraham=Abraão no Egito, e sua escravidão ali durante o tempo designado por Yahveh. Iniciando com a venda de Yossef=José para o Egito pelos seus irmãos! Cerca de 30 anos antes de toda a família de Ya´akov (70-pessoas) ali chegar.
YOSSEF - JOSÉ
As Escrituras relatam que o tempo dos hebreus no Egito foi de 430 anos; Shemot=Êxodo 12,40. e Gal, 3,17. Se fosse pela livre escolha (livre arbítrio) de Yossef=José, ele jamais teria deixado seus pais e sido vendido como escravo para o Egito.Ele próprio declarou mais tarde a seus irmãos:
“Agora pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por haverdes me vendido para cá; por que para conservação da vida, Yahveh me enviou diante de vossa face...para conservar a vossa sucessão na terra.” Bereshyt=Genesis 45.
MEHUSHUA - MOISÉS
Moisés também nunca foi o dono de sua própria vontade, e nem foi quem determinou seu destino, como se vê na sua historia, aliás, mesmo a sua sobrevivência quando nasceu, dependeu exclusivamente de Yahveh, o Yah shaday dos hebreus. Se não fosse a interferência do Eterno Todo-Poderoso, ele teria sido morto sobre a ordem do faraó, como o foi milhares de crianças hebreias de seu tempo.
A Escritura relata que: “Apascentava Mehusha=Moisés o rebanho de seu sogro Jetro...no Sinai...E apareceu-lhe o malak=anjo de Yah...com uma ordem do Eterno para ele...Tenho visto atentamente a aflição do meu povo...vem pois agora, e Eu te enviarei...para tirar o meu povo do Egito. Shemot=Êxodo cap-3.
Vê-se-que, Mehusha=Moisés não estava procurando Yahveh, nem vindicando tal cargo. Tanto é verdade, que ele assustou-se com essa declaração do malak=anjo, replicando...Então disse Moisés ao Anjo de Yah, “quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Yashorul? Shemot=Êxodo 3:11
Porventura tudo o que aconteceu com Moisés desde seu nascimento, fuga para Mídia e o retorno ao Egito após 40 anos (Shemot=Êxodo 2: 3.) Exatamente quando completaram os 400 anos, e o fim do cativeiro do povo hebreu no Egito; foi simples acaso, a vontade de Moisés; E ou um projeto pré-elaborado e executado por Yahveh?
Tudo estava genuinamente traçado pelo Eterno Criador que é o grande projetista do planeta Terra e a vida do mesmo, incluso os humanos.
DAOUD –DAVI
Davi sabia bem disso quando falou...De um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras...os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado...os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas essas coisas foram escritas; as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139:14,15,16.
O Profeta unge Davi a despeito de todos |
“Pois fez Yessef=Jessé passar seus sete filhos diante de Shamuayhu=Samuel; Porem o profeta disse a Yessef=Jessé...Yahveh não tem escolhido a nenhum desses; e perguntou, acabaram-se os mancebos? Yessef respondeu a Shamuyahu...ainda falta o menor ! Sam.16:6-11.
Provavelmente Yessef não estava de acordo com a escolha de Yahveh, pois havia deixado Davi no campo. Mas, quando Davi entrou e Samuel o viu: “Yahveh disse-lhe...levanta-te e unge-o, porque esse mesmo é. I Sam.16:12. Yessef reuniu sete de seus oito filhos, crendo que a escolha recairia sobre um deles. Já Shamuyahu foi logo antecipando a escolha...quando viu Eliabe, disse, certamente está perante Yahveh o seu ungido. I Sam.16:6. Vemos que não foi de Samuel e nem de Jessé, e muito menos de Davi a escolha mas, de Yahveh.
YAHMYAHU – JEREMIAS
Ao profeta Yahmyahu=Jeremias,Yahveh disse sobre a sua predestinação:
“Antes que te formasse no ventre...te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; e as nações te dei por profeta; Yahmyahu=Jeremias 1:5.
IACHONAM - JOÃO BATISTA
Também de Yachonam imersor=João Batista estava escrito dele antes de ele nascer uns 500 anos.
“E naqueles dia apareceu Yachonam pregando...esse o anunciado pelo profeta Yashayahu=Isaias, que disse...preparai o caminho de Yahshuah; Yashayahu=Isaias 40:3. e Mattytiahu 3:1-3. Vê-se que, o trabalho do batista foi determinado por Yahveh a mais ou menos 500 anos antes de ele nascer, Predestinação pura!!!
Refutando aos que são contra a predestinação...se devemos esperar da livre escolha do homem o primeiro movimento de conversão, como podemos orar pela salvação dos pagãos? Seria em vão nossa intervenção a favor deles, já que dependeria de sua vontade e não de Yahshuah. Oramos a favor deles justamente para que o Mashyach interceda junto ao Pai em favor dos predestinados...Já que....ninguém conhece o Pai...senão aquele a quem o Filho o quiser revelar. Mattytiahu=Mateus11:27.
Assim damos sempre graças ao Eterno Yahveh que...nos predestinou para filhos de adoção em Yahshuah haMashyah, para si mesmo, segundo o seu beneplácito de sua...VONTADE=PREDESTINAÇÃO!!!
Pois ele que opera em nós o quer e o efetuar!
Efésios 1,5.
Ivonil Ferreira de Carvalho
Diná Soares
Diná Soares
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