SMIRNA DO ANO 100 A 323.
E ao anjo da kehilah de Smirna escreve...Isso diz o alf (1º) e o Tav,(ultimo) que foi morto mas reviveu. Eu sei as suas obras e tribulação, e pobreza "mas, tu és rico" e a blasfemia dos que se dizem yahudim=judeus e não o são, mas, são a sinagoga (igreja) de satanás...2,8-11.
Smirna é simbolo de mirra, ou perfume suave! Uma classificação adequada para a kehilah do mashiach desse tempo. Pela perseguição, primeiro dos yahudim=judeus rejeitados e depois pelo imperio romano;
Os discipulos de Yahshuah eram triturados como o era a mirra para extrair seu perfume. Ato esse que equivalia espiritualmente...uma oferta a Yahweh em perfume suave como o foi do Mashiac; Efesios 5,2.
Testemunhas de Yahshuah, os martires
no coliseu de Roma.
Até perto do fim do primeiro século, foram os yahudim=judeus que perseguiram os talmidim=discipulos de yahshuah o natzarym=nazareno. No entanto, agora diante do progresso da boa nova do mashiach; também os romanos começaram a mover perseguição cruel e sangrenta contra os seguidores do mashiach de Yah,
Em todo o imperio foram eles obrigados a se reunirem em segredo durante esse tempo. Esse segundo periodo da historia da kehilah=igreja, estendeu-se, do fim da era apostólica, ao tempo em que o imperador Constantino de roma; tornou-se adepto formal da nova religião vinda dos yahudim=judeus. Yahshuah não teve palavras de reprovação para seu povo nesse periodo.(Aliás, a era de Smirna e de Filadelfia, foram as únicas que não receberam nenhuma reprovação do mashiach)Ele sabia muito bem, onde o seu pequenino rebanho vivia, e as duras batalhas pela fé no seu nome, que estavam travando contra as potestades das trevas!
E esse trabalho foi louvado pelo seu mestre o mashiach...Eu sei as suas obras e tribulação, e pobreza, mas, tu és rico...2,19. A pobreza material desse povo, era perfeitamente conhecida de seu mestre o mashiach. No entanto, eles eram ricos na fé, e no amor, e no serviço a Yahshuah e a sua obra na terra.
O ambiente em que a kehilah vivia não lhe era propicio, daí Yahshuah dizer-lhes...Eu sei...a blasfêmia dos que se dizem yahudim-judeus e não o são, mas, são a sinagoga (igreja) de satanás..2.9. Como se vê, a questão da apostasia é antiga e remonta seculos! Já naqueles dias pós apostolico, existiam igrejas fermentadas com a mentira e a falssificação das Escrituras (como o tem milhares hoje) que se diziam na verdade e seguidoras do mashiach, quando na realidade seguem a mentira, estando a serviço do pai da mentira.
Estava cumprindo a profecia do Apostolo Shaul=Paulo...depois da minha morte entrarão no meio de vós lobos crueis que não perdoarão ao rebanho..Atos 20,28-30.
A era de Smirna é conhecida como o tempo dos martirios; Justino mártir com seis companheiros, foram açoitados e decapitados no ano 165; E Policarpo bispo de Smirna, foi queimado no monte Pago no ano de 168 era do mashiach.
Alguns historiadores supõem-se, que Irineu foi morto no ano 202 durante a perseguição do imperador romano Trajano. Vitorino um grande estudioso das Escrituras, morreu em 304 na opressão de outro imperador de Roma Diocleciano. O historiador Euzebio fala desses tempos terriveis.
Vimos com nossos próprios olhos, como as casas de oração eram arrasadas ao chão, e como as escrituras eram lançadas as chamas. na cidade egipcia de Tebas, num único dia, inumeros foram mortos massacrados, alguns queimados vivos, outros decapitados.
De maneira tal, que a espada assissina ficou cega e mesmo se quebrou. E os proprios carrascos cansados, tiveram que revezar-se. Hist, Eclesiastica-vol-8-cap-2. Satanás não podendo destruir o mashiac, concentrou toda a sua fúria e hoste maligna contra os seguidores de Yahshuah. Tentando traga-la, no entanto, a sua implacável ira, e investida contra os santos do Altissimo, era contraproducente.
A divisão do império após a morte de Teodósio I, ca. 395 d.C. sobreposta em fronteiras modernas. Império Romano do Ocidente. Império Romano do Oriente.
Quanto maior o numero de mártires trucidados por causa da palavra de Yahweh, tanto maior era o número de novos conversos. Um historiador escreveu que, o sangue dos mártires era qual um semente fertil, que quanto mais se derramava, mais brotava. Os seguidores de Yahshuah quando atados para a fogueira, ou amarrados em caudas de cavalos, para serem arrastados, e mesmo entregues para serem executados, pelos carrascos assissinos em fúria. Nada temiam das coisas que iam padecer!
Pois tortura alguma lhes eram pesadas demais, diante da promessa...sê fiel até a morte dar-te-ei a coroa da vida; 2,10. A tribulação de dez dias profeticos, se refer evidentemente aos dez anos de intensa perseguição; que os seguidores de yahshuah na era de Smirna, sofreu sob o governo do imperador diocleciano de 303 a 313. Em tempo profetico um dia equivale a um ano; B´midibar=Numeros 14,34. e Ezeqyahu=Ezequiel 4,6. Essa foi segundo a historia, a mais terrivel de todas as perseguições que os servos de Yahshuah hamashiach sofreram de Roma pagã...Nova Historia da Igreja Vol-1 cap-2-pgs 243-245-Henry marrow
Nenhum comentário:
Postar um comentário