A LEI CERIMONIAL – FOI DENOMINADA A “LEI DE MOISÉS”
A LEI CERIMONIAL – FOI DENOMINADA A “LEI DE MOISÉS”
Neemias 8: 1
“... disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés...”
Atos 15: 5
“Alguns, porém, da seita dos fariseus... se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a Lei de Moisés.”
A Lei Moral – é Chamada a “Lei Real” – Tiago 2: 8
“... se cumprirdes, conforme a Escritura, a Lei Real...”
“... disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés...”
Atos 15: 5
“Alguns, porém, da seita dos fariseus... se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a Lei de Moisés.”
A Lei Moral – é Chamada a “Lei Real” – Tiago 2: 8
“... se cumprirdes, conforme a Escritura, a Lei Real...”
A Lei Cerimonial – é Chamada a “Cédula de Ordenanças”
Colossenses 2: 14
“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças...”
Efésios 2: 15
“Na Sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos que consistiam em ordenanças...” (A Lei Cerimonial é chamada também de Lei Ritual).
A Lei Moral – Existia Antes do Pecado do Homem – Romanos 4: 15
“... onde não há – lei – também não há transgressão.”
(Logicamente, se Adão e Eva pecaram, é porque transgrediram a lei de Yahveh. Disso Shaul=Paulo dá provas cabais e insofismáveis, ao declarar: “Como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte... Mas o pecado não é imputado não havendo lei (Rom. 5: 12-13). Fica então claro, que a Lei de Deus existia antes do pecado do homem, no Éden).
A Lei Cerimonial – Foi Dada Depois da Queda de Adam=Adão
Os símbolos e cerimônias desta lei (Lei Cerimonial) deveriam conduzir os homens ao Messias que viria para resgatar os pecadores. (Leia Hebreus 10:1).
A Lei Moral – Foi Escrita Pelo PRÓPRIO Yahveh – Êxodo 31: 18
“E deu a Moisés...duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Yahveh.”
A Lei Cerimonial – Foi Escrita por Moisés – Deuteronômio 31: 9
“E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos filhos de Levi...”
A Lei MORAL – Foi Escrita em Tábuas de Pedra – Êxodo 31: 18
“E deu a Moisés... duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra...”
A Lei Cerimonial – Foi Escrita em um Livro – Deuteronômio 31: 24
“E aconteceu que, acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num livro, até de todo as acabar.”
Colossenses 2: 14
“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças...”
Efésios 2: 15
“Na Sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos que consistiam em ordenanças...” (A Lei Cerimonial é chamada também de Lei Ritual).
A Lei Moral – Existia Antes do Pecado do Homem – Romanos 4: 15
“... onde não há – lei – também não há transgressão.”
(Logicamente, se Adão e Eva pecaram, é porque transgrediram a lei de Yahveh. Disso Shaul=Paulo dá provas cabais e insofismáveis, ao declarar: “Como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte... Mas o pecado não é imputado não havendo lei (Rom. 5: 12-13). Fica então claro, que a Lei de Deus existia antes do pecado do homem, no Éden).
A Lei Cerimonial – Foi Dada Depois da Queda de Adam=Adão
Os símbolos e cerimônias desta lei (Lei Cerimonial) deveriam conduzir os homens ao Messias que viria para resgatar os pecadores. (Leia Hebreus 10:1).
A Lei Moral – Foi Escrita Pelo PRÓPRIO Yahveh – Êxodo 31: 18
“E deu a Moisés...duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Yahveh.”
A Lei Cerimonial – Foi Escrita por Moisés – Deuteronômio 31: 9
“E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos filhos de Levi...”
A Lei MORAL – Foi Escrita em Tábuas de Pedra – Êxodo 31: 18
“E deu a Moisés... duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra...”
A Lei Cerimonial – Foi Escrita em um Livro – Deuteronômio 31: 24
“E aconteceu que, acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num livro, até de todo as acabar.”
A Lei Moral – Foi Colocada Dentro da Arca – Deuteronômio 10: 5
“E virei-me e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão como o Eterno me ordenou.”
A Lei Cerimonial – Foi Colocada Fora da Arca – Deuteronômio 31: 26
“Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca...”
A Lei Moral – é uma Lei Perfeita – Salmo 19: 7
“A Lei de Yahveh é perfeita e refrigera a alma...”
A Lei Cerimonial – “Nenhuma Coisa Aperfeiçoou” – Hebreus 7: 19
“Pois a – lei – nenhuma coisa aperfeiçoou...”
A Lei Moral – é uma Lei Eterna – Mateus 5: 18
“... em verdade vos digo que até que o Céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”
A Lei Cerimonial – Era Transitória – Hebreus 10: 1
“Porque tendo a lei sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas...”
A Lei Moral – É Santa, Justa e Boa – Romanos 7: 12
“... assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.”
A Lei Cerimonial – Nada Aperfeiçoou ou Santificou – Hebreus 10: 1
“...Nunca, pelos mesmos sacrifícios que contínuamente se oferecem a cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.”
A Lei Moral – É uma Lei Espiritual – Romanos 7: 14
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual...”
A Lei Cerimonial – Era Carnal – Hebreus 9: 10
“Consistindo somente em manjares, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne...”
A Lei Moral – Contém um Shabat=Sábado Semanal – Êxodo 20: 8-11
“Lembra-te do dia de Sábado para o santificar...”
A Lei Cerimonial – Tinha SeteShabatot= Sábados Anuais – Levítico 23: 27; 23: 32
A Torah registra 7 shabbaot (sabados) durante o ano hebraico em datas e festividades diferentes, como veremos a seguir.
1º-shabbat-Vayikra (levitico)23,5. primeiro dia da matzah (ázimos) 15 de Abib-março-Abril.
2º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,8. no 7º e ultimo dia da matzah (ázimos) 21 de Abib-março-Abril.
3º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,15,16. na festa de shavu`ot (pentecostes) dia 4 de sivâ o 3º mês.
4º-shabbat-Vayikra (Levirico 23,23-25.no dia do ano novo-jubileu 1º de Tysri 7º mês-Setembro-out-.
5º-shababt-Vayikra (Levitico) 23,26-32. dia de "Yom-Kippur (Expiação) 10 de Tysri.
6º-shabbat-Vaykra (Levitico) 23,39. 1º dia da festa de sukkot (tendas) 15 de Tysri 7º mês.
7º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,38-40; O ultimo dia da festa de Sukkot 22 de Tysri 7º mês.
1º-shabbat-Vayikra (levitico)23,5. primeiro dia da matzah (ázimos) 15 de Abib-março-Abril.
2º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,8. no 7º e ultimo dia da matzah (ázimos) 21 de Abib-março-Abril.
3º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,15,16. na festa de shavu`ot (pentecostes) dia 4 de sivâ o 3º mês.
4º-shabbat-Vayikra (Levirico 23,23-25.no dia do ano novo-jubileu 1º de Tysri 7º mês-Setembro-out-.
5º-shababt-Vayikra (Levitico) 23,26-32. dia de "Yom-Kippur (Expiação) 10 de Tysri.
6º-shabbat-Vaykra (Levitico) 23,39. 1º dia da festa de sukkot (tendas) 15 de Tysri 7º mês.
7º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,38-40; O ultimo dia da festa de Sukkot 22 de Tysri 7º mês.
A Lei Moral – Não Foi Ab-rogada (anulada) por Yahshuah
Mateus 5: 17-19
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: Não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o Céu e a Terra passem, nem um jota, ou um til, se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido...”
A Lei Cerimonial – Sim – Foi Cravada na Estaca de execução;
Colossenses 2: 14
“Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”
A Lei Moral – Não Foi Abolida Nem Anulada Pela Fé em Yahshuah
Romanos 3: 31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma; antes, estabelecemos a lei.”
A Lei Cerimonial – Foi Desfeita ou Cancelada por Yahshuah
Efésios 2: 15 – “Na Sua carne (Seu sacrifício) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças...”
Finalmente, lhe digo amado: A Lei Moral não dá instruções ou informações sobre ofertas queimadas, de manjares, páscoa, ereção de altares, circuncisão, ordem sacerdotal, etc. A Lei Cerimonial é que engloba e exige a prática destes ritos.
Mateus 5: 17-19
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: Não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o Céu e a Terra passem, nem um jota, ou um til, se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido...”
A Lei Cerimonial – Sim – Foi Cravada na Estaca de execução;
Colossenses 2: 14
“Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”
A Lei Moral – Não Foi Abolida Nem Anulada Pela Fé em Yahshuah
Romanos 3: 31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma; antes, estabelecemos a lei.”
A Lei Cerimonial – Foi Desfeita ou Cancelada por Yahshuah
Efésios 2: 15 – “Na Sua carne (Seu sacrifício) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças...”
Finalmente, lhe digo amado: A Lei Moral não dá instruções ou informações sobre ofertas queimadas, de manjares, páscoa, ereção de altares, circuncisão, ordem sacerdotal, etc. A Lei Cerimonial é que engloba e exige a prática destes ritos.
O SHABBAT E OS SHABBAOT...
Colossenses 2:
16 – Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados. Que são sombras e ou figura do que havia de vir...
Os shabbaot=sábados-plural, nada tinha a ver com o shabbat do 4º mandamento! E eram denominados de shabbaot=sabados das festividades, que eram apenas um tipo-figura, sombra do que havia de vir!
Vejamos!!
Além do dia Sétimo que Yahweh afixou nas tábuas do decálogo como sendo um dia de
repouso e 4º mandamento.
A Torah registra mais 7 shabbaot (sabados) durante o ano hebraico em datas e festividades diferentes, como veremos a seguir.
1º-shabbat-Vayikra (levitico)23,5. primeiro dia da matzah (ázimos) 15 de Abib-março-Abril.
2º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,8. no 7º e ultimo dia da matzah (ázimos) 21 de Abib-março-Abril.
3º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,15,16. na festa de shavu`ot (pentecostes) dia 4 de sivâ o 3º mês.
4º-shabbat-Vayikra (Levirico 23,23-25.no dia do ano novo-jubileu 1º de Tysri 7º mês-Setembro-out-.
5º-shababt-Vayikra (Levitico) 23,26-32. dia de "Yom-Kippur (Expiação) 10 de Tysri.
6º-shabbat-Vaykra (Levitico) 23,39. 1º dia da festa de sukkot (tendas) 15 de Tysri 7º mês.
7º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,38-40; O ultimo dia da festa de Sukkot 22 de Tysri 7º mês.
Como pudemos observar, haviam realmente como ficou bem explicado; 7 dias-datas-no Tanah chamados shabbatot (Sabados).
A Torah registra mais 7 shabbaot (sabados) durante o ano hebraico em datas e festividades diferentes, como veremos a seguir.
1º-shabbat-Vayikra (levitico)23,5. primeiro dia da matzah (ázimos) 15 de Abib-março-Abril.
2º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,8. no 7º e ultimo dia da matzah (ázimos) 21 de Abib-março-Abril.
3º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,15,16. na festa de shavu`ot (pentecostes) dia 4 de sivâ o 3º mês.
4º-shabbat-Vayikra (Levirico 23,23-25.no dia do ano novo-jubileu 1º de Tysri 7º mês-Setembro-out-.
5º-shababt-Vayikra (Levitico) 23,26-32. dia de "Yom-Kippur (Expiação) 10 de Tysri.
6º-shabbat-Vaykra (Levitico) 23,39. 1º dia da festa de sukkot (tendas) 15 de Tysri 7º mês.
7º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,38-40; O ultimo dia da festa de Sukkot 22 de Tysri 7º mês.
Como pudemos observar, haviam realmente como ficou bem explicado; 7 dias-datas-no Tanah chamados shabbatot (Sabados).
Que eram dias festivos do povo de israel físico no Tanach...que eram tipo ou sombra dos bens futuros na Briyt hadashah...
COMPREENDENDO A TIPOLOGIA
TIPOLOGIA – é a parte da teologia que estuda as conexões históricas entre determinados fatos, pessoas ou objetos do Antigo Testamento e sua aplicação profética no Novo Testamento.
O Tipo é a pré-figuração do verdadeiro, que é chamado anti-tipo. Em outras palavras, o tipo é uma sombra que antecede o real (o antítipo). Para isto o tipo estará sempre figurando no Antigo Testamento e o antítipo estará sendo confirmado no Novo Testamento. Exemplo:
Yossef=José é tipo do mashyah= Cristo, e o mashyah Cristo é antítipo de Yossef=José.
ANTIGO TESTAMENTO
YOSSEF=JOSÉ
- rejeitado pelos irmãos – Gn 37:4
- deixou a casa do pai – Gn 37:28
- foi vendido – Gn 37:27-28
- foi tentado – Gn 39:7-12
- esteve preso – Gn 39:20
- exerceu o governo – Gn 41:39-44
- salvou o povo – Gn 41:57
NOVO TESTAMENTO
YAHSHUAH=JESUS
(Antítipo – Hb 9:24)
- rejeitado pelos irmãos – Jo 1:11
- deixou a casa do Pai – Jo 17:3, 5
- foi vendido – Mt 27:9
- foi tentado – Mt 4:1-11
- esteve preso – Mt 26:47-56
- exerceu o governo – Is 9:6
- salvou o povo – Mt 1:21
O profeta Osheiah disse da parte de Yahveh sobre o cessar dessas festas tipológicas da seguinte maneira!!!
Oséias 2:
11 – Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades.
E Shaul ratificou dizendo que...havendo o mashyah riscado a cédula que era contra n[os nas suas ordenanças...tipologicas...a qual de alguma maneira nos era contraria, e tirou-a do meio de nós, cravando-a na estaca de execução..Col-2,14...
Porisso Shimom foi enfático eu seu depoimento sobre essa transição do tipo =figura...para o antítipo=realidade!
Dizendo...Yah me escolheu dentre vocês (judeus) para ser aquele cuja boca os goym pudesse ouvir a mensagem das boas novas e confiar. E Yah que conhece os corações, deu lhes testemunho ao conceder o ruach hakodesh a eles, como fizera a nós, isso é, ele não faz distinção entre nós e eles, mas purificou-lhes os corações mediante a confiança no Mashyah. Então porque vocês estão tentando ao Eterno agora, ao colocar um jugo sobre o pescoço dos talmidim que nem nossos pais e nem nós tivemos forças para carregar? Atos,14,6-12..
Assim como em muitas outras passagens da Escritura mostra essa transição do modelo de adoração no Tanach usando as coisas físicas que eram...um tipo=figura... para a Bryit hadashah em espirito que é o Antitipo-real!.
O shabbat singular do 4º mandamento não setá dentro das regras do tipo=figura! Ele um dos 10 mandamentos do Eterno Yahveh que não muda! Ele e foi instituído na Bereshit no final da maravilhosa obra criadora de Yahveh ulhim...E é um monumento da criação do Eterno Criador Yahveh.
Portanto dizer que o shabbat do 4º mandamento era sombra de Yahshuah, é uma miopia espiritual sem limites...shabbat shalom a todos os que amam o Mashyah em espirito e em verdade!!!
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