quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A ERA DE EFESO...

 A  ERA  DE  EFESO;;;



Essas  sete  mensagens ás  sete  kehilah=igrejas;
é figurada  na Tanakh  pela  festa  de sukkot=cabanas!
onde  os  hebreus festejavam  durante  sete dias habitando
em  cabanas   feitas de palmeiras, comendo a matizah= pão ázimo.
Durante  os sete  dias  dessa  festa era   proibido comer  pão fermentado.
Assim  tambem  durante as  sete  eras  da  kehilah  do mashiach na terra,
seu  povo  é  proibido  de  habitar  dentro  do  rico  sistema  de Babilonia e comer  seu  pão fermentado;  E  sim, fora  dele adorando  ao Eterno Yahwheh em Espirito e  verdade,  comendo a  doutrina  pura do mashyah que é  o pão da  vida!









                                                                                    
                                                                                                                                                                                                   
OS  SETE  CASTIÇAIS DE OURO...

ESTUDO BASEADO  NOS  CAPITULOS   1,,.2 e..3.
...DO  LIVRO  DE HIZAYOM=REVELAÇÃO!



João na Ilha de Patmos
"Hizayom, 1:9 Eu, Yachonam=João, irmão vosso irmão e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Yahshuah, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de  Yahweh e do testemunho de Yahshuah!
e ouvi  uma  voz que falava comigo dizendo...

"O QUE VÊS  ESCREVE-O  NUM LIVRO E ENVIA-O, 
AS  SETE  IGREJAS...ÉFESO...SMIRNA...PERGAMO...
TIATIRA...SARDES...FILADELFIA...E  LADICEIA;HIZAYOM=REVELAÇÃO  1,11.

Essas   sete  mensagens  ás  igrejas, foram  escritas  para  o povo de Yahweh em  todas  as  eras, como descrição  de  sete  períodos sucessivos  da  kehilah=igreja de Yahshuah, ao longo  da  hitoria.
Desse  modo, Éfeso  que  punha  a prova...os  que a   si mesmos declaram  apóstolos  e não  o são; 2,2.
Mostra  a kehilah=igreja Apostólica  até cerca  do ano 100.
Laodiceia,  cujos  membros são  tão  ricos materialmente, e ao mesmo  tempo, tão  pobres espiritualmente! Ilustra  a  igreja  de  hoje,  que  vem  desde 1843 quando  terminou a profecia  das 2300  e manhãs,  e  iniciou  a purificação  do santuário celeste (a  casa  de Yahshuah), até  a shene  biat  mashiac (2ª  vinda  do mashiach) segundo  as profecias, cronológicas, no  ano de 2043.
Como  pudemos perceber,   elas  cobrem  toda  a história  da igreja  do mashiach.
Da primeira  vinda  dele, até a sua  volta com  poder  e grande gloria, e com os  anjos  do seu poder, para  o  seu casamento  com   sua  noiva fiel!   As  sete  igrejas  citadas no  livro  de Hizayom=Revelação  não  eram  as  únicas  existentes  na Ásia  menor, e nem  as  de maior  importância.  Sua escolha no entanto, é profundamente significativa!
As  cidades ondes  essas  igrejas  localizavam,  ficavam  ao  longo  da  estrada  oficial  do império  romano.  Essa  via romana foi construída    cerca  do  ano 131  antes  do mashiach.  Passava  exatamente  pelas  cidades de Éfeso...Smirna...Pergamo...Tiatira...Sardes...Filadelfia...e  laodiceia. Onde se encontrava  com outra  via do império  também  não  menos  impo
"mapa  das  7 cidades  na  Ásia  menor nos  dias  de Yachonam=joão"
O  numero  sete  Nas  Escrituras  hebraicas é  significativo,  no  livro  de Hizayom=revelação, esse  numero   ocorre  com  frequência; Exemplos,  as  sete  cartas às  igrejas,  sete  selos,  sete  trombetas,  sete  pragas,  sete espíritos,   sete  chifres, etc..
Porquanto,  o numero  sete  nas Escrituras  mostra o  numero  de Yahweh=Yahueh,  ele é  o  numero  da perfeição e por isso  o  numero  do Eterno Criador!  Que é  perfeito, total  e absoluto;  o  grande...Ehier   Asher   Ehier=EU SEREI EU!
Não  somente  o  numero  sete,  mas,  também  o  nome das  setes  igrejas são significativos.   Nessas  sete  cartas  encontram  sete  mensagens   de Yahshuah  Hamashiach enviadas   à  sua igreja  através  dos séculos.  Desde  a era  apostólica,  à  volta   de Yahshuah hamashiach.   E  não,  particularmente  a  sete  igrejas  regionais,  o que  na  verdade  não poderia mesmo  ser,  pois,  todo  o  livro  de Hizayom=revelação. Yachonam=joão  declarou  ser...a  revelação  de Yahshuah  Hamashiach, a qual  Yahweh  lhe  deu,  para  mostrar  aos seus servos, as  coisas  que em  breve  aconteceriam...e  que...seriam  bem aventurados...aqueles  que  lessem,  e os  que  ouvissem...as  palavras  dessa  profecia..1,1-3.
Como  vemos,  não  somente  os  fieis  servos  do  mashiach  que habitavam na Ásia menor  no  tempo  do apostolo Yachonam=joão, receberiam  essa  bem  aventurança.  É  sim,  todos  os  crentes  fieis  em Yahshuah de  todos  os  lugares  e em  todas  as  eras!
Foi dito a Yachonam=joão...Escreve  as coisas  que  vistes; e as que   são; e as  que  depois  dessas hão  de acontecerem;1,1-9.   O  Livro  que  o apostolo  vi  e escreveu,  foi  a Hizayom=Revelação;  e as  coisas  que  ele  relatou é  todo  o seu conteúdo.
Que  é para  o  seu  povo  nas sete  eras da  kehilah  do Mashiach  sobre a Terra. 
Encontram-se,  cerca  de  300  citações  diretas  e  expressões  calcadas  da  Tanakh=V, Testamento,  no  livro  da Revelação.

Com  raízes  nesse  solo fértil,  e produtivo,  o livro  da revelação é  como    uma árvore dando a sua rica  frutificação  da inspiração  dos séculos.
Visto  que  todas  as Escrituas  Sagradas, é  uma manifestação  de Yahshuah  hamashiach,  o livro  de Hizayon=Revelação tirando  a  sua  nutrição  das  profecias  da Tanakh=V Testamento.    Não  poderia  mesmo  ser  outra  coisa, senão...uma  Revelação   de Yahshuah  Hamashiach.   Já  que  as profecias  da Tanakh  falam  da  vinda  do mashiach  para salvar  o  homem.  E  a briyt hadashah=Aliança  renovada,  mostra que ele  veio e executou a sua  obra  redentora  na estaca  de tortura!
Para  muitos  supostos  teólogos, é  um  livro  selado. Pois  quando  alguém  lhes   pede  uma explicação  sobre  as profecias  ilustrativas  contidas  nele...eles  dizem......não  posso  porque  está  selado; Yashayahu=Isaias 29;
Enquanto  que  o  anjo  encarregado  disse  a Yachonam=joão...não  seles  as palavras  da profecia  desse  livro; Rev-22,10.
A  estrada  imperial  que  atravessava  a Ásia  menor, a que  já  nos referimos.  Tornou-se  num impressivo  símbolo  da grande Via  ao  longo   da historia.  Pela  qual  a kehilah=igreja  do mashiac  tem  viajado  nesses  logos  20 séculos.
Portanto,  as  sete   cartas,  e  os  sete  selos de Hizayom,  mostram  a historia  da  caminhada  da  kehilah=igreja  do mashiach   no  mundo  dividida  em  sete  período.
Já  a das  sete  trombetas,  e  a das  sete pragas  falam  da  historia do  mundo,  suas  guerras, revoluções, e convulsões  sismológicas.
                        ÉFESO...DO  ANO 33  AO ANO 100. 

Escreve  ao  anjo  da  kehilah que está  em Éfeso...Isso  diz  aquele  que...anda  no  meio  dos  sete  castiçais...2,1-7.

Éfeso  tem  o significado  de  desejo  de amor!

Tal  era  a condição  da kehilah=igreja  de Yahshuah  no 1º século. Período que  se estendeu  do  ano 33  na  festa  de shavuim=semanas, até ao  fim  da  era  apostólica  no  ano 100.  Nesse  tempo a simplicidade  e o fervor predominavam  no  meio  dos  crentes  em Yahshuah  de natzaryhah. A  ponto  da  kehilah  dessa  era, ser elogiada pelo seu inquebrantável  zelo...Eu sei as suas  obras, e o teu trabalho, e a  sua  paciência, e que não  pode  sofrer  os  maus; Rev, 2,3.   Seus  membros eram leais as doutrinas  de Yahshuah e  dos apóstolos!  E  tinham  colocado  à  prova, os  lideres em geral. A palavra de  Yahweh Escrita nas Escrituras  hebraicas,  era a única  regra e norma  de  sua  fé. (Veja, os crentes   bereianos eram  prova  disso).   Por tudo  isso  Yahshuah  hamashiach lhes  disse...pusestes  á prova os  que dizem ser apostolos  e não  o são, e tu  os  achastes  mentirosos; Rev, 2,2.
Mas,  depois  de um certo  tempo,  o zelo  dos  crentes   de Éfeso começou                       a decair, e o amor  ao próximo à esfriar-se. E  a mornidão espiritual  a penetrar  no  meio do  povo crente  no  mashiach  de natzaryah=nazaré.  Todo  o trabalho  é morto, se não  for  inspirado  pelo  amor! E Éfeso havia perdido  o seu primeiro amor...tenho porem, contra  ti que deixaste o  seu primeiro  amor; Rev,2,4.   É a advertência  que Yahshuah faz  à  sua  keehilah=igreja  do primeiro período.   Éfeso  havia  perdido  o  seu primeiro  amor,  de  modo  que Yahshuah precisou  reprovar  essa  atitude  do  seu  povo.  Tinham  caído  do seu elevado  lugar  de honra...o  mistério  da injustiça  já estava operando; 2ª Tess, 2,7.  
Nada pode substituir  o verdadeiro amor,  A  luz  da  vida  toda  perece quando  o  amor se acaba, é a frase  do poeta.
Três  palavras de censura  resume  a mensagem  de Éfeso.  Lembrar, arrepender, e  praticar.  O  mashiach   está dizendo aos  crentes da  era  de Éfeso...lembra-te  do teu gozo anterior, quando  o  verdadeiro  amor enchia  o  seu coração.  Arrepende-te  de  teus pecados e compreende  o perigo  da  sua condição.
Pratica  as  obras  do teu primeiro estado,  ou então eu  ti removerei. Obras  não produzem  amor,  nem  podem  tomar  o lugar  do  amor.  As  obras  são  apenas  a evidencia  do  amor. A  relação  de Yahshuah  com a sua kehilah é  igual  a do  noivo  para  com a noiva.
A  perda  de amor  no  lar é  uma  tragédia e termina  sempre com a separação  do casal. Assim  também, a falta  de amor na igreja  termina  fatalmente, em sua separação  do  noivo Yahshuah.  Os  Nicolaitas segundo  dados  historicos, consistiam  num  grupo  de defensores  ferrenhos  da doutrina  catolica  da trindade, liderados  por  um  certo  Nicolau.
Doutrina  já  em voga  no primeiro século. eles  também são mencionados com  muita  ênfase  na  carta  à igreja  de Pergamo.



IVONIL FERREIRA  DE CARVALHO-JATAI-GOIAS-Brasil...



 



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